Existem apóstolos nos dias de hoje? – Renato Vargens

Trecho do livro “Reforma Agora – o antídoto para a confusão evangélica no Brasil”, lançamento de setembro da Editora Fiel. Cadastre seu e-mail até o dia 13 de setembro e receba o link para o desconto de 50%. Faça parte da Comunidade Fiel! (Promoção válida até o dia 13/09).

Cadastre-se para receber o Informativo

Nunca se viu tantos apóstolos como neste início de século. Em cada canto, esquina e cidade encontramos alguém reivindicando o direito de ser chamado apóstolo.

Entendendo o movimento de restauração e o movimento apostólico:

O chamado movimento de restauração defende a tese de que Deus está restaurando a igreja. Para estes, após a morte dos primeiros apóstolos, a igreja de Cristo paulatinamente experimentou um processo de declínio espiritual culminando com a apostasia vivenciada pelos seus adeptos no período da idade média.

Com o advento da Reforma Protestante, os defensores desta teologia afirmam que Deus começou a restaurar a saúde da igreja. Segundo estes, Lutero foi responsável pela redescoberta da salvação pela graça, e agora no século XXI, estamos vivendo a restauração do ministério apostólico. Os teólogos desta linha de pensamento afirmam que a restauração dos apóstolos é uma das últimas coisas a serem feitas pelo Senhor, antes de sua vinda. Para os adeptos desta linha de pensamento, os apóstolos de hoje possuem, em alguns casos, maior autoridade do que os apóstolos do primeiro século, até porque, para os defensores desta corrente teológica a glória da segunda casa será maior do que a primeira.

Para estes o ministério apostólico não acabou. Na verdade, tais teólogos advogam que o ministério apostólico é perpétuo e que o livro de Atos ainda continua a ser escrito por santos homens de Deus, os quais, mediante a sua autoridade apostólica, agem em nome do Senhor.

Este movimento tem suas semelhanças com o surgimento dos mórmons e a Igreja dos Santos dos Últimos Dias, que ensina que o corpo de escritos inspirados por Deus não se fechou e que Deus tem muita coisa nova para dizer e para revelar aos seus santos através de seus apóstolos.

Infelizmente, assim como os mórmons, os adeptos do movimento apostólico consideram a Bíblia uma fonte importante, mas não única para a fé. Para os apóstolos deste tempo, Deus, através de seus profetas, pode revelar coisas novas, ainda que isso se contraponha a sua Palavra. Basta olharmos para as doutrinas hodiernas que chegaremos à conclusão que os apóstolos do século XXI, acreditam que suas revelações são absolutamente diretivas, normativas e inquestionáveis.

Segundo a bíblia quais deveriam ser as credenciais de um apóstolo?

1. O apóstolo teria de ser testemunha do Senhor ressurreto. Em Atos vemos os apóstolos reunidos no cenáculo, conversando sobre quem substituiria Judas. Em Atos 1.21-22 lemos: É necessário pois, que, dos homens que nos acompanham todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre vós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição”. Paulo diz que viu Jesus ressurreto: “Não sou, porventura livre? Não sou apóstolo? Não vi a Jesus, Nosso Senhor?” (1Co 9.1)

2. O apóstolo tinha de ter um chamado especial da parte de Cristo para exercer este ministério. As Escrituras são absolutamente claras em nos mostrar que os apóstolos, incluindo Paulo, foram chamados por Cristo (Mt 10.2-4; Gl 1.11-24).

3. O apóstolo era alguém a quem foi dada autoridade para operar milagres. Isso fica bem claro em 2Coríntios 12.12: Pois as credenciais do meu apostolado foram manifestadas no meio de vós com toda a persistência, por sinais prodígios e poderes miraculosos”. Era como se ele dissesse: “Como vocês podem questionar meu ofício de apóstolo, se as minhas credenciais foram apresentadas claramente entre vós”. Sinais, milagres e prodígios maravilhosos.

4. O apóstolo tinha autoridade para ensinar e definir a doutrina firmando as pessoas na verdade.

5. Os apóstolos tiveram autoridade para estabelecer a ordem nas igrejas. Nomeavam os presbíteros, decidiam questões disciplinares e questões doutrinárias, e falavam com autoridade do próprio Jesus.

Será que diante destas questões os “apóstolos” da modernidade podem de fato reivindicar o título de apóstolo de Cristo? Por acaso, algum deles viu o Senhor ressurreto? Foram eles comissionados por Cristo a exercerem o ministério apostólico? Quantos dos apóstolos brasileiros ressuscitaram mortos? E suas doutrinas? Possuem elas autoridade para se contraporem aos ensinamentos bíblicos?

Pois é, infelizmente os “apóstolos” do nosso tempo não possuem respostas a estas perguntas.

O posicionamento da ortodoxia evangélica entende que o ministério apostólico cessou com a morte dos apóstolos no primeiro século. Sem a menor sombra de dúvidas, considero a utilização do título “apóstolo” por parte dos pastores como uma apropriação indevida de um ministério, o qual não existe mais nos moldes que vemos no Novo Testamento.

Por: Renato Vargens

Trecho do livro “Reforma Agora – o antídoto para a confusão evangélica no Brasil”, lançamento da Editora Fiel para o mês de setembro.

86 Comentários
  1. Rafael Fcachenco Filho Diz

    Texto muito bom, e oportuno. Recomendo a leitura.

  2. Elias Gonçalves Diz

    Penso, modestamente, que, como perífrase, alguns obreiros cristãos, em razão do vulto do trabalho realizado em prol do Reino, poderiam ser chamados apóstolos. Homens como William Carey,

  3. Elias Gonçalves Diz

    Robert Kalley, Paulo Leivas Macalão e outros, poderiam ser chamados "apóstolos", metaforicamente, nada além disso.

  4. Luis Paulo Silva Diz

    Muito interessante linha de raciocínio. Mas no final ainda deixa uma possibilidade: E se um dos apóstolos da modernidade puder comprovar um caso de ressurreição de um morto? Isto validaria seu ministério? E se Jesus aparecesse a algum deles? A questão é: Deus ainda pode fazer coisas como estas no meio da igreja ou são fatos que ficaram no passado?

  5. Wilson Arcanjo de Oliveira Diz

    A difusão e o entendimento da Palavra de Deus é importante!

  6. Fernando Ribeiro Diz

    "No grego a palavra Apostellein”Apóstolo” significa aquele que é enviado, mensageiro…"

    Se alguém quiser se intitular um "apóstolo" nos dias de hoje que se enquadre nessa definição, mas que tenha em mente que essa nomenclatura não o faz ser maior que pastor, missionários, e etc, porque todos tem o objetivo de anunciar a palavra de Deus!

  7. Omar Diz

    O texto de efésios 4:11 nos ensina as diversas funções para a edificação da igreja. Onde estão os apóstolos? Os profetas?
    Sobraram os evangelistas, mestres e pastores, havendo ainda uma desconfiança quando alguém se apresenta como evangelista! Onde está nas escrituras que estas funções cessaram?! as conjecturas apresentadas no texto não são conclusivas!

