O cálice sem mistura da ira de Deus – D. A. Carson [O Deus Presente 13/14]

Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. (Ap 14.9-10)

O que significa beber o vinha da cólera de Deus, preparado sem mistura? Don Carson comenta a passagem e nos lembra de quão terrível será o sofrimento no inferno.

Transcrição

A ira de Deus derramada em força total?

A figura é retirada das práticas de beber vinho no mundo antigo. Quando você produz vinho, ele vem em cerca de 16 graus GL, isto é, cerca de 15% de álcool. Pode variar um pouco. Mas não é um produto destilado, onde você pode controlar o teor alcoólico, é um processo de fermentação, então depende do açúcar, da temperatura, do tipo de barril, etc., mas é cerca de 16 graus GL. 15 % de álcool.

Mas no mundo antigo, era muito comum diluir o vinho na água mais ou menos uma parte para dez; uma parte de vinho para dez de água; e três para uma. Então a maioria dos vinhos de mesa que as pessoas bebiam no mundo antigo eram diluídos.

Essa figura está dizendo: “Este agora é o vinho da ira de Deus derramado em força total” Toda manifestação da ira de Deus que você já viu até agora… o exílio, por exemplo, pragas no Antigo Testamento, doenças, guerras, todas essas coisas que você viu como horríveis manifestações da ira de Deus, preste atenção, diz o autor, essa era a forma diluída. Agora sim a ira de Deus é derramada com força total.

Diferentes figuras são usadas: Fogo, enxofre… “Na presença dos anjos e do Cordeiro” não significa que os anjos e o Cordeiro estão sentados lá rindo e dizendo: “Eu te falei!”. Significa que há consciência suficiente nestas pessoas dos anjos e do Cordeiro aos quais elas nunca mais poderão ter acesso, e isso é parte do tormento; não há saída. E a fumaça de seu tormento sobe pelos séculos dos séculos.

Por: Don Carson. Copyright The Gospel Coalition, Inc. Original: The God Who is There: Part 13.  The God Who Is Very Angry

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. Ministério Fiel © Todos os direitos reservados. Original: O cálice sem mistura da ira de Deus – D. A. Carson [O Deus Presente 13/14]

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

21 Comentários
  1. Perdido Diz

    Alguem me ajuda porque eu nao aguento mais. Vou citar 3 versiculos.

    Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
    Mateus 5:28

    Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
    Hebreus 12:14

    Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
    Mateus 5:20

    Quando eu leio : Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal
    Habacuque 1:13

    E eu sei que Ele conhece o meu coração e ele ver todas as cobiças perversas que existem la.

    COMO EU ALCANÇO ESSA JUSTIÇA? Os padroes de Deus sao MUITO ALTOS, como alguem pode ser salvo ? Alguem vai me dizer “creia eu Jesus Cristo e se arrependa”… TAAAA eu faço isso ou tento fazer mas como vou ter uma justiça pratica tao alta como em mateus 5:20 ?

    1. Perdido Diz

      Quanto mais eu leio a Biblia mais medo da, eu vou lendo os profetas vejo Deus falando e em nenhum momento ele esta sendo “camarada” com pecadores

    2. Perdido Diz

      Eu sei que quando um pecador cre em Jesus, Deus declara ele legalmente justo para com ele. mas porque em mateus 5:20 Jesus exige essa justiça MUITO ALTA PRATICA E nao só imputada.

    3. Abel Junior Diz

      O mesmo Jesus, Filho de Deus, que comparece diante do Pai com uma vida de completa santidade por nós (empenhe tua vontade de ver justiça prática em si em se orgulhar desse tão grande Salvador) é também o poder da piedade, amigo. Nas palavras de Paulo: “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” (1 Co 1:30) O que os irmãos estão dizendo é que tua SANTIFICAÇÃO é uma PESSOA, e Seu nome é Jesus. “Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,” (Cl 1:19) Nele está tudo de que você precisa, na vida e na morte. Habite no Esconderijo do Altíssimo, que te ensina a buscar a Deus em secreto, então você vai gozar do descanso à sombra do Todo-Poderoso. Aleluia! Quem está tentando te trazer o consolo de Jesus é alguém que precisa urgentemente descobrir mais e mais dessas verdades, faço meu o testemunho dos demais quanto às fraquezas. Confesse, amigo, tua murmuração a Deus e peça que Ele te renda a cada dia diante da obra da cruz, e, sim, com tudo que você tem, entre pela porta estreita. Paz e graça.

