O que devo procurar ao escolher uma igreja? – R.W. Glenn

[dt_call_to_action content_size=”normal” text_align=”left” background=”fancy” line=”true” style=”2″ animation=”right”]

Nesta quinta começa a Conferência Fiel para Jovens 2014, com o tema “Escravo: Rendendo-se ao Senhorio de Cristo” e as palestras de Bob Glenn, Clodoaldo Machado, Jáder Borges e Jonas Madureira.

Assista Ao Vivo[/dt_call_to_action]

O que devo procurar em uma igreja? Há algum elemento essencial para realizar tal escolha? Aprenda mais assistindo ao vídeo de R.W. Glenn:

Transcrição

Entrevista com R.W. Glenn: O que devo procurar ao escolher uma igreja?

A primeira coisa que você deve procurar em uma igreja local é a pregação da Palavra. Eles pregam a Bíblia? Com isso quero dizer, eles deixam a Bíblia falar por si mesma, o que alguns chamam de pregação expositiva? Eles comunicam a verdade do texto como ele foi feito para ser comunicado ao seu público original e depois a ponte é construída pelo pregador do público original para o contexto contemporâneo?

A questão é: Eles estão pregando e ensinando a Bíblia fielmente? Essa é a primeira coisa que você vai procurab motivos que são menos centrais, mas a questão número um é se eles pregam a Palavra.

Por: R W Glenn. © 2012 Redeemer Bible Church. Todos os direitos reservados. Original: R W Glenn Q&A: What Should I Look For In Choosing A Church?

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel – Voltemos ao Evangelho © Todos os direitos reservados. Website: VoltemosAoEvangelho.com. Original: O que devo procurar ao escolher uma igreja? – R.W. Glenn

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

23 Comentários
  1. Ricardo Karen Diz

    Sem dúvidas este é primeiro e maior requisito para procurar em uma igreja local.

  2. Misael Nabarro Diz

    Como a pessoa vai saber se não for regenerada pelo Espirito santo, todos os lobos lêem trechos da bíblia em seu benefíco.

  3. Celia Regina Silva Diz

    e

  4. Denis Marques Diz

    glorias ao nome de jesus ….

  5. Misael Nabarro Diz

    Depois de buscar no catolicismo, no espiritismo, nas seitas e no protestantismo o conhecimento absoluto das coisas espirituais; depois de ser explorado, e extorquido por falsos profetas; depois de sofrer decepções, e de ter desenganos e tristezas terríveis; depois de dizer a DEUS QUE NÃO ACEITARIA MAIS NENHUM HOMEM ENTRE ELE E EU; Encontrei o que tanto busquei; recebi do ESPÍRITO SANTO pela vontade soberana de Deus a REVELAÇÃO, O ENTENDIMENTO DO AMOR E DA GRAÇA DE DEUS; recebi o conhecimento absoluto da vida espiritual, e das melhores coisas pertencentes a SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS.
    Algo tão superior que não pode ser ensinado por nenhum homem na face da terra, só mesmo por REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO. Amém! E graças a Deus!

    Hoje, com uma alegria profunda, eu sei que o único lugar que tenho que freqüentar pra ouvir as coisas de meu Pai é a Bíblia, principalmente as epístolas do apóstolo Paulo; sei que o apóstolo Paulo é o apóstolo do EVANGELHO DA GRAÇA DE DEUS, e também o apóstolo dos GENTIOS, povo ao qual eu pertenço, visto que não sou JUDEU.

    Hoje, eu sei também que é o ESPIRITO SANTO quem me ensina todas as coisas ( João 14:26, I João 2:27 ), e intercede por mim ( Romanos 8:26 ); hoje, eu só tenho um sacerdote que é Jesus Cristo ( Hebreus 7:24 – 28 ), só tenho um pastor que é Jesus Cristo ( João 10:16 ), e só tenho um mediador entre eu e meu Pai celeste que também é Jesus Cristo ( I Timóteo 2:5 ).

    Hoje, eu sei que o lugar que tenho que ir pra adorar a Deus está no meu corpo, e este lugar, é o meu espírito ( João 4:23,24 ).

    Hoje, eu sei que a palavra EVANGELHO significa: BOAS NOVAS; BOAS NOTÍCIAS; sei que nenhuma igreja; sei que nenhuma religião ensina, e nem prega BOAS NOVAS, BOAS NOTÍCIAS.