    1. Natanael Monroe Diz

      Omar, tenho um artigo que apresenta uma série de referências e argumentos bíblicos que demonstram que o apostolado cessou com a morte de seu último representante antes mesmo do final do século I, João.

    2. Eduardo Arakaki Diz

      Natanael, estava pensando na mesma questão que o Omar, achei muito bom o texto, principalmento no que se refere na definição do que é um Apóstolo, mas com respeito ao fato de ter acabado este ministério com a morte dos primeiros Apóstolos não vi embasamento na palavra e não quero desconsiderar Ef.4:11 simplismente porque este ministério está banalizado em nossos dias, pois em Ef.4:13 entendo como falando da duração destes ministério dizendo ” até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,”.
      Gostaria de ver se tem como conseguir este artigo para mim também.
      Desde já agradeço, paz.

    3. Eric Diz

      Olá prezados…também tenho estudado sobre o tema e também vejo a afirmação da continuidade com poucas bases bíblicas e há aproveitamento disso nos dias de hoje….vejo um tema difuso, mesmo porque muito se discute sobre o assunto, mas se olharmos para o Evangelho de Jesus Cristo, para Sua vida, para o que Ele foi e é, há uma simplicidade que não vejo em nada dessas coisas….o Evangelho que traz o poder para salvação (Rom.1:16) é tão puro, simples, amavel…No amor daquele que é, foi e será eternamente. Porque dEle, por Ele e Para Ele são todas as coisas.

  8. Luciano Rodrigues Diz

    OS que se julgam apóstolos nos dias de hj para mim são oportunistas, quando ouço alguém dizer q é apóstolo escondo minha carteira.rsrsrs

  9. Kleber Netto Diz

    so que agora eles que nos lideram querem ser chamados de bispos ou reverendos sem falar que tem que chamar de doutor primeiro

  10. Anselmo Consultor Imobiliario Diz

    Leiam os livros: Não Ameis o Mundo e Jesus Cristo a essencia de tudo que é Espiritual …. e depois voltem a comentar algo sobre a Igreja (Corpo de Cristo) e se existe alguma restauração realmente….

  11. Anselmo Consultor Imobiliario Diz

    Leiam os livros: Não Ameis o Mundo e Jesus Cristo a essencia de tudo que é Espiritual …. e depois voltem a comentar algo sobre a Igreja (Corpo de Cristo) e se existe alguma restauração realmente….

  12. Arilson Lima Diz

    E, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apostolo, pois persegui a igreja de Deus.

  13. Arilson Lima Diz

    Simplesmente, esses supostos apóstolos não querem se submeter a ninguém.

  14. Marcos Lima Diz

    bem esclare
    cedor.Deus abençoe

  15. Ana Maria Diz

    Nao me denomino uma pessoa evangelica, e muito menos perfeita porque perfeito so Jesus, mas eu estou prestando atencao no que vcs estao postanto, e outros tambem e estou percebendo que vcs estao causando duvidas e divisao no corpo de Cristo, cada um quer imterpretar a palavra de Deus de um jeito, todos querem ser donos da verdade, estou me referindo ao autor dessa postagem, nao as pessoas que estao expressando suas opinioes.
    Vou falar bem portugues, vcs estao mandando almas para o inferno com esta divisao, em vez de falar dos seus irmaos, vao orar por eles como Jesus ensinou, vcs nao praticam a propria palavra e ainda fazem confusao na cabeça das pessoas, tem pessoas que conheço que nao querem saber mais de irem a uma igreja evangelica, porque os proprios crentes estao escandalizando, falando uns dos outros.
    Sera que isto e fazer a vontade de Deus?
    Me poupem ja estou anojada dessa hipocresia.

  16. Danilo Ribeiro Diz

    em relação aos apóstolos – existem 02 categorias – os nomeados por Cristo o apóstolos "específicos' ou 'originais'- : Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina-., e também os apóstolos "gerais '- nas quais tiveram uma missão não diretamente de Cristo ex: Barnabé e outros. – Hoje os apóstolos conforme Efésios 04 seriam os missionários

  17. Rodrigo Diz

    E deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres. Se não existem mais apóstolos, seria porque o Espírito Santo não estaria cuidando do Corpo de Cristo. Logo existem apóstolos, assim como profetas, evangelistas, pastores e mestres. Se uns se dizem apóstolos para ganhar fama e poder, irão responder perante o Tribunal de Cristo. Mas não tenho dúvida de que, com o nome expresso ou não, o Espírito Santo tem dado apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres para a Igreja.

    1. Mara Aline Diz

      Concordo totalmente! Sem tirar uma vírgula! Rodrigo, você falou exatamente o que precisava ser dito no meio desta polêmica.

    2. Leandro Vermelho Diz

      Versículos fragmentados não cooperam na busca por uma melhor compreensão do texto bíblico Rodrigo. Os dons são para edificação do corpo de Cristo, certo! Repare então nestes versos: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.” (Efésios 2:20-21) Na metáfora da construção, os Apóstolos e profetas foram utilizados como fundamento e base estrutural deste edifício (Igreja) que está sendo construído há mais de 2.000 anos, cuja pedra angular é o nosso Senhor Jesus Cristo! O Cristianismo ou a igreja de Cristo = edifício está fundamentada na doutrina dos Apóstolos. Eles foram os escolhidos por Deus para serem os responsáveis pelas bases iniciais deste projeto, pelos fundamentos, pelas estruturas do edifício = igreja. E os mestres, pastores, evangelistas, e etc, dariam continuidade nesta grande obra. Portanto, o Ministério Apostólico e Profético já cumpriram a sua missão! Cabe a nós hoje como “obreiros”, continuar contribuindo para o crescimento deste edifício através dos nossos dons “até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,” (Efésios 4:13) Deixo mais estes dois textos versículos para reflexão: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” (1 Coríntios 3:10-11)

    3. Victor Diz

      Como o ministério de profecia estaria acabado, se Paulo dá diretrizes, em 1 Coríntios 14, de como proceder se alguns falarem profecias? Mesma coisa no dom de línguas. Vou concordar com o comentário acima de que Deus trabalha com algumas pessoas para edificação de sua igreja e que Ele ainda chama pessoas para esses ministérios. A bíblia não fala desse fim, e ainda há pessoas honestas, com um chamado especial, que trabalham para o bem da igreja. É claro que, como foi ensinado, deve-se provar os espíritos, e não aceitar tudo que se faz e diz, deliberadamente.

      Discordaria do texto também em dizer que, os que se dizem apóstolos, hoje em dia, são inquestionáveis. Quem pensa assim deve estar na mesma raiz da figura do papa na igreja católica. Meio tendenciosa e preconceituosa a visão do texto. Além de limitada, já que promulga o fim de um ministério quando a própria bíblia não o faz.

