Por que a Disciplina Bíblica é Importante Para Saúde da Igreja? – Jonathan Leeman

Hoje em dia, pouco se fala sobre a disciplina eclesiástica. Contudo, na época da Reforma, a Confissão Belga, de 1561, declarou em seu artigo 29 ser essa uma das marcas da verdadeira igreja:

As marcas para conhecer a verdadeira igreja são estas: ela mantém a pura pregação do Evangelho, a pura administração dos sacramentos como Cristo os instituiu, e o exercício da disciplina eclesiástica para castigar os pecados. Em resumo: ela se orienta segundo a pura Palavra de Deus, rejeitando todo o contrário a esta Palavra e reconhecendo Jesus Cristo como o único Cabeça. Assim, com certeza, se pode conhecer a verdadeira igreja; e a ninguém convém separar-se dela.

Apesar de se poder debater a necessidade desta marca para se ter uma verdadeira igreja, tendo em vista a igreja de Corinto, é difícil negar a importância da mesma, tendo em vista as mesmas recomendações de Paulo para essa igreja em 1Co 5. É justamente sobre a importância da disciplina bíblica para a saúde da igreja que Jonathan Leeman discute neste vídeo.

Por: Jonathan Leeman. Leeman é o diretor editorial do ministério 9Marks (9 Marcas). Webiste: www.9marks.org.

Entrevista realizada por Tiago Santos no módulo IV do CFL de 2012: 9 Marcas de Uma Igreja Saudável. Original: Por que a Disciplina Bíblica é Importante Para Saúde da Igreja? – Jonathan Leeman.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

2 Comentários
  1. Victor Diz

    Mas, hoje em dia, mesmo que façamos essa exortação com mansidão e amor, como diz a bílbia, as pessoas já acham que estamos “julgando, que Deus é que conhece o coração, e tal..”. Talvez pra um pastor seja um pouco mais fácil fazer isso, tendo em vista sua autoridade naquela igreja, mas é inegável que as pessoas estão cada vez mais na defensiva, não querendo ouvir a verdade, mas permanecer no erro por questão de conforto.

  2. Letícia Diz

    Mas se corrijimos as pessoa em público, à igreja, podemos ser processados por danos morais aqui no Brasil. É complicado para o pastor seguir à risca o que diz a bíblia mesmo.

Comentários estão fechados.