O Espírito Santo como Senhor e fonte de vida

Nesta mensagem, R. C. Sproul Jr. glorifica o Espírito como aquele que é Senhor e doador da vida tanto na criação, como na nova criação.

O problema de deficiência de ênfase no Espírito Santo não é algo novo. O Credo Apostólico pouco fala sobre ele: “creio no Espírito”. Já o Credo Niceno-Constantinopolitanotem mais a falar sobre o Espírito: “Creio no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas.”

O Espírito é Senhor da vida. Assim como todos as outras pessoas da Trindade, ele é onipotente.

Gn 1.1-2 – O Espírito dá ordem à criação.

Sl 104.19-31 – O Espírito dá vida à criação

Ez 37.1-10 – O Espírito continua a fazer o mesmo trabalho que fez em Gênesis 2. Ele dá nova vida a esse mundo ao regenerar pecadores, ao criar uma nova criação. Nós estávamos mortos e só vivemos hoje por causa do Espírito Santo. Não tínhamos fé pois estávamos mortos. Agora cremos porque Deus, o Espírito Santo, soprou vida em nós. Temo que nós não compreendemos a glória do Espírito como doador da vida.

Que possamos glorificar ao Espírito como Senhor e doador de vida.

Princípio R. C. Sproul Jr. de hermenêutica: toda vezes que você ver alguém fazendo algo tolo na Bíblia não diga “como eles podem ser tão tolos?”. Antes diga: “Como eu sou tão tolo quanto eles?”

Veja outros vídeos da Conferência Fiel 2014

Acompanhe às reprises da Conferência Fiel 2014, onde estamos estudando nas Escrituras “A Obra do Espírito Santo”.

Por: R. C. Sproul Jr. © 2014 Ministério Fiel. Original: O Espírito Santo como
Senhor e aquele que dá a vida.

Gravado na Conferência Fiel 2014.