    4. Rodrigo Diz

      Meus amados irmãos, aonde quer que tenhamos chegado em Cristo, mantenhamos a união, que é o laço de amor. Não tenho interesse em criar contendas, mas de alguma forma ajudar no debate. Creio que o Corpo de Cristo se articula através de juntas e ligamentos, e que este corpo está vivo, tão vivo quanto a Igreja fundada por Cristo no primeiro século. Assim, a função dos primeiros apóstolos é substituída pela função dos segundos, terceiros, quartos, etc. Para cada geração Deus levanta apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, para edificação do Corpo de Cristo. Assim será até Jesus voltar. Cristo está vivo, o Espírito Santo é vivo, o Corpo de Cristo é vivo. Se dissermos que algum ministério dado por Cristo à sua noiva não existe mais, nos enfraquecemos a nós mesmos, pois deixaremos de utilizar um instrumento eleito por Deus para edificação do Corpo de Cristo.
      Mas se minhas palavras não geram o júbilo em Cristo que pretendem, peço que me amem e façam a melhor interpretação. Pois todos nós responderemos perante o Tribunal de Cristo.

    5. Rogerio Diz

      Meus amigos e irmãos, quero que vcs analisem dois pontos:
      1º Está demonstratado que os apóstolos e profetas são o fundamento (Ef 2:20 e 21) da igreja de Cristo e que foram pessoas dotadas de dons especiais (II Cor 12:12) que ninguém mais apresenta e no caso dos apóstolos a necessidade de ser testemunha ocular da ressurreição do Senhor Jesus Cristo (Atos 1:21,22 – I Cor 9:1), portanto, ninguém é credenciado a ser apóstolo hoje e como a revelação escrita está completa e é suficiente para o homem de Deus ser perfeito (II Tim 3:16 e 17) não há mais necessidade de profetas e ninguém está autorizado a acrescentar nada às escrituras, o que seria plausível se alguém ainda falasse inspirado por Deus. 2º Que os dons de sinais, tais como: línguas (idiomas), cura, profecia, milagres, etc, já cessaram (I Cor 13:8-10) e como o espaço é curto para mostrar qual objetivo de cada dom e porque cessaram quero deixar algumas perguntas para àqueles que acham que eles continuam na igreja: Por quê existem tantos que falam línguas e profetizam e nínguém que chegue diante de um coxo com pernas mirradas e diga “levanta e anda”? Mas andar sem ajuda de dois pastores e cambaleando! Que ressuscitem um morto há quatro dias e não alguém que acabou de receber cuidados médicos em um hospital? Que não dê desculpas dentro de seu templo ou galpão dizendo que não são curados porque não têm fé? Entendo, é mais fácil falar cicantra, shabalaia e dizer assim diz o Senhor: alguém aqui nesta noite….etc… porquê os sinais do apostolado e de quem tinha realmente os dons de sinais são impossíveis de serem copiados. Pensem à repeito “Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?”
      Gálatas 4:16

    6. Gerson Rocha Diz

      Rogério, realmente não há muitos que tenham os autênticos dons do Espírito Santo nos dias de hoje. Mas posso lhe citar dois exemplos que são irrefutáveis: O primeiro é Kathryn Kuhlmann, conhecida pregadora americana que tinha o dom de curar, o que foi vastamente evidenciado e comprovada por juntas médicas. Suas cruzadas reuniam multidões de todas as denominações evangélicas e os católicos. Ela foi recebida pelo Papa em Roma, que apesar de discordar de suas doutrinas evangélicas/pentecostais, reconheceu seu dom e a encorajou a continuar. Outro é o Pastor Sul Coreano Paul Daivid Young Cho, que iniciou seu ministério nos anos 50, logo após a Guerra da Coréia, em meio as favelas de Seoul. Ele conta que em meio a uma pregação na Austrália, o Espírito Santo lhe mostrou em visão pessoas levantando de cadeiras de rodas, sendo curadas de doenças terriveis. No início, ele resistiu achando que era perturbação de Satanas, mas depois percebeu a verdade e começou a declarar as curas como Pedro na porta do templo. Paralíticos foram instantaneamente curadas e se levantavam sem a ajuda. Sua igreja que começou com poucas dezenas de pobres numa favela de um páis dominado pelo Budismo, já nos anos 70 contava com mais de 500mil membros e um templo onde se reunem aprox 10 mil pessoas por culto. Se estes dois não forem Apóstolos, não sei o que são. Este são exemplos irrefutaveis e grandes, mas existem milhares de outros servos de Deus sérios que com certeza tem todas as marcasdo apostolado de Cristo.

    7. josias mineirinho Diz

      Rogerio,Meu irmão é isso ai que você falou!

    8. Lucas M. Diz

      Vai orar em línguas querido, hora após hora, que o proprío Espirito da verdade lhe dara a revalação da sua Palavra, não pautado no que você acha ou pensa atraves de sua justiça propria! Mas Baseado na verdade, a verdade que como diz na Palavra, vós libertara!
      Vós libertara do carcere em que a religião tem nós prendido, ore em línguas hora após hora, deixa Ele fluir através de você e conheça o evangelho atraves dos olhos de Cristo e não atraves dos seus! :)
      Graça e paz, nosso Deus não é um Deus de confusão!

    9. Aguinaldo Diz

      Muito bom Leandro..Deus abençoe.

    10. Carlos Alberto Monteiro da Sil Diz

      Meu GEZUIS me acudam, sinceramente Mara não há base teológica para ninguém ser chamado hoje em dia de apóstolos, herdamos o ministério apostólico e isso para todos que pertencem a igreja, mas apóstolos hoje em dia não existe e, o exemplo disso foi Timóteo, leia os evangelhos, as cartas e epístolas e vc vai ver que Paulo jamais chamou seu discípulo de apóstolo, sabe porque?

    11. Luis Sousa Diz

      Em que momento da história da igreja pastores foram promovidos a apóstolos? Aceitar isso seria como dizer: eu fui ordenado pastor erradamente, pois, o meu chamado era para apóstolo. Que confusão! Tudo isso é fruto de um cristianismo fundamentado na revelação fora da Bíblia e isso é o princípio para entrada de maiores heresias no seio da Igreja. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos livre dos falsos apóstolos da modernidade.

  18. Evandro Ribeiro Diz

    Olá Luís, Graça e paz do SENHOR, analisando o seu comentário: 1° O apostolado não é mediante ressurreição de mortos e sim ter sido testemunha ocular da ressurreição de Cristo. 2° A próxima aparição de CRISTO só acontecerá na sua 2 vinda com o arrebatamento da igreja, 3° A igreja é a autoridade final deixada pelo SENHOR, nós fazemos parte dela, sua única missão é pregar o evangelho obedecendo os requisitos ensinados em Mt 28: 18-20. Portanto apóstolos somente os da igreja primitiva, hoje só ha discípulos que somos nós. Que o SENHOR JESUS te abencoe.

  19. Joilson Pereira de Oliveira Diz

    Gostei do que li!

  20. Rodrigo Guimarães Diz

    Os católicos é que creem em sucessão apostólica vigente hoje.
    Qualquer suposto "movimento apostólico" atual, por exclusão, entendo ser "outro evangelho", e este, por consequência lógica da instrução bíblica, anátema. Não?

  21. James Santana Diz

    Verdade, acho que se auto denominar ou deixar que alguém denomine-o de apóstolo me parece um tanto pretensioso…

  22. Jefferson Sales Diz

    No sentido estrito da palavra realmente não existem apóstolos más no sentido amplo todavia a igreja de Cristo possui homens e mulheres enviado por Deus.

