O que Davi quis dizer com: “não retires de mim o teu Espírito Santo” (Sl 51.11)?

Em Salmos 51.11, vemos Davi afirmar “Não retires de mim o teu Santo Espírito”. O que ele quis dizer com isso? Mauro Meister nos ajuda a entender melhor. Confira:

[dt_call_to_action content_size=”normal” text_align=”left” background=”fancy” line=”true” style=”2″ animation=”right”]

header_home-1Conferência Fiel

Mauro Meister será um dos preletores da 30ª Conferência Fiel, onde teremos o desafio de estudar nas Escrituras “A Obra do Espírito Santo”.

Inscreva-se na Conferência Fiel 2014

[/dt_call_to_action]

Por: Mauro Meister. © 2014 Ministério Fiel. Original: O que Davi quis dizer com: “não retires de mim o teu Espírito Santo” (Sl 51.11)?.

43 Comentários
  1. Idezio Prazeres Diz

    textos maravilhosos p o cristão refletir sobre sua vda c Deus parabéns

  2. Gilberto Kolesny Diz

    Tudo que vem de DEUS É MARAVILHOSO

  3. Leonardo S. Silva Diz

    Tolo, rsssssssssssssss.

    É a isso que você acha que se resume a unção do Espirito Santo ? Capacitação para reinar ? Você precisa se apegar a referências externas para "contextualizar" ou seja para encontrar uma interpretação do significado da expressão ?

    Você limita a interpretação do significado para "Davi estava com medo de perder o Reinado"?. Então quem não era Rei ou Pastor não tem o Espirito? Deus rejeitou a Saul mas não retirou seu reinado apenas permitiu que um grande mal viesse sobre ele como lição por suas atitudes imprudentes. Coisa da qual Davi também não escapou mesmo com essa sua oração porque todos os males que o profeta disse que viriam sore ele por consequência do seu pecado vieram. A diferença entre os dois apenas mora no fato de que quando Deus retirou de sobre ambos o espirito um desistiu e se matou(Saul) enquanto o outro clamou por perdão(Davi).

    Por isso Davi diz :" ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus."

    Então mesmo sofrendo todas as consequências de seu pecado, assim como Saul também sofreu…Davi alega que foi novamente aceito por Deus. Logo a retirada do Espirito, ou a presença dele, não consiste em nenhum dado observável externo….mas com certeza, por exclusão de todos os fatores externos que ocorreram a ambos por causa de seus pecados – de um fator interno e não observável.

    Algo que você nunca irá compreender não importando seus diplomas, ou o nome da sua Igreja….

    "pois a letra mata, mas o Espirito vivifica"

    Por isso disse Jesus :

    Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
    Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.

    Mateus 11:25-26

    Não importa se você é um Davi ou um Saul Deus vai te deixar passar por maus e duros momentos muitas vezes, nem sempre por causa dos seus pecados. E aquele que clama pelo espirito não clama por segurança ou capacidade, mas pela presença verdadeira de Deus. Não importando se está em tribulação ou não e isso foi dado a poucos entender.

  4. Ítalo Winchester Diz

    Boa resposta irmão, mas não chame de tolo seu outro irmão, pois isso vai contar no livro da vida tbm… mas enfim gostei de ler sua resposta, até pq o Espirito Santo vale mais do que todos os reinados juntos. mas me responda, é verdade, que nem sempre por causa dos pecados Deus vai nos permitir tribulações e tentações, mas oq vc acha disso? provas?
    abraços

  5. Leonardo S. Silva Diz

  6. Marcia Maria Santana Diz

    Deus que quer você e eu se humilhe em sua presença, Ele só que isto, amém.

  7. Marcia Maria Santana Diz

    Deus que quer você e eu se humilhe em sua presença, Ele só que isto, amém.

  8. Eduardo A Brito Diz

    Eu entendi o que ele quis dizer, acho que devemos procurar entender, antes de criticar, se não deu pra entender na primeira, assista novamente até conseguir entender, pois em nenhum momento ele mencionou que o espírito era que dava a capacitação pra reinar, ele mencionou sim, que Davi acreditava que era assim, e citou a mesma coisa de Saul, que se você ler a história dos Reis, inclusive de Salomão, você verá que quem deu sabedoria foi o espírito, mas voltando ao que foi dito no vídeo, como foi dito, Davi achava que se ele perdesse o espírito seria rejeitado por Deus. Eu entendi dessa forma.

