Você pode confiar em um Deus soberano que sangra por você – D.A. Carson [O Deus Presente 10/14]

“Outros deuses eram fortes, mas tu eras fraco;
Eles cavalgaram, mas cambaleaste até teu trono;
Somente Deus pode falar com as nossas feridas,
E nenhum deus possui feridas, além de ti”

(Edward Shillito, “Jesus das Cicatrizes”)

Neste vídeo, D. A. Carson, palestrantes da Conferência Fiel de 2013, fala sobre nosso misericordioso Sumo Sacerdote que se entregou por nós: “Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.” (Hb 2:17-18)

Transcrição

Quando o apóstolo Paulo, por exemplo, está dando um discurso para alguns presbíteros da igreja de Éfeso, ele diz em Atos 20 que eles devem cuidar do rebanho de Deus, a igreja de Deus em Éfeso, que Deus comprou com seu próprio sangue. Isso não é notável? Deus? Com seu próprio sangue? É claro, ele poderia esmiuçar isso, ele poderia explicar só um pouco mais. Isto é, ele poderia dizer, é claro, não é o Pai Celestial, mas o Filho de Deus, Jesus, que é o próprio Deus, e por ele ser Deus, ele dá sua vida e derrama seu sangue, portanto é apropriado dizer que Deus derramou sua vida. Se você tiver que desembrulhar foi isso que ele quis dizer.

Contudo, não deixe o choque da linguagem impedir você. Esta é a ação de Deus em Cristo Jesus, no Deus-Homem. Esta não é a morte de um indivíduo humano, e nada mais. É o indivíduo humano que também era o Deus Vivo que foi pendurado naquela cruz não por ser forçado a fazer pelas circunstâncias, mas porque ele está trazendo em si mesmo todos os fios do sistema sacrificial do AT, aquele sistema de templo, trazendo-o para de si mesmo, todos os fios da queda, a promessa da semente da mulher vindo para esmagar a cabeça da serpente através de sua própria morte.

Levando o pecado e rudemente zombado,
Ele permaneceu em meu lugar condenado
Com seu sangue, o meu perdão ele selou!
Aleluia! que grande Salvador!
É apropriado falar do Deus que morre.

No fim da Primeira Guerra Mundial, a mais sangrenta, disparatada e estúpida guerra, muitos poetas ingleses; Wilfred Owen, Rupert Brook, mais um ou dois; escreveram algumas poesias muito comoventes sobre a selvageria da guerra. Uma das menores obras, era chamada de “Jesus das Cicatrizes”. E o poeta termina dizendo:

“Outros deuses eram fortes, mas tu eras fraco;
Eles cavalgaram, mas cambaleaste até teu trono;
E às nossas feridas, só as feridas de Deus podem falar.
E nenhum deus possui feridas, além de ti.”

Então quando encaramos as desolações da incerteza, quando há sofrimento e agonia em nossas vidas ou no mundo, e nos perguntamos o que Deus está fazendo e não temos respostas, e relemos o livro de Jó, essa literatura sapiencial, que vimos sessões atrás, e ouvimos Deus dizendo: “Você não entende tudo”. Nós podemos agora adicionar mais uma coisa: “Somente Deus pode falar com as nossas feridas, E nenhum deus possui feridas, além de ti.” Você pode confiar em um Deus que não é apenas soberano, mas que sangra por você. E às vezes quando não há outras respostas para sua culpa, ou seus medos, ou suas certezas, ou sua angústia, há um lugar inalterável para você ficar de pé. É o solo diante da cruz.

Por: Don Carson. Copyright The Gospel Coalition, Inc. Original: The God Who is There: Part 10. The God Who Dies—and Lives Again

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. Ministério Fiel © Todos os direitos reservados. Original: Você pode confiar em um Deus soberano que sangra por você – D.A. Carson [O Deus Presente 10/14]

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

12 Comentários
  1. MUITO BOM REANIMA MINHA ALMA FOFRIDA

  2. ELE E TUDO PARA A VIDA HUMANA

  3. Dilza Diz

    Olá…
    Eu admiro o Carson e também o Washer, mas tenho dificuldades com eles na questão da “Morte de Deus”. Porque se Deus morre, então ele não é Suficiente, Todo-Poderoso, Eterno…
    Perdoem-me a ignorância, mas acredito que quem morreu foi JESUS , o 100% homem. Até mesmo a carta aos Hebreus nos ensina, que Jesus foi totalmente homem, por isto se tornou o nosso sumo-sacerdote, capaz de interceder por nós diante de Deus o Pai.

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Dilza,

      Uma pergunta e uma indicação.

      Pergunta: Como você entende Atos 20:28 que Carson cita?

      Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o
      Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja DE DEUS, QUE
      ELE RESGATOU COM SEU PRÓPRIO SANGUE.

      Indicação: Jesus é 100% e 100% Deus. Veja essas postagens: http://voltemosaoevangelho.com/blog/?x=-485&y=-170&s=naturezas

    2. Dilza Diz

      Ótima a sua pergunta! rsrsrs

      Preciso analisar o versículo mais profundamente, mas tem um comentário aqui na minha Bíblia, afirmando que melhor seria dizer, “…QUE ELE COMPROU COM O SANGUE DO SEU PRÓPRIO FILHO…” (Bíblia Vida Nova).
      Obrigada Vinícius. Vou ler as indicações depois.

  4. Gilson Silva Dos Santos Diz

    Glória a Deus!!!

  5. ESSE É "O" DEUS QUE SE DESPIU DE TODA SUA GLORIA PARA SOFRER TERRÍVEIS FLAGELOS E HUMILHAÇÕES NO MEU E NO SEU LUGAR; OBRIGADO SENHOR JESUS! POR TUA MORTE REDENTORA, QUE NOS LAVOU DE TODOS OS NOSSOS PECADOS, E TROUXE-NOS NOVAMENTE À NOS, A IMAGEM E A SEMELHANÇA DO DEUS VIVO! ALELUIA!

  6. Nathalya Diz

    Como ousamos esquecer do evangelho da cruz, sabedoria de Deus para os seus? É muita audácia da nossa parte. Nada nos mantem além da graça!

  7. Claudinei Lopes de Souza Diz

    Não imagino como e quem minimizaria a culpabilidade imposta à mim. Obrigado Jesus.

  8. José Miranda Diz

    Mensagem de edificação. Louvamos a Deus por homens como vc!!

    1. Germano Pereira Diz

      Obrigado Pastor, agradeço a Deus por fazer parte da familia congregacional, e hoje vejo um pouco só um pouco do que é ser chamado pra servir a Deus, mas também agradeço a Deus por fazer parte da minha igreja e de ser ovelha sua, que Deus lhe abençoe poderosamente. e obrigdo por tudo.

  9. Luana Duque Estrada Diz

    Não deixarei o choque da linguagem me impedir. Minha reação ao realmente ter essa verdade comunicada no meu espírito: "o.O Meu Deus, o que é isso?!?"

Comentários estão fechados.