    4. Perdido Diz

      Eu sei que quando um pecador cre em Jesus, Deus declara ele legalmente justo para com ele. mas porque em mateus 5:20 Jesus exige essa justiça MUITO ALTA PRATICA E nao só imputada. E depois ele diz, entrai pela porta e caminho estreito…

    5. Perdid Diz

      Eu sei que quando um pecador cre em Jesus, Deus declara ele legalmente justo para com ele. mas porque em mateus 5:20 Jesus exige essa justiça MUITO ALTA PRATICA E nao só imputada. E depois ele diz, entrai pela porta e caminho estreito…

    6. Vinicius Lima Diz

      Jesus não só morreu a nossa morte…mas também viveu a nossa vida…amigo, vc está querendo se salvar, isso é impossível, IMPOSSÍVEL, mas para Deus, TUDO É POSSÍVEL!

    7. Vinicius Lima Diz

      Leia Mateus 20, e analise o contexto…pela graça sois salvos…

    8. Rafael Diz

      Amigo, serei franco com você. É impossível para o homem se salvar. Você não vai ter uma justiça prática tão alta, você não é capaz disso.

      [email protected]

    9. Rafael Diz

      Em vez de olhar somente para dentro de você, não pare por aí. Olhe para Cristo, para o que foi feito na Cruz. Dentro de nós é só miséria, pecado e destruição. Injustiça, luxúria, egoísmo…
      Mas Cristo viveu como Homem Justo e Perfeito. Somente Ele. Somente Cristo viveu esse padrão de justiça altíssimo. E sua Lei veio justamente pra nos mostrar que ninguém é capaz de viver tal justiça, e que nós necessitamos de um salvador. SE você entende sua necessidade de um salvador, acredito que Deus está falando com você. Se você entende que precisa dar as costas ao pecado, que precisa por todos os afetos em Jesus, que precisa destruir todos os falsos deuses que você ama e depositar todos os afetos em Jesus e confiar nEle, confiar que a Justiça dEle e o seu Sangue foram derramados para você, então creio que Deus está te chamando de volta ao lugar que você pertence, desde antes da fundação do mundo. Vá para os braços do Pai…

    10. Victor Diz

      Se der uma olhada em algumas partes das falas ditas por Jesus, quando ele se dirige ou fala de escribas e fariseus, ele está falando da pior parte do povo de Deus. Eles eram muito cuidadosos em observar a lei nos mínimos detalhes, mas não adoravam a Deus de coração, nem faziam aquilo por consciência dos próprios pecados. Eles se achavam mais justos que todos. Mas Deus considera todos iguais. Deus sabe que não podemos parar de pecar com este corpo, ainda mais controlar os pensamentos. A questão é: você está arrependido de ter feito isso? Quando a gente se arrepende e realmente quer mudar, quer permanecer com o Senhor e o busca, acabamos cumprindo a lei sem nem percebermos. Isso é estar com a lei gravado no coração, como se disse em Jeremias 31. Pelo menos é o que acontece comigo. Quando estou cultivando as coisas do espírito, a carne dá uma enfraquecida gigante. Era disso que Paulo falava quando dizia que não julgava ter terminado a corrida na busca da santidade.

    11. william Diz

      Calma querido irmão.
      Relaxa homem.
      Você não vai ser salvo se você for justo.
      Você será considerado justo diante de Deus porque você já é salvo. Deus já te salvou. O que tinha que acontecer já aconteceu. E esta é a maravilha do Evangelho. A verdade liberta e não prende e nem acorrenta. Como filhos não devemos ter medo no coração.
      Fomos aceitos, libertos e somos amados e ponto.
      Conscientize-se que Deus já te salvou e já te justificou e que agora você por saber disso e por saber do altíssimo preço que foi pago, só te resta ser grato a Deus e pedir que Deus te capacite a ter uma vida onde Ele seja glorificado. Você pede, Ele te capacita e você se santifica. Simples assim. Se você não conseguir, se arrepende e tenta de novo.
      Graça e paz

    12. Perdid Diz

      Mesmo se eu me separar do mundo de tudo, mesmo assim quando eu saio pra rua meu coração cobiça, é uma fabrica de cobiça .Tem algo ainda que eu nao entendo. Sem santidade ninguem verá ao Senhor. E quando eu olho para os padroes dele sao MUITO ALTO. Como alguem pode obedecer de coração essas exigencias? Será que eu nao nasci denovo? …

    13. william Diz

      Meu irmão. Olha só.

      A palavra de Deus não fala que sem santidade ninguém verá o Senhor.

      A palavra fala que sem santificação ninguém verá o Senhor. Santificação é um processo, não é um estado.

