A ação do Espírito na pregação da Palavra

Clodoaldo Machado prega sobre a ação do Espírito na pregação em expor toda verdade, exaltar a Cristo e apresentar todo o caráter de Deus.

Versão para celular

Texto base: João 16.12-15

A pregação é algo tão sério e o juízo maior que Tiago diz que nem todos devem se tornar mestres. O púlpito da igreja não é algo que qualquer um pode passar. Pregação é algo sério, pois o combate da falsa doutrina vem através de um púlpito forte (Tt 1). 10 anos de pregação sã pode ser arruinada por 10 minutos de uma pregação herética.

A ação do Espírito na pregação da Palavra possui as seguintes características:

A pregação conduzida pelo Espírito expõe toda verdade (v. 13)

O Espírito é chamado de o Espírito da verdade. Sua obra é expor toda a verdade, sem omitir nada da Palavra de Deus. Nosso coração tem a tendência de crer parcialmente, mas o Espírito traz toda verdade. Os discípulos no caminho de Emaús criam somente em parte e não em tudo o que os profetas diziam (Lc 24.25) e o Senhor Jesus resolve o problema com um sermão expositivo: “E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lc 24.27). Um púlpito cheio do Espírito Santo é um púlpito com a Bíblia aberta!

A Bíblia expõe a bondade de Deus e a maldade do homem. Muitos hoje pregam que somos pecadores, mas não tanto. Mas se não somos tão pecados, então não temos uma tão grande salvação (Hb 2.3). A pregação do Espírito sempre nos lembrará do que somos (“do pecado, da justiça e do juízo” – Jo 16.8) Uma pregação cheia do Espírito não pode ficar sem a palavra “pecado”.

Paulo afirma não ter deixado de anunciar todo o conselho de Deus. (At 20.27). E como pregar toda verdade? A pregação expositiva sequencial (expor todo um livro bíblico) é o método ideal para se pregar toda a verdade, pois ela nos impedirá de pregar só as partes que mais gostamos ou que não incomodará a ninguém.

Quando pregamos a verdade permanece quem é de Cristo (Jo 6.61-71; 1Jo 2.19). Nós não pregamos para encher igreja

A pregação conduzida pelo Espírito exalta a Cristo (v. 15)

A pregação verdadeira não é humanista, centrada no homem e em sua cobiça, mas cristocêntrica, centrada em Cristo. Veja as músicas que muitos cantam hoje. Algumas delas afirmam que Deus nos ama pois viu valor em nós, mas o amor de Deus nos ama sem ver nada de bom em nós (Dt 7:7-90).

A pregação conduzida pelo Espírito apresenta todo o caráter de Deus (v. 15)

Essa pregação faz Deus conhecido. Ela coloco o homem diante de um Deus santo. Não é uma especulação sobre Deus, mas uma exposição daquilo que ele revelou sobre si mesmo e suas ações. Conhecer a Deus é a vida eterna (Jo 17.3)! A igreja quando proclama as virtudes de Deus está realizando aquilo que o Espírito quer que ela realize (1Pe 2.9). A liderança na época de Oséias não estava expondo o conhecimento de Deus e o povo estava sendo destruído. Por isso, devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor (Os 6.3).

Veja outros vídeos da Conferência Fiel Juntos 2014

Acompanhe às reprises da Conferência Fiel Juntos 2014, onde estamos estudando nas Escrituras “A Obra do Espírito Santo”.

Por: Clodoaldo Machado. © 2014 Ministério Fiel. Original: A ação do Espírito na pregação da Palavra.

Gravado na Conferência Fiel Juntos 2014.