    BOA NOTÍCIA, só mesmo o ESPÍRITO SANTO ME DIZ, e Ele me diz que: Não sou mais servo, hoje sou filho e herdeiro de Deus por Cristo Jesus ( Gálatas 4:7 ), diz Jesus: O servo não fica para sempre em casa, o filho fica para sempre ( João 8:35 );

    BOA NOTÍCIA é saber que: Jesus Cristo já me salvou ( Gálatas 4:4,5 ): Jesus Cristo já me curou ( Mateus 8:17, I Pedro 2:24 ); o diabo já foi aniquilado, já foi expulso, já foi destruído ( Hebreus 2:14, João 12:31, Lucas 4:34, Lucas 13:32, Colossenses 2:15 ); Jesus jejuou por mim ( Mateus 4:2, Lucas 4:2 ); no meu lugar Ele foi batizado por João Batista ( Mateus 3:13 – 17, Colossenses 2:12, Romanos 6:3 ); Jesus cumpriu e desfez toda a lei por mim ( Mateus 5:17,18, Efésios 2:15, Gálatas 4:4,5 ); morreu e ressuscitou por mim ( Efésios 2:6, Romanos 6:8,9, II Coríntios 5:14,15 ); Jesus Cristo de graça me deu a vitória, me abençoou (Efésios 1:3), e me fez mais que vencedor ( Romanos 8:37 ).

    BOA NOTÍCIA é saber que: nenhuma condenação há para mim que estou em Cristo (Romanos 8:1), nada me separará do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Romanos 8:39), em Cristo Deus já me deu tudo o que diz respeito a vida e piedade (II Pedro 1:3 ), juntamente com a lei, o dízimo deixou de existir(Efésios 2:15, Hebreus 7:12,18 ), os anjos de Deus estão aqui para me servir, e me proteger ( Salmo 91:11, Hebreus 1:13,14 ), eu tenho a mente de Cristo ( I Coríntios 2:16 ), sou transformado de glória em glória ( II Coríntios 3:18 ), sou livre pois Jesus Cristo me libertou (João 8:32 ), na Graça de Deus estou reinando em vida ( Romanos 5:17 ). AMÉM! E GRAÇAS A DEUS!

  6. Leonardo E Vivi Teixeira Diz

    NÃO ESQUEÇA DE USAR TODO ESSE CONHECIMENTO E ACHAR UMA IGREJA PARA CONGREGAR! SALMOS 133: 1; HEBREUS 10: 25. PAZ!

  7. Leonardo E Vivi Teixeira Diz

    PQ ACORDAR ÀS 3 DA MANHÃ?? ALGUMA EXPLICAÇÃO BÍBLICA?? "ORAI SEM CESSAR". 1 TESSALONICENSES 5: 17

  8. Antonio Marcos Candido Diz

    o ateu nao sabe diferenciar o lobo da ovelha devido a mascara. Mas ' CONHECERÁ A BOA ARVORE PELOS BONS FRUTOS" Comece analisando o ambiente e os membros, depois: leia a biblia, acorde as 3 da manha e ore pelo menos uns 30 minutos buscando a verdade…acorde, lave o rosto e entregue um jejum ao Senhor-ate o meio dia ta bom- pedindo discernimento da verdade, IRMAO, TE GARANTO!!!SEUS OLHOS SE ABRIRÃO….A PAZ DO SENHOR!!

  9. Epaminondas Rodrigues da Cruz Diz

    Jo 8:32 "Conhecereis a verdade, e a verdade vos tornará livres" Jesus fala da semeadura. Leia o capítulo todo.Lucas: 8. 10. Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. – Bíblia JFA Offline

  10. Luis Antonio Lobao Diz

    Leonardo E Vivi Teixeira
    o cara acabou d falar q ele é a igreja

  11. PrDalton Esposa Camila Diz

    Muito bom Misael, você conhece o que fala, só não entendi uma coisa, tudo gira em torno de você, e como ficaria quando falamos do Corpo de Cristo ou se preferir a Noiva de Cristo? Igreja não significa somente templo… Não depender de ninguém não é biblico, todos nós nos frustamos, mas o verdadeiro sentido está em como vamos lidar com isso, já sofri como você, com homens que não conheciam ou conheciam mas não aplicavam a palavra em suas igrejas, nem por isso desisti, pois sei que o que vale no final é o Reino de Deus não nossas aspirações. O tema o que devo procurar para escolher uma igreja é um abuso, pois somos todos de uma única igreja, a de Cristo. E cria expectativas que realmente existe a igreja (local) ideal, e isso é um erro, ela não existe, até porque todos necessitam ser trabalhados por Deus. Ninguém pode-se achar suficiente pois assim perdemos a verdadeira essência do evangelho, amar a Deus e a ao próximo.