      Agora uma boa noticia. O fato de vc ter consciência de que o seu coração é cobiçoso é porque vc está neste processo. Não te conheço e muito menos sei se vc é salvo, mas precisamos entender o que a palavra de Deus nos diz. Precisamos estar no processo de santificação. Leia em romanos 8 de 27 a 30, que lá fala sobre a doutrina da glorificação. Todos morreremos sem sermos santos, mas se estivermos no processo de santificação, ou seja, buscando glorificar a Deus com as nossas vidas, seremos glorificados que vai extirpar o que tiver de pecado na sua vida para que vc veja a Deus. Agora mais uma boa noticia, vc não é o único cobiçoso. O meu coração também é. E sabe qual é o meu exercício DIÁRIO É orar para que Deus me fortifique para quando a tentação vier. Eu não oro na hora em que sou tentado. Eu oro antes e sempre, de forma que Deus me fortaleça para quando a tentação chegar eu continue de pé. E sabe porque eu faço isso, porque eu quero que a minha vida glorifique a Deus. Vc precisa trabalhar no seu coração(antes da tentação chegar) se vc realmente deseja glorificar a Deus ou se vc prefere satisfazer os seus desejos. Em suma. Ore constantemente para que Deus te fortaleça porque vc deseja glorifica-lo na sua vida e as tentações vão vir cada vez mais fracas. Relaxe e gaste o resto das suas energias para fazer o que Deus quer que vc faça com a sua vida. Se vc ficar preso neste pensamento, não vai sobrar energia pra mais nada e isso não é de Deus. Forte abraço, Graça e Paz

    14. Perdid Diz

      Um rapaz disse para mim assim : O cristão, que nasceu de novo, foi salvo do poder reinante do pecado (Romanos 6:14) e, portanto, é muito fácil para a sua justiça para exceder a dos fariseus e isso acontece naturalmente. O que você precisa é não tentar fazer a justiça, o que você precisa é confiar em Cristo e em seguida, a prova e o fruto da verdadeira fé salvadora é que você vai ser uma boa arvore que não pode dar maus frutos (Mt 7).

      Pare de tentar viver como um cristão quando você não é um. Uma vez que você vir e são salvos, então você vai achar que é natural para viver uma vida santa e justa.

    15. Edison Diz

      Agradeça ao rapaz para ele ter te falado a verdade. O que ele falou está correto. Quando uma pessoa nasce novamente, há sinais e evidências que o acompanham. Enquanto você não ver evidências reais na sua vida, não pense que foi salvo.

      O William, que fez os comentários acima, não conhece a sua vida! Como ele pode considerar que você é salvo ?

      Isso que me deixa louco. Os cristãos de hoje mal avaliam situações e já saem declarando que as pessoas são salvas. Isso é um grande engano.

    16. Carlos Bonfá Diz

      Caro Rogério, em primeiro lugar dou graças a Deus pelo espaço que você encontra para se abrir e ser aceito e também por sua indignação ao pecado. Quando alguém reage ao pecado como você, demonstra ser filho de Deus. Em segundo lugar, Deus quer nos ensinar “andar no Espírito e não satisfaremos a concupiscência da carne” (Gl. 5:16). Devemos por o foco no “andar no Espírito” e não em “jamais satisfareis a concupiscência da carne”. Nossa carne não irá melhorar, ela foi crucificada com Cristo. Que experimentemos a graça do Senhor Jesus para aprendermos a andar no Espírito!

  2. Rogerio Araujo Diz

    Que comentário bom de entender sobre a ira de Deus.

  3. mary Diz

    7:14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

    07:15 Para o que eu não entendo, porque eu faço o que eu quero, mas o que eu odeio que eu faço.

    07:16 E se você não quer fazer, eu concordo que a lei é boa.

    07:17 já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.

    07:18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer está em mim, mas eu não acho.

    7:19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.

    07:20 E se eu não quero, e eu não faço, mas o pecado que habita em mim.

    07:21 Assim, quando quero fazer o bem, acho que depois do princípio de que o mal está comigo.

    07:22 Pois no meu ser interior, tenho prazer na lei de Deus;

    7:23 Mas vejo outra lei nos meus membros, guerreando contra a lei da minha mente, e me levando cativo à lei do pecado que está nos meus membros.

    7:24 Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

    7:25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim, com a mente eu mesmo sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. ( Romanos capitulo 7 ) tente estudar mais a palavra faça desta letutura diária o seu alimento e o próprio Espírito Santo te ensinará …então Deus abrirá o seu entendimento…..paz

  4. mary Diz

    Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou.

  5. Nilson Firmino Diz

    tem muita gente brincando de ser crentes, fazendo o que bem quer do evangelho, temos que pregar e a força maxima do evangelho que é o arrependimento. Paz seja com todos AMEM

Comentários estão fechados.