  23. Gerson Rocha Diz

    “Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.” Atos 15:12 – Como o texto diz “POR MEIO DELES”, Barnabé e Paulo. Se apenas os chamados diretamente por Jesus podem ser chamados de apóstolos, Barnabé é uma exceção! Não consta que Barnabé tenha sido chamado por Jesus nem em vida, nem em visão como Paulo. Porém, o texto diz que ele operava milagres, então era apóstolo. Se era apóstolo, quem o chamou? Resposta: o Espírito Santo. Ele está atuando até os dias de hoje e pode chamar novos apóstolos, assim como chama pastores, mestres, evangelistas e profetas. Efésios 4:11. Algumas versões da bíblia usam a palavra “sinais” em lugar de “milagre”. Então aí vai algumas versões que dizem que Barnabé operou MILAGRES mesmo: “milagres e prodígios” Versão Católica – “miracles et les prodiges” Louis Segond – “miracles and wonders” King James – “miracles and wonders” Webster.

  24. ELIZABETH OLIVEIRA. Diz

    eu considero o ap Miquelangelo da igreja Cristo vive apostolo, homem sério desde que foi chamado por Jesus, opera milagres, todaaaaaa a família convertida…este sim é um apostolo.

  25. Adson Rodrigues Costa Diz

    1º primeiro erro nesta interpretação: nenhum deles foram testemunhas oculares da ressurreição, não é esta a interpretação. ser testemunha é proclamar a ressurreição (evangelho completo). -2º se fosse assim Paulo não seria apóstolo, pois não presenciou a ressurreição. O caso é que isso não foi colocado como requisitos para se reconhecer um apostolo, mas para a escolha de Matias (compor o corpo dos 12). não distorçamos a Palavra de Deus e nem façamos confusão.
    A questão é, muitos dos que se dizem apóstolos hoje,não o são, nuca foram e talvez nuca serão. Isso acontece com qualquer função (Dom, Ministério, etc), alguns tem o titulo de pastor quando não o são, e assim vai.
    Muitos tem o nome de cristão e não o são.

  26. Adson Rodrigues Costa Diz

    isso ai meu irmão, muitos tiveram trabalhos relevantes muitos ainda terão, o diferencial é a humildade destes que não buscam a sua própria glória ou reino, mas a glória de Deus e seu reino.

  27. Edward Ed Diz

    Ao ouvir o som de algum “apóstolo” por perto, prenda a respiração, é mau cheiro. Deixe rapidamente o local sem olhar para trás. Defenda seu patrimônio.

  28. Gerson Rocha Diz

    Renato, vc diz no item 3 : "O apóstolo era alguém a quem foi dada autoridade para operar milagres…" – Veja: "Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios." Atos 15:12 – Como o texto diz "POR MEIO DELES", Barnabé e Paulo. Se apenas aos apóstolos foi dada autoridade para operar milagres, como fica Barnabé? É uma exceção? Não consta que Barnabé tenha sido chamado por Jesus nem em vida, nem em visão como Paulo; nem que ele tenha visto o Sr.Ressurreto. Porém, o texto diz que ele operava milagres, então era apóstolo? Se então Barnabé era apóstolo, quem o chamou? Resposta: o Espírito Santo. Ele está atuando até os dias de hoje e pode chamar novos apóstolos, assim como chama pastores, mestres, evangelistas e profetas. Efésios 4:11. Algumas versões da bíblia usam a palavra "sinais" em lugar de "milagre". Então aí vai algumas versões que dizem que Barnabé operou MILAGRES mesmo: "milagres e prodígios" Versão Católica – "miracles et les prodiges" Louis Segond – "miracles and wonders" King James – "miracles and wonders" Webster.

  29. Gerson Rocha Diz

    Oi de novo Renato, em Atos 14:14, Lucas chama Barnabé de apóstolo. Ele foi chamado por Jesus ? Ele viu a Cristo Ressurreto ? Qual a diferença entre Barnabé e um que clama ter sido chamado pelo Espírito Santo para ser apóstolo ?

  30. Gerson Rocha Diz

    Renato, nem olhei em comentários bíblicos, achei na Wikipedia mesmo: Olha mais Apóstolos que não viram o "Senhor Ressurreto" nem tiveram experiencia de teofania como a de Paulo: "PAULO, e SILVANO, e TIMÓTEO,… "1 Tessalonicenses 1:1 – "E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, COMO APÓSTOLOS de Cristo, ser-vos pesados;" 1 Tessalonicenses 2:6 – Paulo aqui chama a Silvano e a Timóteo de APÓSTOLOS DE CRISTO. Veja bem, não são versículos isolados, mas sim o contexto dos capítulos 1 e 2 de Primeira aos Tessalonicenses.

  31. Gerson Rocha Diz

    Renato, leia 1 Corintios capítulos 3 e 4. Note que dentro do´contexto próximo´ destes dois capítulos, Paulo cita APÓLO, (Cap. 3:3-6) e o inclui como apóstolo juntamente consigo mesmo e Cefas (Pedro) no verso 9 do capítulo 4, "Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte;…" (1 Coríntios 4:9). Fazendo-se uma pesquisa simples e rasa no NT, vão aparecendo bem mais apóstolos do que os 12 iniciais. Quem os chamou ? O Espírito Santo! E Ele continua sendo "… outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" João 14:16.

  32. Joao Edpo Souza Diz

    Olá Queridos Irmãos,
    Creio eu que o Ministério Apostólico não se encerrou com a morte dos primeiros Apóstolos,
    o que o Renato defende no texto se baseia-se em atitudes errôneas que alguns ministérios praticam e assim utilizam o títulos, mas eu acredito que a função de apóstolos de Cristo e o ministério apostólico continua atuando hoje como um processo de restauração da Noiva de Jesus para o grande da Bodas do Cordeiro.
    As Definições de Apóstolos que o irmão apresenta são pontuais mas não conclusivas, Barnabé era um Levita de Chipre e era um Apostolo.
    Não podemos considerar que os 12 apóstolos eram de uma classes especial, por que segundo este raciocínio a igreja Romana criou seus ”santos”.

  33. marleide souza Diz

    Aqui em Recife estão surgindo BISPOS,em igrejas batistas,e onde toda a família são considerados pastores,as esposas pastoras,alguem sabe me dizer algo sobre isso…

  34. Luis Felipe Costa Cunha Diz

    Pois é…Não existem apóstolos, mas existem os espertalhões que estão pregando teologias esquerdistas, alinhadas com o PT e sua turma, de mensaleiros e ladrões, pelo julgamento do STF foram condenados.E nós temos que ouvir, que Deus ficou parado no tempo?Que Deus não tem mais ninguém em quem confiar sua obra?Ou por acaso o autor se acha o único em condições de dizer o "que Deus faz ou deixa de fazer"?Quem lhe deu tal condição?"O Espírito sopra onde quer, ouves a Sua voz, não sabes para onde vai, nem para onde vem, assim é todo aquele que é nascido do Espírito.(Jo 3.8)…"

  35. Daniel Lopes Diz

    Meus amados! Vamos levar o ide do Senhor e esquecer os títulos.
    Vamos ser servos! Servos apenas e nada mais.