  9. Eduardo A Brito Diz

    Eu entendi o que ele quis dizer, acho que devemos procurar entender, antes de criticar, se não deu pra entender na primeira, assista novamente até conseguir entender, pois em nenhum momento ele mencionou que o espírito era que dava a capacitação pra reinar, ele mencionou sim, que Davi acreditava que era assim, e citou a mesma coisa de Saul, que se você ler a história dos Reis, inclusive de Salomão, você verá que quem deu sabedoria foi o espírito, mas voltando ao que foi dito no vídeo, como foi dito, Davi achava que se ele perdesse o espírito seria rejeitado por Deus. Eu entendi dessa forma.

  10. Valter Maciel Diz

    Concordo com você irmão Eduardo…

  11. Débora Figueiredo Campos Diz

    Seu comentário irmão Leonardo e Italo; me lembra aquela frase de Jesus quando ele disse: "Pai, perdoa-os; eles não sabem o que dizem!"
    Que o Pai lhes dê sabedoria e discernimento para entender a sua palavra!

  12. Sandra Samapio Dos Santos Diz

    É VERDADE O QUE O IRMÃO LEONARDO ESTÁ FALANDO A DIFERENÇA ENTRE SAUL E DAVI É QUE SAUL FOI ARROGANTE E NÃO ACEITOU O CASTIGO DE DEUS, SAUL SIM, ESTAVA PREOCUPADO COM O SEU REINADO, E NÃO COM A UNÇÃO DE DEUS. ENQUANTO QUE DAVI ALÉM DE ACEITAR O CASTIGO DE DEUS, HUMILHOU- SE PARA DEUS, DAVI NÃO ESTAVA PREOCUPADO COM O SEU REINADO, MAIS, SIM COM A UNÇÃO, O ESPIRITO SANTO DE DEUS. DAVI FOI SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS. O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO É DESSEDENTE DE DAVI,

  13. Sandra Samapio Dos Santos Diz

    A BÍBLIA OU SEJA A PALAVRA DE DEUS CONDENA QUEM CHAMA SEU IRMÃO DE TOLO, PEÇA PERDÃO A DEUS E CONTINUA SERVIDO AO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, NO FINAL RECEBERÁ A COROA DA VIDA .

  14. Rafael Filipe Diz

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Neilson Guigo Victorio Diz

    Mas foi esta a intençao do video prezado irmão Eduardo, foi iso que entendi tbm, acho que o caro Leonardo deve dar uma olhada novamente no video e não ficar com seus pré-conceitos e julgando.

  16. Neilson Guigo Victorio Diz

    Mas foi esta a intençao do video prezado irmão Eduardo, foi iso que entendi tbm, acho que o caro Leonardo deve dar uma olhada novamente no video e não ficar com seus pré-conceitos e julgando.

  17. Leonardo S. Silva Diz

    Não…quem entende,entende, porque o entender ou não foi dado por Deus e não por sabedoria humana. Ele endurece a quem quer e se compadece de quem quer e isso "é dom de Deus, não vem das obras para que ninguém se glorie." Se ele endurece a quem quer logo também da a entender a quem quer. Por isso a frase de Jesus.

    Não por acaso quem crucificou a Jesus foram exatamente os Doutores da Lei, Sábios e Instruídos.

    "Mas se ha algum dentre vós falto de sabedoria peça a Deus que a dá liberalmente."

    "Se é que sois realmente de Cristo"

  18. William Santana Diz

    Primeiro que nós como Cristãos devemos amar as pessoas e entender o que o irmão Mauro quis dizer… veja: Na dispensação do Antigo Testamento o Espírito Santo estava mais ligado particularmente ao serviço que à salvação (veja Juízes 3:10 O Espírito do Senhor veio sobre ele, de modo que liderou Israel e foi à guerra. O Senhor entregou Cuchã-Risataim, rei da Mesopotâmia, nas mãos de Otoniel, que prevaleceu contra ele, Rom 8:9 diz: Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.) Aqui Davi está pedindo que Deus não retires o serviço de Rei ungido de Israel porque? veja 1º Samuel 16:13-14 Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá. O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. Amém queridos, Deus os abençoe.

