um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

O Fim de todas as Escatologias

Existem diferentes interpretações sobre o que irá acontecer no fim dos tempos, mas todas elas têm uma coisa em comum. Aprenda mais lendo ao artigo abaixo de R. C. Sproul Jr.:

No País das Maravilhas, quando Alice chegou a uma encruzilhada, ela olhou em volta procurando ajuda. Em uma árvore próxima estava um sorriso. Apenas um sorriso. Porém, logo apareceu o corpo completo do Gato de Cheshire. Alice perguntou ao gato que caminho ela deveria tomar. O gato lhe perguntou para onde ela estava indo. Alice explicou a ele que não tinha nenhum destino em particular, e então o gato disse palavras de sabedoria: “Então não importa”.

Se não estamos indo para lugar nenhum, não existe caminho errado. Você só pode se perder se você tem um destino. É por isso que a escatologia é importante. Quando entendida corretamente, a escatologia, o estudo das últimas coisas, é o estudo de para onde estamos indo.

O problema mais frequente é quando nos achamos caminhando numa estrada sem saída, porque nos distraímos com as placas no caminho. Nós acabamos discutindo sobre onde estamos ou onde quase estamos, e no fim das contas perdemos de vista o real objetivo da história.

A Bíblia fala de um milênio. Ela o faz em meio a uma peça profundamente difícil de literatura inerrante — a Revelação de João, o livro do Apocalipse. E tudo o que a Bíblia ensina é compreensível. Deus não perde o tempo dele ou o nosso nos contando coisas que são impossíveis para a nossa compreensão. Então, há uma visão sã do milênio que é bíblica, cognoscível e valiosa. Nós devemos buscar afirmar e compreender essa visão.

O milênio, contudo, não é o fim, em nenhum sentido da palavra. Ele não é a razão para todas as coisas; nem é a última de todas as coisas. Portanto, ele não deveria nos dividir e separar profundamente.

Algumas visões declaram que estamos no meio do milênio, que esse termo se refere ao tempo entre a ascensão de Cristo e o seu retorno. Algumas visões afirmam que o mundo crescerá progressivamente em perversidade, e então Jesus retornará para governar por mil anos. Outros ainda afirmam que o mundo crescerá progressivamente em fidelidade à Palavra de Deus, para que desfrutemos de uma era de ouro de mil anos antes da volta de Jesus. De fato, são visões muito diferentes sobre o milênio.

Mas você notou o que cada uma dessas visões têm em comum?

Leia ao artigo completo para entender melhor o assunto e ver qual o ponto em comum dessas diferentes visões:

Leia ao artigo completo

header_home-1R. C. Sproul Jr. será um dos preletores da Conferência Fiel 2014. O tema será “A Obra do Espírito Santo”. Veja mais informações sobre a conferência no site:

Conferência Fiel 2014


Por:
 R. C. Sproul Jr.. Extraído do site 
www.ligonier.org. © 2013 Ligonier Ministries. Original: The End of the End

Este artigo faz parte da edição de Dezembro de 2013 da revista Tabletalk.

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Renata do Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: O Fim de todas as Escatologias

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Veja mais artigos desta revista

2 Comentários
  1. Will Goudad Diz

    Vale a pena estudar tem muitas coisas interessantes!!!

  2. Will Goudad Diz

    Vale a pena estudar tem muitas coisas interessantes!!!

Comentários estão fechados.