Perguntas para Cristãos Apáticos e Nominais (Tim Keller)

Recentemente fiz uma palestra sobre avivamento, e quero compartilhar alguns pensamentos a partir dela. É difícil encontrar a palavra correta para o que queremos dizer quando falamos de avivamento. “Renovação” é quase uma palavra suave demais, e “avivamento” possui demasiadas conotações antiquadas hoje em dia. Mas a definição mais antiga de avivamento é útil. Ela se refere ao tempo em que as operações habituais do Espírito Santo — não sinais e maravilhas, mas convicção do pecado, conversão, certeza da salvação e um senso da realidade de Jesus Cristo no coração — são intensificadas, de maneira que você vê o crescimento da qualidade da fé nas pessoas da igreja, e um grande crescimento em números e conversões também.

Em um avivamento, cristãos apáticos acordam, cristãos nominais se convertem, e não-cristãos são alcançados. Um cristão apático pode acreditar que é cristão, mas não possui um real senso da santidade de Deus, seu próprio pecado, ou a profundidade de sua graça. Pode ser um moralista ou um relativista, ou viver uma vida inconsistente.

Cristãos nominais podem estar frequentando a igreja, mas nunca foram realmente convencidos do pecado ou receberam a salvação pessoalmente. Quando cristãos apáticos e cristãos nominais são avivados, atrativos e ousados em seus testemunhos, pessoas que nunca creram antes começam a se converter.

Então como você acorda cristãos apáticos e converte cristãos nominais? Deixe-me lhe dar o que eu chamo de minhas modernizadas versões americanas do tipo de pergunta que eu faria às pessoas se estivesse tentando fazê-las realmente pensar se elas estão ou não em Cristo. Tais questões são adaptadas do livro The Experience Meeting de William Williams, baseado nos avivamentos galeses durante o Grande Avivamento. Ele pedia às pessoas para compartilhar esse tipo de pergunta em reuniões de pequenos grupos semanalmente:

O quão autenticamente Deus esteve em seu coração esta semana? O quão clara e vívida é sua garantia e certeza do perdão de Deus e seu amor paternal? Em que grau isso é real para você neste momento?

Você está tendo algum período em especial de deleite em Deus? Você realmente sente sua presença em sua vida, o sente dando-lhe seu amor?

Você tem achado a Escritura viva e ativa? Ao invés de ser apenas um livro, você sente que a Escritura está indo atrás de você?

Você acha certas promessas bíblicas extremamente preciosas e encorajadoras? Quais delas?

Você acha que Deus está lhe desafiando ou chamando para algo através da Palavra? De que maneiras?

Você tem achado a graça de Deus mais gloriosa e comovente agora do que achou no passado? Você está consciente de um senso crescente do mal em seu coração, e em resposta, uma crescente dependência e uma compreensão da preciosidade da misericórdia de Deus?

Reúna. Isso é um crescente entendimento da graça.

18 Comentários
  1. Airton Carneiro Diz

    Perdoe-me Senhor!
    Um texto excelente.

  2. Jonas Guedes Diz

    Lendo este precioso texto percebo o quão necessário é examinar a mim mesmo a cada instante, pois não há tempo a perder! O chamado para o arrependimento é feito a todos e muitos acreditam que foram salvos sendo que estão equivocados! Que a misericórdia de Deus nos alcance e que o Espírito Santo opere o milagre do novo nascimento e da regeneração em cada eleito. Com a ajuda destas reflexões nos agarremos mais e mais a cruz! Eu preciso viver estas palavras primeiramente! Uma excelente leitura a todos!

  3. Ricardo Martins Diz

    Bom para reflexão, mas o que realmente converte ou aquece alguém é o Espirito de Deus, sendo assim, mais eficiente que qualquer questionário é a velha equação “joelho no chão + lagrimas”. Já gastei horas, dias ou até meses pensando em como avivar o pessoal da minha célula, ensaiei discursos, elaborei apresentações, estudei estratégias… Em fim, gastei muito tempo tentando racionalizar algo que é exclusivamente espiritual.
    “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
    Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.”
    2 Coríntios 10:4-5

    Será que muitas de nossas estratégias avivamentalistas nao passam de armas carnais?
    Graça e paz de Cristo!
    Que Deus abençoe esse blog, sempre sou edificado aqui.