  19. Renner Lima Diz

    Acho que faltou um pouquinho de humildade aí…
    "pois a letra mata, mas o Espirito vivifica"? Usar textos fora de contexto não resolve o problema.
    Nenhum de nós conhece Mauro Meister pessoalmente para julgá-lo ter o Espírito ou não. Se Deus deu-lhe capacidade para estudar e conseguir diplomas para aperfeiçoar seu estudo bíblico, não é sábio desprezar isso.

  20. Mensagens Enviadas Por Deus Diz

    Sempre tenho costume de descer a tela, antes de apertar o play para assistir os videos, mas qdo li o primeiro comentário com a palavra tolo.. fiquei triste e perdi ate a vontade de ver o vídeo. é tempo de evangelizar os evangélicos. achei desnecessário (tal elogio) deixo uma passagem
    Jesus disse: Pode acaso um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova?Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão e não reparas na trave que está no teu olho?Ou como podes dizer a teu irmão: Deixa-me, irmão, tirar de teu olho o argueiro, quando tu não vês a trave no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e depois enxergarás para tirar o argueiro do olho de teu irmão.(Lucas 6.39)

  21. Ítalo Winchester Diz

    Obrigado por sua compaixão irmã, fique com DEUS. abraços :)

  22. Marcelino Dantas Diz

    Tudo tão simples no que se refere ao que foi dito no video e vc não entendeu nada Leonardo S. Silva. A prova de que vc não entendeu é o simples fato de vc chamar uma interpretação tão simples de tola, algo que qualquer um que leu os textos referidos entenderiam tranquilinho.

  23. Alysson Henrique Diz

    O cara ao invéz de explicar o que é o Espirito santo ele deixou mais confuso =, por que não simplifica e diz logo que Davi temia se tornar igual Saul, pois querendo ou não, é impossivel viver bem sem sentir a presença de Deus =

  24. Edgard Rar Rar Diz

    Eu tbm concordo com o Leonardo, e fico com a interpretação da bíblia de Jerusalém que esta escrito com letras minúsculas e tbm com Watchmann Nee no livro O Homem Espiritual 1 na pagina 23, lá ele discorre muito bem sobre alma e espírito do homem. Atentem, santos!

  25. Atalaias de Jesus Diz

    Amados, se Deus assim nos amou, também nòs devemos amar uns aos outros.
    Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
    Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. 1 João 4:11

  26. Leonardo S. Silva Diz

    Renner Lima Eu conheço a bíblia

  27. Leonardo S. Silva Diz

    Marcelino Dantas Não é sobre ter entendido ou não é sobre estar ERRADO mesmo, ou seja, então você não entendeu nada do que eu escrevi. Não me surpreende. Mas ter chamado a interpretação de tola é a prova de que eu não entendi ? Rsssssssssssssss

    Irmão nos comentários seguintes vai ver que até mesmo algumas pessoas que me criticaram conseguiram entender bem o que eu quis dizer. Enquanto você se resume a dizer que "eu não entendi". Então nem vou levar em consideração seu posicionamento. ^^

  28. Fabio Ventura Diz

    Primeiramente quando falo de Rei no AT, me vem a memória o seu ofício, dirigir e legislar (julgar) o povo (I Sm 8.5), embora este posto não tenha sido designado primeira mente ao povo de Deus, e sim uma função que já existia. O fato do conferencista Mauro Meister expor seu pensamento sobre o tema, deve-se levar em consideração que era uma vida de labuta que iria para o ralo, caso o rei Davi não tomasse providencias diante do Criador.
    Segundo, quando leio esta passagem, me vem também a mente o trecho bíblico de I Sm 16.19-23, em um resultado catastroficamente de quem perdeu o Espirito Santo de Deus em ser rejeitado (I Sm 15.10). Davi tinha o conhecimento do que acontece quando se perde a presença do Criador (Mt 12 43-45).