  36. João Silva Diz

    Embora eu creia que Deus ainda pode usar pastores e obreiros para a realização de milagres, o que vemos inclusive na mídia, é o extremo oposto. O jornalista Roberto Cabrini mostrou em uma das suas reportagens, as "curas" engendradas pelos pastores neo-pentecostais da atualidade. Mesmo dentre os apóstolos de Cristo, nem todos realizaram milagres e nem se exaltavam com o título do apostolado (I Coríntios 15:9). Na 1ª Carta Universal de Pedro, cap. 2:1, o apóstolo chama a sí mesmo de "servo" antes de se nomear "apóstolo". Pelo contrário, chamavam uns aos outros humildemente de irmãos. Alguns anjos que são mencionados no livro do Apocalipse não aceitaram do apóstolo João qualquer reverência ou demonstração de diferença pelo que representavam nas visões celestiais (Apocalipse 19:10 e 22:9). Hoje, infelizmente, vemos os tais "apóstolos" se transfigurando em apóstolos de Cristo, mas são apenas mensageiros de Satanás (II Coríntios 11:13). Os apóstolos de Cristo em toda a sua vida, nada tomaram ou pediram às Igrejas como ofertas ou dízimos para sí. Eram pobres e humildes. Paulo fazia tendas para se manter (Atos 18:3). Hoje os "apóstolos" têm mansões, carros importados, fazendas compradas com dinheiro ilícito e vivem nababescamente. São apóstolos de Cristo? Duvido muito e sem medo de pecar!

  37. José de Souza Batista Sobrinho Diz

    Se o ministério de Apóstolo cessou com João, então devemos “corrigir” Efésios 4.11!
    Da mesma forma os dons carismáticos.
    Como cessaram se a Igreja de Cristo perdurará até Sua vinda?
    O poder do Espírito Santo tornado visível desde Atos através da manifestação dos dons carismáticos é a marca de sua permanência, atrelado às Palavras de Jesus, que disse:”PASSARÃO OS CÉUS E A TERRA MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO”!
    Lamentavelmente, são as denominações históricas que crêem e pregam este desvio interpretativo, criando teologia desviada, a ponto de crêr, inclusive, na absurda “predestinação”, que compromete o caráter e essência de Deus, que é Justo e Amor, em Sua NATUREZA.

  38. Rogerio Diz

    Prezado Gerson Rocha, os casos que vc citou – Kathryn Kuhlmann e Paul Young Cho não são irrefutáveis, muito pelo contrário, leia o livro “Os carismáticos” de John Mcarthur. São do mesmo tipo que vemos aqui no Brasil como Edir Macedo, R.R. Soares, Walnice Milhomens, Waldemiro e etc… Apresentam cadeiras de roda, exames e fazem um verdadeiro Show. No entanto, quando averiguados, são constatados que muitos não foram curados de fato, outros estavam sob tratamento médico e outros tinham doenças psicosomáticas. Fazer este tipo de Show num local lotado em são apresentados apenas àqueles “curados” que interessam é fácil. Que saiam nos hospitais, ou mais fácil ainda, tenho parentes de uma mesma família que têm cegos, mudos e surdos, apresente qualquer um que vc conheça ou um dos citados acima capaz de curá-los com o dom de apostolado ou de curar. Só há uma restrição – não vale dizer que eles não tiveram fé OK!

    1. ANA Diz

      Caro Rogério, gostaria de lhe fazer um convite…leve essas pessoas de sua família que são surdos e mudos e cegos na igreja que eu frequento. Plenitude do Trono de Deus….peça para o apostolo Agenor Duque orar por um deles, e você terá a prova viva que essas pessoas serão curadas….Sou testemunha de milagres maravilhosos naquela igreja….vários deles reconhecidos por médicos de renome…Não é porque algumas igrejas mente….e enganam as pessoas que devemos dizer que todos são assim…lá eu posso te garantir que se a pessoa não tiver fé para ser curada, mesmo assim ela será…se essa é uma restrição para você então estará no lugar certo!!!!

  39. rogerio Diz

    Gostaria de dizer àqueles que acham que Efésios 4:11 precisa de correção – se os apóstolos não existem mais hoje ou se os dons de sinais cessaram – gostaria de dizer que o problema não está no versículo mas na falta de entendimento quanto aos objetivos e épocas determinadas de cada “cargo”. No caso dos apóstolos e profetas já foi bem explicado porque não são para os dias de hoje. E de fato não existe ninguém que apresente as credenciais exigidas…Só blá, blá, blá. É por isso que os mormons têm seus profetas e apóstolos, o adventismo tem Ellen G. White e muitas igrejas têm àqueles que viem dizendo com quem devemos nos casar, onde trabalhar e etc… como se fosse Deus e ignoram as escrituras que são suficientes para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra II Tm 3:16 e 17…

  40. XXXX Diz

    O que eu gostaria de saber é se existem profetas, no sentido de ter agabo e as filhas de filipe que eram profetizas e tambem sobre os dons de 1 corintios

  41. Jadson Said Diz

    Testemunha ocular da ressurreição a Bíblia não registra nenhum. Lembre-se quando as mulheres chegaram ao sepulcro no dominhgo de manhã, ele não estava mais lá. Testemunha ocular foram os que o viram depois da ressurreição e antes da assunção. Essas são as testemunhas oculares de que Ele ressuscitou.Paulo é testemunha ocular da ressurreição, pois viu Jesus depois da morte na cruz,encontrando-se com ele no caminho de Damasco e sendo comissionado pessoalmente por Jesus Ressurreto como apóstolo aos gentios.

  42. Fred Ribeiro Fonseca Diz

    Pois eu afirmo que nunca serão apóstolos estes fanfarrões da atualidade. O que um comedor de arroz e feijão como eu pode fazer como apóstolo não ordenado mediante a presença do Senhor Jesus Cristo o escolhendo e ordenando também o acréscimo de seu nome a Escritura Sagrada? Em Algum momento nas Escrituras está escrito, "escolhi fulano de tal nos anos posteriores de minha vinda como apóstolo para me servir"? Já temos os nomes dos apóstolos de Cristo nas Escrituras e hoje, se nos autointitulamos apóstolos, estamos acrescentando algo mais nas Escrituras que não foram ditas nem profetizadas em relação ao acréscimo de apóstolo no nosso tempo de servir, então digo que nenhuma dessas pessoas que se intitulam novos apóstolos foram escolhidas para tal cargo, pois a Escritura Sagrada já foi fechada com os devidos nomes dos escolhidos que exerceram seu cargo de apostolado em tempo oportuno e mediante a ordem de Deus.

  43. DANIELLE RIBEIRO SANTOS Diz

    Sim!!! Vamos começar a Reforma por esse Blog… que não tem coerência que posta que os dons espirituais cessaram mas, tem pregações de David Wilkerson (que acreditava nos dons espirituais em nossa época). Vamos Reforma esse Blog que disfarça seu calvinismo para não ficarem às moscas. Vamos voltar ao Evangelho e aceitar que Deus não requer curso de teologia para os pastores e leitura obrigatória dos livros da Editora Fiel (que jabá) para os seus discípulos.