  12. Misael Nabarro Diz

    PrDalton Esposa Camila, acho que o senhor não entendeu, EU NÃO VIVO MAIS, MAS CRISTO VIVE EM MIM galatas 2:19,20 – Tudo gira em torno de Cristo, que é a minha vida. A IGREJA são pessoas,é um organismo vivo espalhada sobre a face da terra, A "IGREJA " não é TEMPLO FEITO POR MÃOS HUMANAS (atos 17:24), Deus não habita e nem necessita de templos para os chamados que se tornam filhos por meio da FÉ em JESUS CRISTO.Pois sem FÉ É IMPOSSIVEL, I, IMPOSSSSÍÍÍÍVEL agradar a DEUS(hebreus 11:6). E o justo vive pela fé(Hebreus 10:38)Você não vai poder viver nunca da fé de outra pessoa: do seu pastor, do seu cônjuge e nem mesmo da fé de Jesus, porque não é este o Projeto de Deus! O churrasco que comi hoje alimenta a mim somente, e não a você. Nenhum bezerro cresce com o capim que o outro comeu! "O justo viverá da fé (da sua própria fé)". Jesus Cristo – Ele mesmo é o "Autor e Consumador da nossa fé" (Hb. 12:2), da sua fé, da minha fé, da nossa fé. Ele é quem "habita pela fé em nosso coração" (Ef 3:17), e de lá (do coração, de Cristo) temos o poder de crer "pois, é com o coração que se crê" (Rm 10:10).Ele disse a mulher com fluxo de sangue "a TUA fé te salvou" (Lc 7:50). Foi sua fé, a fé dela mesmo que a salvou da enfermidade. É a tua fé, a tua própria fé, que te salva agora. "Não tenha medo, somente crê" (Lc 8:50).
    É difícil explicar para você minha fé, já que você está sob uma carga muito grande de uma concepção de fé associada a uma religião de desencargo de conciência de fim de semana. A fé da qual lhe falo é aquela que existe independente de existirem no mundo igrejas(templos), ou congregações, ou denominações…). É a fé em Jesus Cristo, não em ajuntamento de pessoas.
    O Cristo da religião é visto tão somente como um reformador moral, um auxiliador nos momentos de dor e angústia, um proponente da paz, ou mesmo um promotor do progresso humano. Esta visão é centrada no homem e seus pressupostos, sendo, portanto, horizontal e utilitarista. As pessoas buscam um Cristo que se curve a elas na resolução dos seus problemas e, assim que se vêem servidas, o deixam de lado.
    Enquanto as Escrituras afirmam e reafirmam que o mundo vai de mal a pior, os religiosos constroem bases sobre montes de areias movediças. Buscam melhorar a sociedade e reformar o homem, porém com a sua natureza pecaminosa e decaída inclusa. Por isso, se vê tanto desatino, facções, sectarismo, disputas, escândalos. Cristo não está neste negócio, porque Ele não é apenas um doador de coisas e, muito menos, um solucionador de problemas que se inclina aos ditames de pecadores inchados em seus dogmatismos.
    O Cristo do evangelho é o tudo de Deus. Ele mesmo é a cura, a libertação, a verdade, o caminho, a ternura, o amor, a vida, a disciplina e a correção. A vida, a qual Cristo afirma ser, como de fato é, não é apenas a vida biológica ou psíquica, mas é a vida eterna, imanente e permanente, posto que subsiste em si mesma desde os tempos eternos.
    "Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim JAMAIS terá fome; e o que crê em mim, JAMAIS terá sede." João. 6: 35 .
    O cristão genuíno em nada é melhor do que qualquer outra pessoa, mas nele, Cristo é tudo, e, portanto, é ele o nada de Deus. Não lhe resta nada que não seja Cristo, pois "Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestos com Ele, em glória." Cl. 3: 3 e 4.
    É a pessoa que não foi a Cristo por méritos e justiças próprias, mas Deus mesmo a conduziu conforme João. 6: 44 e 65 – "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido."
    JESUS Cristo não é uma das dádivas de Deus aos eleitos, Ele é o único dom de Deus aos seus eleitos.