    1. Victor Hugo Diz

      Acho que o questionário não é pra avivar, e sim, pra identificar o avivamento. Pois existem muitos supostos avivamentos, onde aparentemente, há a presença do Espírito, mas que não passa de emocionalismo, e não, convencimento do pecado. Mas, sim, é inegável que esse avivamento só depende da atuação do Espírito Santo. Não é racionalizável. Não existe estratégia.

  4. Miriam Froes Diz

    Obrigada!

  5. Amelia Froes Pinheiro Calissi Diz

    Amém!!!! estou no caminho…

  6. Adelino J. S Diz

    Eu fico maravilhado quando leio sobre a história da igreja , e vejo que os momentos que mais houve avivamento na igreja foi quando estava sendo perseguida , Cristão correndo para salvar suas vidas, e onde passavam deixavam um rastro não de murmuração, ou reclamação, e sim de vida, de amor, sabendo que poderiam perder suas vidas a qualquer instante , más não era motivo para calar suas bocas, quando Pedro e João operaram aquele milagre no templo chamado formosa , umas das condições depois do açoites foi , não falem mais deste Cristo ou deste evangelho, a resposta : como podemos deixar de falar daquilo que temos visto e crido.
    hoje infelizmente muito servem a Cristo não por causa daquilo que Ele fez e sim por aquilo que pode fazer e se não conseguem uma cura , uma libertação, um carro , uma casa Ele muda de igreja , e diz que aquela igreja não tem poder.
    a bíblia diz que os sinais seguirão aos que crerem, e não a igreja , ou determinada pessoa , temos que voltar ao verdadeiro avivamento onde não se importa em ganhar nada neste mundo e sim pregar o verdadeiro evangelho.
    deixar de pregar placa , denominações, que parecem verdadeiro impérios, muitos quando vão evangelizar não sabem apontar para Cristo como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, más apontam para igreja , dizem:
    você tem que conhecer meu pastor, você tem participar de determinado culto na minha igreja, você tem que ir no encontro da minha igreja, você tem que ir no encontro jovem no sábado, você tem que fazer parte da minha equipe …..
    TEMOS QUE DIZER:
    VOCÊ TEM QUE CONHECER A VERDADE E ELA TE LIBERTARÁ.
    VOCÊ TEM QUE CONHECER O CAMINHO E ELE É CRISTO.
    TEM SOLUÇÃO PARA SUA VIDA E A SOLUÇÃO É CRISTO.
    TEM RESPOSTA PARA VOCÊ, CRISTO É A RESPOSTA.
    TEM JEITO PARA ESTA GERAÇÃO, QUE VIVEMOS, TEM SOLUÇÃO PARA O DROGADO, O ADULTERO, PARA O LADRÃO. TEM JEITO, TEM JEITO TEM JEITO.
    O POR FIM TEM SOLUÇÃO PARA A MORTE , SIM CRISTO É A RESSURREIÇÃO E A VIDA E AQUELE QUE CRÊ NELE VIVERÁ, ALELUIA.

    TEMOS QUE VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR.
    DEUS ABENÇOE A TODOS .
    É NECESSÁRIO FALAR MAIS SOBRE ESTE TEMA EM NOSSAS REUNIÕES, CONGREGAÇÕES, IGREJA, TEMPLOS, EM TODO TEMPO, SEJAM ALVAS NOSSAS VESTES E NUNCA FALTE ÓLEO SOBRE NOSSAS CABEÇAS.
    PAZ DE CRISTO
    PR. ADELINO J. SANTOS

  7. Adelino J. S Diz

    Num avivamento , ou experiência religiosa genuína, o critério principal é este:
    se quem esta no centro das atenções é Deus ou o ser humano.

    para que Deus esteja no centro , é necessário em primeiro lugar que
    haja nos corações um profundo senso de incapacidade, e dependência de
    Deus , e de convicção da nossa pecaminosidade. Alem disso , é preciso
    que haja a consciência de que toda
    genuína experiência religiosa é
    fruto da atuação do Espírito de Deus, que transforma e santifica os
    pecadores capacitando-os a amar e honrar a Deus em suas vidas .

