10 dicas práticas para pastores no aconselhamento de mulheres

No artigo Conselhos Práticos e as Diferenças no Discipulado de Homens e Mulheres, Deepak Reju fornece diretrizes bíblicas e práticas de como um pastor deve discipular homens e aconselhar mulheres. Reju defende que pastores devem sim aconselhar, mas ressalta que para aconselhar mulheres sabiamente, os pastores precisam criar alguns limites. Eis 10 limites que ele fornece:

  1. Limite o número de reuniões que você tem com qualquer mulher. Você deve ser cuidadoso para não alimentar uma dependência emocional do pastor. Especialmente, no caso de mulheres em maus casamentos, você não deve ser um substituto emocional ou espiritual de seus maridos.
  2. Seja muito, muito cauteloso com mulheres emocionalmente dependentes. Mulheres muito necessitadas anseiam por encontrar um homem que deem atenção a elas, e pastores frequentemente possuem um ouvido compreensivo e são bons ouvintes. Embora você deva sim oferecer aconselhamento gentil e piedoso, você não deve alimentar intimidade ou dependência emocional errôneas.
  3. Sempre que possível — dependendo da situação de sua família — inclua a sua esposa.
  4. Certifique-se de fazer o aconselhamento em um gabinete onde você seja sempre muito visível. Coloque a sua cadeira na linha de visão daqueles fora do gabinete. Se a porta do seu gabinete não tiver vidro, substitua por uma que tenha.
  5. Faça aconselhamento com mulheres apenas durante horário comercial, para que a secretária da igreja ou outros funcionários estejam presentes no prédio da igreja. Nunca fique sozinho com uma mulher na igreja para que você seja sempre irrepreensível (1Tm 3.2).
  6. Se possível, posicione a mesa da secretária próximo à porta do seu gabinete.
  7. Alguns pastores preferem manter a porta escorada levemente aberta (ou totalmente aberta), certificando-se de que, caso a secretária ouça a conversa, mantenha o sigilo.
  8. Não faça aconselhamento em uma parte isolada da igreja, mas em algum lugar onde haja bastante movimento, com pessoas passando constantemente.
  9. Certifique-se de que pelo menos um membro da diretoria conheça (ou pelo menos tenha acesso à) sua agenda. Se ninguém mais sabe o que você está fazendo, há mais potencial para você esconder coisas.
  10. Certifique-se de que você tenha uma prestação de contas regular com outro pastor ou líder em sua igreja, o que inclui conversar sobre as suas mais difíceis situações de aconselhamento.

No artigo completo, Reju fornece uma visão bíblica para discipular homens e mulheres, além de outros ótimos conselhos práticos. Confira:

Leia o artigo completo

pastoringwomen

Por Deepak Reju. Extraído do site www.9marks.org. © 2014 9Marks. Original: Discipling Men vs. Discipling Women

Este artigo faz parte da edição de Julho/Agosto de 2010 do jornal  9 Marks Journal.

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Renata do Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: 10 dicas práticas para pastores no aconselhamento de mulheres

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.