    Entendo o ponto de vista do conferencista, no fato que perderia tudo, mas Davi era segundo o coração de Deus, não pelo fato de temer perder tudo, e sim por ter um coração voluntário para adorar a Deus, essa foi a diferença em Davi e Saul “Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o Senhor.” (II Sm 23.16).

  29. Leonardo S. Silva Diz

    Na verdade não tem base para acreditar que Davi pensava assim, ele diz que acredita que Davi pensava assim por ter visto o que aconteceu com Saul.

    Na verdade na verdade mesmo, Davi diz o seguinte.

    "Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
    Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
    Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão."

    Salmos 51:11-13

    O que é ser lançado fora da presença de Deus ? Com certeza não é deixar de ser Rei…Deus não tirou Saul do trono, foi Saul que desistiu e se matou porque já não tinha mais o Espirito de Deus consigo e vivia em tormentos. Tudo Claro consequência do seu pecado. Davi enfrentou coisas até piores mas permaneceu e reconquistou a presença do Espirito.

    Davi diz não tire de mim a "alegria da tua salvação", alegria é um sentimento…logo o que Davi queria era que Deus não retirasse dele era um sentimento e não um reinado e nem capacidade para reinar. Davi não pediu para ser Rei, foi Deus que escolheu assim.

    Ele também fala de vontade, espirito voluntário…ou seja queria que Deus mantivesse nele um sentimento de alegria e uma determinada "vontade". Mas vontade de quê…de ser Rei ? De ser capaz de Reinar ?

    Não mas como o próprio Davi diz : "Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão." O que ele queria realmente era, digamos. O retorno da "presença" de um sentimento de "alegria" bem estar, e de um desejo "vontade" de converter as pessoas a Deus e a seus caminhos. Mas importante que ser Rei né ? Interessante não acha?

    Não me importa os diplomas de uma pessoa e se o próprio Deus diz que escondeu essas coisas ao sábios e instruídos então cursos e diplomas nada significam.

    Não é preconceito é Bíblia, preconceito é quando se fala de algo que se desconhece eu conheço a palavra de Deus e se cada Cristão fizesse a mesma coisa entenderia que não são os Doutores que detém o conhecimento de Deus, mas sim Ele que pelo seu espirito dá a sabedoria e o conhecimento da verdade a cada um por menor e mais falto de entendimento que o Cristão possa ser.

  30. Eduardo A Brito Diz

    Vou apenas dizer que não vou discutir sobre o assunto, já expus minha opinião, posso citar vários textos igual você fez e puxar a razão para meu lado, mas não vou fazer isso, porque não convêm que eu tenha razão, mas que o espirito santo o ilumine seu entendimento e lhe dê paz. abraço

  31. Leonardo S. Silva Diz

    Eduardo A Brito Dizer que não convém que você tenha razão é a mesma coisa que dizer que convém Eu tenha razão. Se você não quer discutir irmão, quanto menos eu. Mas Jesus sempre discutia com os escribas. Pense nisso.

  32. Eduardo A Brito Diz

    Como disse não vou discutir sobre o assunto que bom que você também não, não diga que jesus discutia com os escribas, só ouve algumas vezes que ele os repreendeu e convêm sim que você tenha razão. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. abraço

  33. Eduardo A Brito Diz

    Como disse não vou discutir sobre o assunto que bom que você também não, não diga que jesus discutia com os escribas, só ouve algumas vezes que ele os repreendeu e convêm sim que você tenha razão. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. abraço

  34. Leonardo S. Silva Diz

    Eduardo A Brito Amém

  35. Renner Lima Diz

    E o Mauro não? E eu não? Ou você não está disposto a rever seus conceitos diante de uma interpretação diferente e considerar que talvez o Mauro esteja certo, ou que pelo menos o texto admite uma interpretação como a dele?