  44. Anônimo Diz

    Adson Rodrigues Costa

  45. Wilson Rodrigues Diz

    João Silva,
    cuidado João a biblia diz "ai daqueles que tocar nos meu ungido e nos meu profeta" (KKKKKKKKKKK)

  46. Rodrigo Quintas Diz

    Adson Rodrigues Costa Concordo com vc Adson

  47. Matheus Carrel Diz

    Renato Vargens deu um grande bola fora nesse texto. Eu não sei da onde que ele tirou que para ser apóstolo tem que ter visto Jesus ressureto. Com certeza ele se esqueceu de ler a Bíblia em alguns pontos. Existem 23 pessoas chamadas de apóstolos na Bíblia e algumas dessas não viram Jesus ressureto. Ai está a prova de tudo isso :
    — Na Bíblia há 23 pessoas do Novo testamento que são chamados de apóstolos. A palavra grega para apóstolo quer dizer ´´enviado´´.
    — Mesmo o próprio Paulo não foi um apóstolo com a mesma característica dos doze, pois ele não estivera com eles desde o início do ministério de Jesus Cristo.
    — Depois da morte de Jesus, foi eleito Matias que foi o décimo terceiro apóstolo.
    — Analisemos outro versículo : ´´… Ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo ´´ ( Atos 14:14). Observe, de acordo com esse versículo, que Barnabé era tão apóstolo quanto Paulo, sendo eles, respectivamente, o décimo quarto e décimo quinto apóstolo.
    — Vejamos outro versículo que está no livro de Gálatas : ´´ Nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco. Decorridos três anos, então, subi a Jerusalém para avistar-me com Cefas e permaneci com ele quinze dias, e não vi outro apóstolo, senão Tiago, o irmão do Senhor ´´. ( Gálatas 1:17-19 ).
    — Aqui Paulo chama Tiago de apóstolo, embora Tiago não estivesse entre os doze primeiros. Tiago foi enviado para ser o líder da Igreja em Jerusalém. Paulo o chama de apóstolo porque ele foi enviado. Isso fez de Tiago o décimo sexto apóstolo mencionado na Bíblia.
    — Em Romanos, Paulo escreveu : ´´ Saudai Andrônico e Júnia, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim ´´ ( Romanos 16:7 ). Portanto, Andrônico e Júnia são, respectivamente, o décimo sétimo e décimo oitavo apóstolo mencionado nas Escrituras.
    — Paulo começa a sua primeira epístola aos tessalonicenses dizendo : ´´ Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja de Tessalônica…´´ ( 1 Tessalonicenses 1:1 ). No entanto, ao escrever o segundo capítulo, ele se refere aos três como apóstolos de Cristo ( 1 Tessalonicenses 2:6 ). Isso faz de Silvano e Timóteo, o décimo nono e vigésimo apóstolo.
    — Em 2 Coríntios 8:23, dois irmãos anônimos são chamados de apóstolos, crescendo assim o número de 22 apóstolos.
    — Em Filipos, Paulo disse : ´´ Julguei, todavia, ser necessário mandar até nos Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, e por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades ´´ ( Filipenses 2:25 ). A palavra grega usada nesse texto para ´´ mensageiro ´´ é a mesma traduzida por ´´ apóstolo ´´ em outros trechos. Portanto, esses são os 23 apóstolos mencionados no Novo Testamento.

  48. Matheus Carrel Diz

    Leia o que eu escrevi acima Gerson Rocha — o Renato deu uma bela escorregada no tomate nesse assunto… vc tem toda razão…

  49. Anônimo Diz

    Que aula em? Perfeito!

  50. Anônimo Diz

    Perfeito! acompanho vc em seu comentário! alguem tem que falar a verdade aqui!

  51. Anônimo Diz

    Adson Rodrigues Costa Perfeito! acompanho vc em seu comentário! alguem tem que falar a verdade aqui!

  52. Jhon Ross Diz

    Eu concordo com Mateus Carreu e ainda acrescento:

    Leia o livro dons do Ministerio de Kenneth E. Hagin.

    1- Eu vou acrescentar mais um Apostolo: Jesus, a palavra o chama de Apostolo.
    Ele seria a categoria Primeira que chamaremos de Sumo-Apostolo ou Apostolo Chefe que Hagin fala. Lembre-se: A Palavra Apostolo significa "Alguem Enviado" – Jesus foi Enviado por Deus pra nos Salvar e Pregar o Evangelho – Isaias 61

    2 – A segunda classe de Apostolo são os Apostolos do Cordeiro: Estes foram os doze, para estar entre estes uma Pessoa tinha que ter acompanhado o ministerio de Jesus desde o Batismo de João até a Ressurreição – At 1.

    3 – A terceira classe de Apostolo foram os Apostolos do Novo Testamento, podemos assim dizer. Foram aqueles que tiveram o dom Apostolico, mas não eram contados entre os doze, mas isto meu colega Mateus já enumerou muito bem. Eles não foram testemunhas oculares, mas foram enviados como Apostolos pois tinham o dom de Apostolo.

    4 – A quarta classe de Apostolos são os Apostolos de Hoje – Pessoas que tem o dom apostolico de expandir as fronteiras do Evangelho, Deus os usa com grande poder, mas estes não tem autoridade pra Escrever as escrituras sagradas e sim devem se apoiar nas escrituras e fazer delas a base de sua pregação. Como se prova na Bíblia que o dom apostolico não morreu com uns doze ou quatorze homens? Efesios 4:11- fala dos 5 dons ministeriais: Apostolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre, acredito que se excluirmos um temos que excluir todos, alem disso é só ler os versiculos 12, 13 e 14 e ver que o objetivo dos dons ainda não foi concluido, pois a igreja ainda não chegou a perfeição.

    5 – Outra coisa interessante é que vemos o dom apostolico em operação, mas com outro nome: Missionarios. Estes homens e mulheres estão no mundo inteiro, foram "enviados" e muitas vezes Deus os usa com poder e autoridade, mas não são chamados de Apostolos. Daí eu faço uma pergunta: Onde esta na Bíblia o dom de Missionário? não existe. o que existe são missões feitas por Apostolos.

    6 – Sei que existem aqueles picaretas que se denominam Apostolos e que só visam dinheiro, mas não é por estes que vamos anular o apostolado de pessoas serias.

    7 – Não vejo na Bíblia nenhuma referencia ao termino do dom de Apostolo. se alguem tiver esse versiculo me avisa.

    8 – se alguem me disser que viu Jesus, conversou com ele, aprendeu com ele, porque vou duvidar? isso é anti-Bíblico? Não posso aceitar algo que venha contra a palavra, mas se for em total acordo por que não pode ser verdade? só porque eu não tive esta experiencia não quer dizer que a do outro é mentira.

  53. Jhon Ross Diz

    Eu concordo com Mateus Carreu e ainda acrescento:

    Leia o livro dons do Ministerio de Kenneth E. Hagin.

