O Comer e o Beber dignamente – Iain Campbell

Nesse artigo, Iain Campbell nos ensina mais sobre a Ceia do Senhor:

Um de nossos pregadores escoceses costumava dizer que o crente possui três visões sobre a Mesa do Senhor. Há, em primeiro lugar, uma visão retrospectiva. O sacramento da Ceia do Senhor é uma comemoração, uma celebração de um evento no passado. É um auxílio para que nos lembremos do ponto crucial e redentor da história, o ponto no qual o Filho de Deus morreu pelo seu povo. Não é uma reencenação do sacrifício, mas é um auxílio visual dramático para a fé, enquanto se olha para trás ao ponto da história em que o cordeiro sacrificial morreu por nós.

Em segundo lugar, há uma visão prospectiva no sacramento. Esse olhar é direcionado para frente com tanta certeza quanto se olha para trás. A visão prospectiva antecipa o retorno do Senhor. Ela pertence ao projeto da Ceia do Senhor, que é um arranjo temporário “até que ele venha”. A noiva de Cristo não se lembra da morte do seu noivo como uma viúva, mas como alguém que anseia pelo dia em que o noivo voltará para levá-la para casa.

No entanto, em terceiro lugar, deve haver uma visão introspectiva no sacramento. Somos chamados a olhar para dentro de nós mesmos, a fim de nos prepararmos para a Mesa do Senhor, examinando-nos. Não somos chamados para sermos auto-obsessivos, mas sim autoconscientes, e para nos colocarmos sob o escrutínio da Palavra de Deus, mesmo quando a Palavra de Deus nos convida a vir para a festa.

Em 1 Coríntios 11:27-28, o autoexame é necessário se quisermos evitar ser “réu do corpo e do sangue do Senhor”. O ser “réu” de que Paulo fala está ligado ao comer do pão ou beber do cálice “indignamente”. O autoexame é motivado por um desejo de glorificar a Deus em nossa participação no sacramento, para que possamos comer e beber “dignamente”.

A “dignidade” à qual Paulo se refere é adverbial, não adjetiva. Ou seja, não descreve as pessoas que participam, mas a maneira como elas fazem isso. Somos todos, cada um de nós, indignos do amor que nos convida à Mesa do Senhor. Nós não nos examinamos para ver se somos dignos ou se fizemos alguma coisa que nos torna mais dignos, desde a última vez que participamos do sacramento. Porém, temos que examinar a nós mesmos para ter certeza de que o nosso comer e o nosso beber são dignos, de que temos um título e um direito de estar à mesa, e de que o nosso tomar do pão e do vinho é apropriado e adequado.

Leia o artigo completo

Dezembro2012Dr. Iain D. Campbell ministra na Point Free Church, uma congregação da Free Church of Scotland, localizada na Ilha de Lewis, Escócia. Ele é autor de The Seven Wonders of the World.

Por Iain D. Campbell. Extraído do site www.ligonier.org. © 2013 Ligonier Ministries. Original: Worthy Eating and Drinking

Este artigo faz parte da edição de Dezembro de 2012 da revista Tabletalk.

Tradução: Isabela Siqueira. Revisão: Renata do Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: O Comer e o Beber dignamente – Iain Campbell

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Veja mais artigos desta revista

13 Comentários
  1. Emerson Diz

    O link redireciona para a mesma página do VE, e não para a página do Ministério Fiel

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      arrumado!

  2. Artur Ribeiro Diz

    O link apenas duplica a página.

  3. Roberto Louzada Dias Diz

    E é este exame nosso que nos leva a entender o grande amor de nosso Senhor Jesus Cristo. O exame nos leva a perceber que, mesmo sendo novas criaturas, ainda pecamos e perdoar e pedir perdão deve fazer parte integrante de nossa comunhão com o Senhor e com a Sua igreja. A maneira como participamos resulta da comunhão que temos com ambos, Cristo e igreja.

  4. Pr. Cleilson Diz

    Não consigo ler o artigo completo.

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      arrumado!!

  5. Lourival Gonçalves Diz

    Verdade,o link para a continuação da leitura está com erro…

  6. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    arrumado!

  7. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    arrumado!

  8. Lourival Gonçalves Diz

    Vinícius Musselman Pimentel Obrigado!

  9. Brau Riber Diz

    quando reunir num lugar não é para comer a ceia do senhor, hoje em Cristo Jesus a Ceia do Senhor é Espiritual o comer e beber não é literal e sim espiritual, quem come e bebe literalmente, esta trazendo juizo para si, inclusive quem come e bebe semanalmente, pois Cristo disse em Memoria de mim. (vamos entender as escrituras).Apostolo Paulo disse aos Corintios – Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei. Paulo que foi arrebatado ao terceiro céus, não recebeu nada de material de nosso Senhor Jesus Cristo, como ele disse na carta aos Corintios o que recebi também vos entreguei (nada). a não ser pregar o verdadeiro evangelho, que muitos hoje pregam erroneamente. Vamos buscar pela verdade que ela nos libertará. Amém. (Membro – Igreja de Deus Internacional).

  10. Brau Riber Diz

    1 CORINTIOS 11:22 – Não tendes, porventura, casa onde comer e beber? Ou menosprezais a IGREJA DE DEUS e envergonhais os que nada tem? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo.

Comentários estão fechados.