Reinando com Cristo

Podemos ver no livro de apocalipse, principalmente no capítulo 20, várias menções sobre nós reinarmos com Cristo. Mas o que isso significa? Leia o artigo a seguir:

Um dos principais temas do livro de Apocalipse é o paradoxo da vida cristã. Os crentes estão unidos a Cristo, o Cordeiro que foi morto mas agora reina como o Leão da tribo de Judá (Ap 5-6), e são “mais do que vencedores”, mesmo quando experimentam provação, perseguição e martírio pelo seu testemunho acerca de Jesus Cristo. G.K. Chesterton certa vez comentou que um paradoxo é “a verdade de cabeça para baixo para chamar a nossa atenção”. A descrição do reino dos crentes com Cristo por mil anos em Apocalipse 20.4-6 é um caso de tal paradoxo. Nada pode separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus. Mesmo diante da morte, os crentes vivem e reinam com Cristo.

Onde estão os santos que João vê?

Após descrever a prisão de Satanás nos versículos 1-3, a visão de Apocalipse 20 muda seu ângulo para focar-se em uma cena na qual o apóstolo João vê os santos, aqueles que participam da “primeira ressurreição”, reinando com Cristo durante o período do milênio:

Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. […] Sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos. (vv. 4-6)

Há duas perguntas que são imediatamente levantadas por essa visão. Primeira, onde acontece a cena em que João tem essa visão? Essa é uma cena dos santos no céu ou dos santos na terra? Segunda, quem são os santos que João vê? Eles são a plenitude dos crentes? Eles são os crentes que morreram e agora reinam com Cristo no céu? Ou são apenas os crentes martirizados que desfrutam de um privilégio especial de reinar com Cristo como recompensa pela sua fidelidade a ele?

Leia o artigo completo para ver o desenvolvimento dessas questões e entender mais sobre o assunto:

Leia ao artigo completo


Por:
 Cornelis Venema. Extraído do site 
www.ligonier.org. © 2013 Ligonier Ministries. Original: Reigning with Christ

Este artigo faz parte da edição de Dezembro de 2013 da revista Tabletalk.

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Renata do Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: Reinando com Cristo

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Veja mais artigos desta revista