O Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus – D.A. Carson [O Deus Presente 7/14]

Você já parou para pensar por que João escolheu a expressão “Logos”, traduzida como Verbo ou Palavra para descrever ao Filho de Deus? Neste vídeo, D. A. Carson fala sobre o Verbo, a Autoexpressão de Deus, que estava com Deus e também era Deus.

D. A. Carson será um dos palestrantes na Conferência Fiel de 2013: O Deus Presente.

Transcrição

Não dá para evitar ver que aquele que vem é simplesmente chamado de o Verbo. No princípio era o Verbo. Podemos dizer: No princípio era a Autoexpressão de Deus. No princípio, Deus expressou a si mesmo. No princípio era a Autoexpressão de Deus, e tal Autoexpressão estava com Deus; o companheiro de Deus; e a Autoexpressão era Deus; o próprio ser de Deus.

E você já começa a imaginar: “O que está acontecendo aqui? Como se pensa nesses termos?” Mas é isso que o texto diz. Este que se torna carne, que toma identidade humana, é um com Deus, o agente do próprio Deus na Criação, o próprio ser de Deus.

Até mesmo o termo “Verbo” é uma escolha interessante, não é? Como você pensa sobre… Como você pensa sobre Jesus? Qual título é adequado para ele? Posso imaginar a mente de João passando por vários títulos, nomes, expressões que poderiam ser usadas. E ele se lembra, por exemplo, que no Antigo Testamento lemos constantemente: “A Palavra do Senhor veio ao profeta dizendo…” Então Deus mostrou a si mesmo em revelação.

Ele pode ter se lembrado do Salmo 33: Deus falou e algo veio à existência, pela palavra do Senhor os céus foram criados. A Palavra de Deus na Criação. Mesmo a Palavra de Deus em salvar e transformar pessoas. Deus envia sua Palavra e os cura, de acordo com os Salmos. Todas essas coisas que a Palavra de Deus executa, ele revela, ele cria, ele transforma, e João pensa: “Sim, esta é a expressão apropriada. Isso resume tudo o que Jesus é”.

Ele é a Autoexpressão de Deus. Ele está com Deus no princípio. Deus é um, e ainda assim há uma complexidade nele desde o princípio. Este Verbo é próprio companheiro de Deus, e é o próprio Deus.

Por: Don Carson. Copyright The Gospel Coalition, Inc. Original: The God Who is There: Part 7. The God Who Becomes a Human Being

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. Editora Fiel © Todos os direitos reservados. Original: O Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus – D.A. Carson [O Deus Presente 7/14]