um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

A Fé Nega a Razão?

Fé e razão são coisas contraditórias? Ter fé é ser ignorante, como alguns afirmam? Ou será que a fé e razão podem andar juntos? Leia o artigo a seguir e aprenda mais:

Diz-se que quem define os termos, vence o debate. Os céticos sabem disso e tiram vantagem. Observe uma das famosas definições de “fé” fornecidas por incrédulos. Mark Twain, por exemplo, brincou: “fé é crer no que você sabe que não é verdade”. Mais próximo aos nossos dias, o escritor ateu Sam Harris definiu fé como “a desculpa que pessoas religiosas dão a si mesmas para continuarem acreditando quando as razões falham”. Richard Dawkins, talvez o mais famoso ateu da nossa geração, afirma: “fé é o grande escape, a grande desculpa para fugir da necessidade de pensar e avaliar a evidência. Fé é a crença a despeito, ou até talvez por causa, da falta de evidência”.

A única coisa que todas essas definições têm em comum é a, explícita ou implícita, ideia de que a fé está em conflito com a razão. Infelizmente, alguns cristãos na história da igreja disseram coisas que deram suporte a essa visão de relação entre fé e razão. Martinho Lutero, por exemplo, fez declarações negativas muito pesadas sobre a razão, muitas das quais são citadas por céticos em suas tentativas de provar que o cristianismo é inerentemente irracional. Lutero chamou a razão de “a maior meretriz do Diabo”. Ele disse em diversos contextos diferentes que a razão deveria ser destruída. O contexto é crucial, porque nessas situações Lutero estava falando sobre a arbitrariedade da razão humana sozinha de discernir coisas divinas. Ainda assim, sua tendência à hipérbole passou a bola para os céticos.

[…]

A maior parte da discussão contemporânea sobre o suposto conflito entre fé e razão surgiu no contexto de discussões a respeito de ciência e religião. Limitações espaciais impedem uma discussão completa sobre essa questão, mas alguns pontos gerais devem ser avaliados para nos ajudar a entender como pensar sobre quaisquer supostos conflitos que venham surgir. Em primeiro lugar, devemos reconhecer com Agostinho, João Calvino e muitos outros que toda verdade é verdade de Deus. O que é verdade, é verdade porque Deus revelou, criou ou decretou.

Entenda melhor o assunto lendo o artigo completo:

Leia ao artigo completo

2013_TBT_06_June_200x1000Por: Keith Mathison. Extraído do site www.ligonier.org. © 2013 Ligonier Ministries. Original: Faith and Reason

Este artigo faz parte da edição de Junho de 2013 da revista Tabletalk.

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Renata do Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: A Fé Nega a Razão?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Veja mais artigos desta revista

8 Comentários
  1. Isac Ariel de Vargas Diz

    Fé é acreditar que o mundo não veio de uma estúpida teoria de descendemos de primatas!

  2. Isac Ariel de Vargas Diz

    "de que "

  3. Victor Diz

    Bom, acredito que, EM PARTE, a fé TEM que negar a razão. Por vários motivos, dá pra escrever um livro sobre isso. Um homem andando sobre as águas ou ressuscitando mortos não é lá muito racional….

  4. Emilio Piris Diz

    quem tem a fé sempre sera vencedor.

  5. Emilio Piris Diz

    quem tem a fé sempre sera vencedor.

  6. Flávia Fernandes Santarém Diz

    Eles falam tanto daqueles que tem fé em Deus, que inventamos desculpas para não aceitar o que eles falam… entretanto pra acreditar nessas tais "teorias e evidências" precisa ter muita fé… pois é cada absurdo!!! Mas é assim mesmo, o enganador usando o orgulho (origem do pecado dele) pra que muitos homens continuem longe de Deus… querendo ser deuses…

  7. Eduardo Astrada Diz

    Fé é a simplicidade de amar a Deus e confiar que nossos pensamentos e sonhos sejam realizados por Ele e realmente são, digo pela minha vida

  8. Edna Maria Gusmai Diz

    Fé Não se explica se vive,eu vivo pela fé já venci varias situações pela fé. A Bíblia me ensina: A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem. Hebreus 11:1 eu creio na palavra de Deus. Obs é preciso viver por princípios Bíblicos(obedecer os mandamentos) O justo viverá pela Fé!!!!!

Comentários estão fechados.