    Na paz !!

  13. Helói de Souza Diz

    a palavra, a verdadeira essência de uma boa igreja!!

  14. PrDalton Esposa Camila Diz

    Misael Nabarro , ok comprendi. Algo importante a salientar, não tenho religião, estou sim em um conceito de religião, vivo Cristo e sua palavra somente. A questão da fé é única, concordo com você, porém não se deve achar que nosso modo de vivenciar as coisas é único, existe muitos que desconhecem aquilo que vc conhece, nem por isso devemos desprezar, para estas pessoas estar congregando é a única forma de se reerguer e reinventar. É claro que Cristo não está nas dissoluções e besteiras televisivas, e muito menos nas igrejas "salvadoras". Agora lhe pergunto: O que vc fará com tudo isso? Como saberão da verdade? Esse é o meu trabalho e o seu, e querendo vc ou não isso é o papel da igreja. Tenho absoluta certeza que seu conhecimento por consequência gerou amor, pois é isto que o Espirito Santo deve realizar em nós. Desculpe mas em suas palavras, defendendo que Cristo é o centro, para mim ficou claro que mesmo Ele sendo o centro para vc, não surte efeito, pois me parece que cruzou os braços a realizar algo por Ele e para Ele, que realmente faça a diferença. Eleição é para os politicos, escolhas são para nós, Deus nos aguarda sim, escolher sempre por Ele, mas isto também requer acompanhamento e discipulado, e quem fará isso???

  15. Misael Nabarro Diz

    PrDalton Esposa Camila , Deus coloca a pessoa que Ele quer salvar no lugar e hora certa e abre a nossa boca se assim lhe aprouver, pois como está escrito "Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia."(Romanos 9:16)Quando Deus permite que abra a minha boca aí flui naturalmente sem forçar – Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

    Como pode ver, até aqui não falei de nenhuma religião, e nem falarei pois não pertenço a nenhuma. Pertenço a Cristo e isto é o que importa. Não basta ir a alguma igreja, ou mesmo ter tido um nascimento em um lar cristão para entrarmos no reino de Deus. O Senhor Jesus afirmou, dirigindo-se a Nicodemos que era um homem extremamente religioso e zeloso de agradar a Deus, "não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos e nascer de novo. Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3.3,7). Trata-se, evidentemente de um nascimento espiritual. Nicodemos queria saber como receber esse novo nascimento, ao que o Senhor respondeu: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16).

    Há pessoas que acreditam que apenas uma religião leva a Deus, porque o que acreditam na verdade não é no poder do sangue derramado na cruz, mas na capacidade do homem em obedecer a uma lista de leis e regras (diferem entre as religiões). O raciocínio é simples. Se a religião tal tem a lista de regras mais correta, obviamente essa é a religião de Deus e só será salvo quem estiver ali, já que entre as regras listadas está a regra de estar ali. Parece familiar a você?

    Fazer isso é um terrível pecado, é usurpar a Deus o direito de salvar com base na suficiência completa do sacrifício de Seu Filho na cruz. É dizer que Cristo não seria suficiente para salvar se não existisse a religião tal. É também dar ao ser humano uma participação no crédito de sua própria salvação. Se fui eu quem segui direitinho as regras, então palmas para mim e algumas para Cristo. É negar que nossa natureza seja tão vil que ainda poderíamos encontrar algo nela capaz de seguir regras e mandamentos. É dividir a glória de Deus com os homens e, o que é mais perverso, fechar o caminho a Cristo para alguém que não tem acesso a uma determinada religião. Você coaduma com um pensamento assim? Uma religião que estabeleça algum fundamento de salvação além do próprio Cristo – seja esse fundamento uma lista de regras ou a necessidade de ser membro da tal religião – não é de Deus.

    Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que JÁ ESTÁ POSTO, o qual é Jesus Cristo.(1CO 3:11)

    "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida."(1 João 5:12)

    NA PAZ !!!

  16. PrDalton Esposa Camila Diz

    Misael Nabarro , Deus te abençoe.

