O cálice sem mistura da ira de Deus – D. A. Carson [O Deus Presente 13/14]

Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. (Ap 14.9-10)

O que significa beber o vinha da cólera de Deus, preparado sem mistura? Don Carson comenta a passagem e nos lembra de quão terrível será o sofrimento no inferno.

Transcrição

A ira de Deus derramada em força total?

A figura é retirada das práticas de beber vinho no mundo antigo. Quando você produz vinho, ele vem em cerca de 16 graus GL, isto é, cerca de 15% de álcool. Pode variar um pouco. Mas não é um produto destilado, onde você pode controlar o teor alcoólico, é um processo de fermentação, então depende do açúcar, da temperatura, do tipo de barril, etc., mas é cerca de 16 graus GL. 15 % de álcool.

Mas no mundo antigo, era muito comum diluir o vinho na água mais ou menos uma parte para dez; uma parte de vinho para dez de água; e três para uma. Então a maioria dos vinhos de mesa que as pessoas bebiam no mundo antigo eram diluídos.

Essa figura está dizendo: “Este agora é o vinho da ira de Deus derramado em força total” Toda manifestação da ira de Deus que você já viu até agora… o exílio, por exemplo, pragas no Antigo Testamento, doenças, guerras, todas essas coisas que você viu como horríveis manifestações da ira de Deus, preste atenção, diz o autor, essa era a forma diluída. Agora sim a ira de Deus é derramada com força total.

Diferentes figuras são usadas: Fogo, enxofre… “Na presença dos anjos e do Cordeiro” não significa que os anjos e o Cordeiro estão sentados lá rindo e dizendo: “Eu te falei!”. Significa que há consciência suficiente nestas pessoas dos anjos e do Cordeiro aos quais elas nunca mais poderão ter acesso, e isso é parte do tormento; não há saída. E a fumaça de seu tormento sobe pelos séculos dos séculos.

Por: Don Carson. Copyright The Gospel Coalition, Inc. Original: The God Who is There: Part 13.  The God Who Is Very Angry

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. Ministério Fiel © Todos os direitos reservados. Original: O cálice sem mistura da ira de Deus – D. A. Carson [O Deus Presente 13/14]

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.