    1- Eu vou acrescentar mais um Apostolo: Jesus, a palavra o chama de Apostolo.
    Ele seria a categoria Primeira que chamaremos de Sumo-Apostolo ou Apostolo Chefe que Hagin fala. Lembre-se: A Palavra Apostolo significa "Alguem Enviado" – Jesus foi Enviado por Deus pra nos Salvar e Pregar o Evangelho – Isaias 61

    2 – A segunda classe de Apostolo são os Apostolos do Cordeiro: Estes foram os doze, para estar entre estes uma Pessoa tinha que ter acompanhado o ministerio de Jesus desde o Batismo de João até a Ressurreição – At 1.

    3 – A terceira classe de Apostolo foram os Apostolos do Novo Testamento, podemos assim dizer. Foram aqueles que tiveram o dom Apostolico, mas não eram contados entre os doze, mas isto meu colega Mateus já enumerou muito bem. Eles não foram testemunhas oculares, mas foram enviados como Apostolos pois tinham o dom de Apostolo.

    4 – A quarta classe de Apostolos são os Apostolos de Hoje – Pessoas que tem o dom apostolico de expandir as fronteiras do Evangelho, Deus os usa com grande poder, mas estes não tem autoridade pra Escrever as escrituras sagradas e sim devem se apoiar nas escrituras e fazer delas a base de sua pregação. Como se prova na Bíblia que o dom apostolico não morreu com uns doze ou quatorze homens? Efesios 4:11- fala dos 5 dons ministeriais: Apostolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre, acredito que se excluirmos um temos que excluir todos, alem disso é só ler os versiculos 12, 13 e 14 e ver que o objetivo dos dons ainda não foi concluido, pois a igreja ainda não chegou a perfeição.

    5 – Outra coisa interessante é que vemos o dom apostolico em operação, mas com outro nome: Missionarios. Estes homens e mulheres estão no mundo inteiro, foram "enviados" e muitas vezes Deus os usa com poder e autoridade, mas não são chamados de Apostolos. Daí eu faço uma pergunta: Onde esta na Bíblia o dom de Missionário? não existe. o que existe são missões feitas por Apostolos.

    6 – Sei que existem aqueles picaretas que se denominam Apostolos e que só visam dinheiro, mas não é por estes que vamos anular o apostolado de pessoas serias.

    7 – Não vejo na Bíblia nenhuma referencia ao termino do dom de Apostolo. se alguem tiver esse versiculo me avisa.

    8 – se alguem me disser que viu Jesus, conversou com ele, aprendeu com ele, porque vou duvidar? isso é anti-Bíblico? Não posso aceitar algo que venha contra a palavra, mas se for em total acordo por que não pode ser verdade? só porque eu não tive esta experiencia não quer dizer que a do outro é mentira.

  54. Matheus Carrel Diz

    Jhon Ross Perfeito…. concordo com vc… !!!

  55. Ricardo Luiz Pinto Diz

    Parafraseando Spurgeon, Todo cristão ou é um apóstolo ou é uma fraude. E nenhum cristão agora é um Apóstolo. O ofício Apostólico não mais existe, mas a palavra apóstolo, no sentido de enviado, pode ser perfeitamente usada, como foi nos textos referidos pelo irmão, mas vemos o que está ocorrendo com o termo hoje.

  56. Ricardo Luiz Pinto Diz

    Paulo de Tarso teria mais ou menos a mesmo idade do Senhor. Hebreu de hebreu, conhecido fariseu. Na palavra não é dito que ele não viu o Senhor no seu ministério. Creio piamente que viu, pois o Senhor foi interrogado muitas vezes por quem? Pelos fariseus, dos quais Paulo fazia parte. E ele viu o Senhor após a ressurreição, o mesmo Senhor que apareceu aos Doze, apareceu a Paulo.

  57. Lucas Ugiette Diz

    Perfeito Matheus.

  58. Lucas Ugiette Diz

    Perfeito Matheus.

  59. Josias Alves Diz

    Jhon Ross ,meu irmão,citar um herege feito Kenneth E. Hagin,brincadeira!

  60. Benny Dio Diz

    Matheus Carrel, considerando sua aparência na sua foto/avatar você deve ser bastante jovem. Devido a esse pouca idade e as suas muitas ocupações, resta-lhe menos tempo para um estudo mais aprofundado das escrituras, o que a nos os mais '"rodadas" sobeja. RENATO VARGENS não "deu bola fora não", mas sua falta de conhecimento é que não acompanhou o conhecimento dele. O autorizado APOSTOLO PAULO foi quem deixou estabelecer este requisito numero um e exigido para quem almeje ser apostolo. VARGENS não imaginou isso. Esta escrito em I aos Corintios 9:1. Lê-se "Não sou eu apóstolo? Não vi eu a Jesus, nosso Senhor? E, não sois vós fruto do meu labor no Senhor?

  61. Benny Dio Diz

    Matheus Carrel, considerando sua aparência na sua foto/avatar você deve ser bastante jovem. Devido a esse pouca idade e as suas muitas ocupações, resta-lhe menos tempo para um estudo mais aprofundado das escrituras, o que a nos os mais '"rodadas" sobeja. RENATO VARGENS não "deu bola fora não", mas sua falta de conhecimento é que não acompanhou o conhecimento dele. O autorizado APOSTOLO PAULO foi quem deixou estabelecer este requisito numero um e exigido para quem almeje ser apostolo. VARGENS não imaginou isso. Esta escrito em I aos Corintios 9:1. Lê-se "Não sou eu apóstolo? Não vi eu a Jesus, nosso Senhor? E, não sois vós fruto do meu labor no Senhor?

  62. Paulo Machado Paulo Diz

    Me desculpe adson, mas creio que você não compreendeu os versiculos em atos 1:21a23, poís claramente remete-nos a existência de testemunhas validando aos doze discipulos que caminharam com Cristo exemplo de matias escolhido para ser apóstolo, tbém de sua ressurreição atos 2:32, tbém havería lançamento de sorte, atos 1:26, quanto a paulo como apóstolo deve-se a sua experiência fenômenal ocorrida no caminho de Damasco a qual nenhum suposto apóstolo após os doze experimentou e foi confirmado em atos 9:15 para ser apóstolo dos gentios.

  63. Rodrigo Guimarães Diz

    Os católicos é que creem em sucessão apostólica vigente hoje.
    Qualquer suposto “movimento apostólico” atual, por exclusão, entendo ser “outro evangelho”, e este, por consequência lógica da instrução bíblica, anátema. Não?

  64. Arthur Santos Diz

    E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
    Depois foi visto, uma vez, por mais de QUINHENTOS irmãos,
    dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
    Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
    E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a
    um abortivo.Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de
    ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.
    I Corintios 15:5-9
    Acho engraçado que nesse contexto só ter havido 12 + Paulo tendo Jesus aparecido a mais de 500
    e também sendo requisito a ortodoxia é tão poderosa e eficaz que impediria Jesus se mostrar a quem quer?? Que tipo de mentalidade estúpida e baseada em um requisito imposto pelo erro do apóstolo Pedro que sorteou, ele lançou sorte pra escolher Matias, e como seria, dentro desse requisito imposto por ele, Paulo um apóstolo se este não conviveu com Jesus desde João Batista até vê-lo ressurreto? E as doze portas do apocalipse com os 12 nomes dos apóstolos? Eram 12 + Paulo , quem ficou de fora? Por que a Igreja teria fundamento nos profetas e apóstolos se essas funções foram apagadas pela ortodoxia? Por que Jesus disse que os profetas profetizaram até João Batista? Quais seriam os profetas de fundamento da Igreja? Cadê o Espírito Santo na Teoria Ortodoxa? Paulo não disse porém que depois dessas aparições relatadas antes dele ele não seria o último que se falou no aparecimento de Jesus? Ele não afirma ser o último apóstolo.

