Um resumo do livro de Eclesiastes – D.A. Carson [O Deus Presente 6/14]

Eclesiastes não é um livro fácil de ler. Há alguma mensagem ou tudo é inutilidade sobre inutilidade? Neste vídeo, D. A. Carson resume em poucos minutos a mensagem deste livro de sabedoria.

D. A. Carson será um dos palestrantes na Conferência Fiel de 2013: O Deus Presente.

Transcrição

Há um outro livro de sabedoria que vale uma breve menção aqui também. É o livro de Eclesiastes. Lá, Salomão se dedica a encontrar sentido na vida.

Ele pensa em obras sociais, se dedica a obras sociais, e descobre que isso também não tem sentido. Então se dedica à sabedoria, literatura, escrita, meditação, e descobre que depois de um tempo isso não satisfaz mais. E então se dedica à generosidade, e depois ao asceticismo, e depois a outra coisa, e outra, e no fim do dia nada satisfaz definitivamente. E sua conclusão, no fim de tudo isso… Ele chega ao capítulo 12, olha para trás em sua vida, as várias coisas que tentou fazer, e seu esforço de buscar prazer, sentido, realização, e escreve: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: ‘Não tenho neles prazer’; De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.”

Ou seja, quando ele finalmente chega à sua visão teleológica, uma visão do que acontece no fim, que você tem de viver à luz do fim, isso é sabedoria. Porque prestaremos conta a esse Deus. Quando sentimos em nossos corações e mentes conforme envelhecemos, que tem que haver algo mais; tem que haver algo mais satisfatório, tem que haver algo maior; estamos certos em ouvir essa voz incubada. Porque fomos feitos para Deus, e nossas almas estarão inquietas até que o conheçamos.

Por: Don Carson. Copyright The Gospel Coalition, Inc. Original: The God Who is There – Part 6. The God Who Is Unfathomably Wise

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. Editora Fiel © Todos os direitos reservados. Original: Um resumo do livro de Eclesiastes – D.A. Carson [O Deus Presente 6/14]