  36. Renner Lima Diz

    E o Mauro não conhece a bíblia também não? E eu não? As outras pessoas que aqui comentaram e concordaram com ele não? E todos os pastores e teólogos que formam o site "Voltemos ao Evangelho" e o "Ministério Fiel" que postaram esse vídeo não? Ou você não está disposto a rever seus conceitos diante de uma interpretação diferente e considerar que talvez o Mauro e tantas outras pessoas que concordam com ele estejam certos, ou que pelo menos o texto admite uma interpretação como a deles?

  37. Marcelino Dantas Diz

    Leonardo S. Silva Eu disse o que disse, por vc limitar a interpretação do Mauro aos primeiros minutos do video ao invés de vc ter feito um comentário baseado em todo o vídeo. por exemplo: vc disse que ele resumiu a unção do E.S a "capacitação para reinar" quando na verdade ele fala muito mais coisas que significava a retirada do E.S, mas infelizmente vc só se baseou em uma parte do video e não no todo por isso continuo com minha posição a respeito do seu primeiro comentário.

  38. Gerson Rocha Diz

    Débora Figueiredo Campos, Jesus disse `"Pai perdoa-lhes por que não sabem do que FAZEM". Leia direito.

  39. Gerson Rocha Diz

    Na verdade Davi amava muito mais a Deus do que ser rei. Ele temia sim perder a comunhão, a presença do Espírito Santo em sua vida pois O amava mais que a própria vida. Por trás dessa abordagem deste vídeo está a tentativa de defesa de um dos pontos the tal TULIP de Calvino. A the "perseverança dos santos" ou seja, quem é "predestinado" vai perseverar até o fim e jamais terá o Espírito Santo retirado de sua vida. Há um temor por parte dos seguidores do Calvino pois este salmo de Davi ameaça arrancar uma pétala the TULIP.

  40. Valmir Vale Diz

    Sóbrio, bíblico, contextualizado, sintético e irreparável. O texto é tão claramente abordado que refutá-lo exigirá adições e delongas que só trazem confusão. A Deus, toda glória.

  41. Valmir Vale Diz

    Sóbrio, bíblico, contextualizado, sintético e irreparável. O texto é tão claramente abordado que refutá-lo exigirá adições e delongas que só trazem confusão. A Deus, toda glória.

  42. Luiz Jesus Diz

    Bom, eu entendo bem isso, porque no Antigo Testamento, o Espirito era dado por MEDIDA.E` valido a reflexao do Reverendo com relacao a Davi.Somente quem tem uma profunda consciencia de que PECADO e` uma afronta a DEUS, sabe o que significa fica sem a presenca dEle.

  43. Augusto Cesar Diz

    O ser humano julga ser dono da sua verdade e até da verdade de Deus. assume uma postura de Juiz e muitas vezes é intolerante.
    Davi foi exemplo como Homem(Naquilo que falhou se humilhou), como Rei (Foi humilde em várias ocasiões) e como Servo de Deus foi Identificado pelo Senhor como aquele que era segundo o coração do Senhor e que faria toda a vontade do soberano Deus. A Palavra de Deus não volta vasia, ele não se contradiz e nem se engana. Davi cumpriu todo o projeto de vida que o Senhor queria nele. Era Sensível, Fiel e Dependente do Senhor. Estes foram os recursos da FÉ usados por Davi. Sendo Rei foi humilde. Quando muitos seriam impetuosos diante de afrontas Davi escolheu conter o oficial do seu exercito (2ºSam 16:5 a 12) e deixar nas mãos de Deus a ofensa. Pecador, creu que havia misericórdia nas mãos de Deus e que buscando perdão alcançaria (2º Samuel 12:13) . Já idoso, prestes a partir, mostrou que a velhice não tira o vigor espiritual do Servo(a) de Deus quando disse em 2º Samuel 23:2 – “O Espirito do Senhor fala por mim, a Sua Palavra está na minha boca.”
    Diante disso, Davi podia afirmar “O Senhor é o meu Pastor…” Deus de fato era Pastor da vida dele.
    Permita que o Senhor seja o Pastor da sua vida e se cumprirá em você a afirmação de Davi…”Nada me faltará!”! Nada faltará para esta vida e muito menos na Vida Eterna!
    A Paz do Senhor!
    Augusto

Comentários estão fechados.