    “É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco
    todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,
    Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre
    nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua
    ressurreição.
    E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por
    sobrenome o Justo, e Matias.
    E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de
    todos, mostra qual destes dois tens escolhido,
    Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que
    Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
    E, lançando-lhes SORTES, caiu a sorte sobre Matias. E por
    voto comum foi contado com os onze apóstolos.
    Atos 1:21-26

    Eu creio sim que há falsos apóstolos como haviam, falsos profetas, como também já existiam, falsos pastores, falsos crentes, existe a corrupção em todo tipo de segmento, mas dizer que o Espírito Santo não pode escolher alguém para Apóstolo ou que Jesus não pode aparecer ressurreto é algo muito sério em dizer que Ele é Senhor do Impossível e não acreditar no seu poder de capacitar alguém, deve ser porque os idealizadores desse tipo de idéia tem um conceito tão frágil e corrompido com as próprias concupiscências que não acreditam que pode alguém ter tal integridade e chamado para sua vida.

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Arthur, recomendo a leitura deste livro: http://fiel.in/livroapostolos

    2. Arthur Santos Diz

      Obrigado pela indicação! Pode escolher a esquerda ou direita, sei que Deus tem me prosperado onde tenho pisado, meu livro base é Ministério Apostólico by Rick Joyner

  65. Rogerio Oliveira Diz

    NA REALIDADE EU TB Ñ ENTENDI MAS TD BM

  66. Adilson Belo Diz

    argumento fácil fácil de refutar, Barnabé não recebeu literalmente de Cristo, não era um dos 12, e foi um apóstolo. Atos 14.14

    1. Roberto Oliveira Diz

      Se você estudar a historia, barnabé era testemunha ocular da ressurreição de Cristo e foi um dos 70 discípulos de Cristo, também vale ressaltar que o próprio Matias era testemunhar ocular de Cristo ressuscitado como vários outros e ainda em 1 Cor. C15 V6, Paulo ainda nos diz que Cristo foi visto por mais de 500 pessoas, sendo assim essas pessoas foram testemunhas oculares de Cristo ressurreto. Então isso nos esclarece e confirma a própria palavra de Deus que Apóstolos um dos requisitos para o ser era ser testemunha ocular de sua ressurreição. Quem quiser saber mais de historia leia o Livro Eusébio de Cesareia. grupo zap cristao +5521985872210 Bia.

  67. Pâmella Valle Diz

    Por que algumas pessoas acreditam haver em nossos dias apóstolos da mesma envergadura dos doze escolhidos por Jesus?

    Mais uma vez essa compreensão vem de uma interpretação parcial das Escrituras. Prefere-se ignorar as prerrogativas bíblicas para que uma pessoa seja considerada apóstolo. Geralmente os que defendem a ideia de que há apóstolos nos dias de hoje fundamentam essa afirmativa sobre alguns textos isolados das Escrituras, sem contudo avaliar tudo o que a Bíblia diz sobre o ministério dos apóstolos. Veremos adiante alguns textos que são utilizados para fundamentar esses ensinamentos e constataremos sua fraca e superficial fundamentação.

    1° argumento: Os apóstolos atuais são o fundamento da igreja.

    Na carta de Paulo aos Efésios 2:20 está escrito:

    “- Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra de esquina.”

    Argumento: Com base no texto acima se afirma que os apóstolos atuais são o fundamento da igreja. A igreja sem apóstolos é uma igreja sem base, sem “cobertura espiritual”, sem alicerce.

    Refutação: Novamente ocorre acima o erro mais comum na interpretação da Bíblia. Não se podem tomar textos isolados, tirá-los do seu contexto e dar a estes o significado que não tem. Vemos nesse texto que Paulo compara a Igreja de Cristo a um edifício. Os doze apóstolos são o alicerce e nós somos a construção. Quando se inicia a construção de um edifício, qual a primeira etapa a ser feita? É exatamente estabelecer as bases. Se há apóstolos em nossos dias teremos que aceitar que o concreto ainda está sendo derramado. Que as bases ainda estão sendo estabelecidas. Biblicamente falando, contudo não é isso que vemos. A Bíblia deixa claro que os doze apóstolos são o fundamento da igreja de Cristo. Para que não restem dúvidas de que apenas os doze apóstolos são o fundamento da igreja de Cristo vejamos o que diz Apocalipse 21:9-14:

    “- Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro… A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.”

    O texto acima deixa claro que a igreja, a noiva do cordeiro que habitará na santa cidade, está alicerçada sobre doze fundamentos, e sobre cada fundamento está o nome dos doze apóstolos do cordeiro. Esse texto não é uma referência isolada para tentar comprovar que apenas os doze apóstolos são o fundamento da igreja. Vejamos o que diz Paulo em 1 Co. 3:10:

    “- Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o alicerce como sábio construtor, e outros edificam sobre ele.”

    O papel da igreja de Jesus não é lançar os alicerces. Estes já foram postos. Nosso papel é de edificar a igreja de Cristo sobre esse fundamento. Creio que essa edificação está quase no fim e as últimas “pedras vivas” estão sendo postas sobre o fundamento antes da vinda de nosso Senhor Jesus para buscar sua noiva naquele grande dia.

    2° argumento: Além dos doze apóstolos e de Paulo, a Bíblia se refere a outras pessoas como apóstolos e, portanto isso comprova que o ministério apostólico teve continuidade mesmo após a morte de João, o último dos apóstolos vivos. (At. 14:14; 1 Co. 9: 5 – 6; Gl. 1:19; Fl. 2:2; 1 Co. 4:9; Rm. 16:7)

    Argumento: Os textos acima elencados mostram que, por exemplo: Barnabé, Thiago(irmão de Jesus), Epafrodito, Apolo, Andrônico e Junias foram também denominados apóstolos. Portanto também deve haver apóstolos em nossos dias.

    Refutação: Esses valorosos servos de Deus realmente foram apóstolos, mas no sentido amplo do termo, significando que eles foram separados e enviados por Deus para realizar uma obra específica. Isso não invalida em nada a grande obra que esses homens fizeram. Os sinais de seu chamamento e apostolado se comprovam pelo testemunho das Escrituras. Como já vimos nesse estudo o termo apóstolo possui um significado mais restrito se referindo aos doze e a Paulo, e um significado mais amplo se referindo a qualquer pessoa enviada a uma obra específica. Cito aqui como exemplo, Hebreus 3:1 que diz:

    “- Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, considerem com atenção o Apóstolo e Sumo Sacerdote que declaramos publicamente, Jesus.”

  68. Ivani Nascimento Diz

    Os apóstolos “mormons” (na verdade eles são apóstolos para o mundo inteiro) têm todas essas credenciais que vc citou.

Comentários estão fechados.