    verdadeiro avivamento
    Jonathan Edward

  8. Ícaro Diz

    Gosto da mensagem. Que o Espírito de Deus possa acender as chamas nos nossos corações. Muitos são equivocados porque acreditam que são salvos por que fazem isso ou aquilo e esquecem que é a GRAÇA de DEUS que nos SALVA. Uma vida de fé (Esperar aquilo que não se pode ver ou tocar, saber que irá receber algo que não consegue nem mesmo ver, e obras para a glória de Deus, não para salvação pois é impossível a salvação por nossas obras, mas para que o perdido encontre a graça que você foi encontrado) e arrependimento (renovação das nossas mentes, largar e confessar nossos pecados a Deus, entregar nosso sentimento, pensamento, fala, atitude e querer a Deus) Se esses dois fatos forem acrescidos sempre por meio da Graça de Deus em sua vida, você tem a vida eterna querido, não por você mas pela morte de Cristo Ele te deu vida eterna e morte para o pecado, e em sua ressurreição te chamou pra uma vida de justiça e liberdade da Lei. A Graça e a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo a todos!!!

    1. willy Diz

      tá pronto pra sair evangelizando já irmão!

  9. Antonio Geraldo Fernandes Diz

    ESSAS PERGUNTAS TÊM TUDO A VER. A MAIORIA DA POPULAÇÃO DO MUNDO NÃO É CRISTÃ. OS CRISTÃOS ESTÃO, EM SUA GRANDE MAIORIA, EQUIVOCADOS EM TUDO. A SALVAÇÃO É UM ASSUNTO DISTANTE DE MUITOS. PARABÉNS PELO TEMA.

  10. Cley Amaral Diz

    esse estudo e de DEUS!!!

  11. Israel Diz

    Realmente as perguntas servem como “estalos” nos assuntos que pensamos estar bem… Às vezes os nossos pensamentos são enganosos demais!

  12. Eliel Oliveira Diz

    É possivel um avivamento pessoal? Porque estas perguntas são o que estão acontecendo neste momento na minha vida! Deus nunca pareceu tão real! O amor de Cristo está me tomando e sinto a direção do Espírito Santo pela palavra! Glória a Deus!

  13. Thiago Diz

    Passo por um processo de avi aumento espiritual, mas percebo na minha denominação deturpações bíblicas sobre alguns temas, além de ensino limitado a uma doutrina histórica…

    1. Maxwell Diz

      Caro irmão, acalme-se. Existem pessoas acompanhando esse desvio das escrituras. Permaneça acompanhando o site e se alimentando de um evangelho real. Aqui mesmo encontrei dicas de como agir nesses casos. Posso mudar algo? Como agir para mudar? O que fazer se não posso fazer nada? São perguntas com respostas que me ajudaram nessa luta. Forte abraço na Paz do Senhor e se achar necessário entre em contato ([email protected])

  14. Luciana Figueiredo Luciana Diz

    Refletindo… "O quão autenticamente Deus esteve em seu coração esta semana? O quão clara e vívida é sua garantia e certeza do perdão de Deus e seu amor paternal? Em que grau isso é real para você neste momento?
    Você está tendo algum período em especial de deleite em Deus? Você realmente sente sua presença em sua vida, o sente dando-lhe seu amor?
    Você tem achado a Escritura viva e ativa? Ao invés de ser apenas um livro, você sente que a Escritura está indo atrás de você?
    Você acha certas promessas bíblicas extremamente preciosas e encorajadoras? Quais delas?
    Você acha que Deus está lhe desafiando ou chamando para algo através da Palavra? De que maneiras?
    Você tem achado a graça de Deus mais gloriosa e comovente agora do que achou no passado? Você está consciente de um senso crescente do mal em seu coração, e em resposta, uma crescente dependência e uma compreensão da preciosidade da misericórdia de Deus?
    Reúna. Isso é um crescente entendimento da graça."

  15. Andrei Diz

    Perguntas preciosas! Todo cristão deveria questionar-se com essas perguntas periodicamente

Comentários estão fechados.