  17. Misael Nabarro Diz

    PrDalton Esposa Camila , Vc também

  18. Leonardo E Vivi Teixeira Diz

    Pois é, Luis Antonio Lobao, a ordem bíblica é congregar com os irmãos, mas parece que ele sozinho é a Igreja…

  19. Anônimo Diz

    Misael Nabarro Gostei muito dos seus comentários e nossa.. me vi em todos eles…tbm busquei no catolicismo, no espiritismo,protestantismo e todos os ismos que vc possa imaginar, e ler seus comentários me fez ver que não estou só, e que é possivel sim se achegar a Deus independente de doutrinas criadas por HOmens. Sou grata pelos seus comentários. Deus lhe abençoe sempre!

  20. Misael Nabarro Diz

    charlenecheron , Fico muito feliz por vc minha irmã pois não dependemos e nem precisamos de homens que só querem nos colocar cabresto e dizerem o que nós temos de fazer ou não, pois nós temos o Espírito Santo que habita em nós, como está escrito : "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
    Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."(1 Coríntios 6:19-20)

    Só quem está em Cristo é Nova Criatura, entrar em qualquer "ISMO" não nos faz nova criaturas.Jesus disse: sem mim nada podeis fazer, Toda nossa religiosidade seja ela qual for , Ex: da moto, do carro, da bike, da igreja,da religião,do padre, do pastor etc.. sempre após algum tempo nos faz decepcionar ou nos faz fanáticos, cegos,surdos, condenados a morte eterna.Mas se alguém está em Cristo nova criatura é…Certamente não fará parte de coração de ismo algum, pode até participar mas seu coração não está mais ali , está em Cristo Jesus, só assim teremos paz, e todas as coisas contribuirão para o bem, tudo que puser a mão prosperará, só assim há descanso. Graças a Deus.Assim o salmo 23 tem sentido. O Senhor é meu pastor, nada me faltará.Não falta nada, porque estamos em Cristo, Ele é o tudo de Deus.Deus vos abençoe e nos abençoe no conhecimento de Cristo Nossa Vida.

    Com Amor de Cristo.

  21. Paulo Henrique Diz

    Luis Antonio Lobao de fato, o é (1Co 6:19)… Agora já q ele não vê um templo que seja santo (na visão dele), bem que ele poderia levantar um (Gn 28:20-22), e assim fazer com que a glória de Deus seja vista e ele anuncie boas novas. Só tem que ter cuidado com a língua ao pregar, pois o q se vê é um coração cheio de revoltas e sem predisposição para a obra. De qualquer forma, confiamos no poder e no agir de Deus. Deus abençoe! o/

  22. Paulo Henrique Diz

    Leonardo E Vivi Teixeira talvez em Eclesiástico 32, 18-20: Quem teme o Senhor recebe a instrução; quem MADRUGAR para Ele, encontrará a bênção. Quem procura a Lei, dela será repleto; quem, porém, age insidiosamente, nela tropeçará. Os que temem o Senhor encontrarão um juízo justo e acenderão suas boas obras como um luzeiro.

  23. Misael Nabarro Diz

    Paulo Henrique ,Com este meu testemunho, não tenho a pretensão de ensinar, e nem converter ninguém ao Evangelho da Graça de Deus. A Graça de Deus não pode ser ensinada por nenhum homem. Só se recebe o conhecimento do Evangelho da Graça de Deus por revelação de Jesus Cristo.
    VEJAM O QUE PAULO DIZ:
    Mas faço-vos saber, irmãos, que o EVANGELHO que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
    Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela REVELAÇÃO de JESUS CRISTO. Gálatas 1:11,12.
    Sei que, nem eu, nem homem algum poderá convencer alguém de que: a igreja ( denominação ) não existe mais ( Marcos 14:58 ,I Coríntios 6:19 ), o lugar pra adorarmos a Deus é no nosso espírito ( João 4:23 ), nem jejuns, nem batismos, nem santa ceia, nem votos, nem dízimos, nem sacrifícios, nem lei, e nem morte.
    Somente Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo pra abrir a mente e o coração de alguém e revelar estas maravilhas do Amor e da Graça de Deus. Amém!
    Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13
    DIZ JESUS CRISTO
    Muitos são chamados, poucos escolhidos. Mateus 20:16.
    A M É M !
    E GRAÇAS A DEUS!

    Declaro, em nome de Jesus Cristo que você seja alcançado pela misericórdia de Deus, e que você seja um dos poucos escolhidos para receber a revelação do AMOR e da GRAÇA DE DEUS, segundo a vontade de DEUS. Amém! Graças a DEUS!

Comentários estão fechados.