8 recomendações para ajudar um irmão com depressão

Muitos cristãos vivem com o que é conhecido como lacuna no evangelho. Isto é, eles conhecem as verdades da fé, admitem crer nas verdades da nossa esperança futura do que está por vir, mas estão perdendo a experiência pessoal de conectar essas verdades, a fim de que possam viver uma vida de esperança no presente. Muitos de nós conhecemos as grandes verdades da Bíblia, mas encontramos pouquíssimo significado verdadeiro nelas para a vida cotidiana e suas preocupações. Então, como podemos ajudar aqueles que dentre nós sofrem de todos os tipos de depressão e outros problemas de saúde mental? Aqui estão algumas dicas (esta não é uma lista exaustiva):

1. Tente obter o máximo de conhecimento possível sobre o tópico em questão. Aqui estão alguns bons livros. “Crente também tem depressão” por David Murray. “Depressão: a Tenebrosa noite da alma” por Ed Welch. Artigos relevantes em conselhobiblico.com.

2. Não presuma que isso seja causado por um pecado pessoal específico – essa é uma reação comum. Nós não presumimos o mesmo quando as pessoas têm câncer ou outra doença. Não presuma pecado pessoal quando as pessoas estão deprimidas. Pessoas muito piedosas (inclusive muitos pastores), frequentemente, têm depressão. Às vezes, pode ser ataque demoníaco.

3. Verifique a profundidade, dimensão e extensão dos sintomas. Sentir-se para baixo e ter um dia ruim não é o mesmo que estar deprimido. Separe tempo para ouvir a pessoa e não faça julgamentos precipitados.

4. Não corra para o medicamento e não o exclua – muitas vezes, oferecemos recomendações rápido demais. O mundo inteiro prescreve e nós não deveríamos nos apressar em fazê-lo. Isso deveria ser cuidadosamente pensado e discutido. Às vezes, o medicamento pode ser um bom estabilizador, abrir uma janela para o aconselhamento e ajudar, mas antidepressivos não são a solução definitiva.

5. Esteja aberto a diferentes abordagens, tanto para a causa quanto para a cura. Não há somente uma abordagem de assistência. Algumas pessoas precisam apenas ajustar um pouco o seu estilo de vida; outras podem necessitar de cuidados médicos sérios.

6. Dê esperança, estenda a esperança do evangelho. Isso é algo bíblico. Cristãos sofrem neste mundo caído. Quase todo mundo melhora. Permaneça com a pessoa e ofereça encorajamento. Deus pode ser glorificado mesmo nos momentos mais sombrios (Salmo 27.13-14).

7. Envolva família e amigos sempre que possível – garanta que a pessoa tenha uma rede de apoio em torno dela, rotina, relaxamento, recreação, descanso e redefinição de prioridades.

8. Restabeleça disciplinas espirituais. Normalmente, a pessoa não consegue se beneficiar da leitura da Bíblia. Comece aos poucos, um versículo e orações curtas dizendo como ela se sente. Leve-a às verdades objetivas que não são afetadas pela forma como nos sentimos em determinado dia.


 

– Faça o estudo “Como aconselhar, amar e cuidar de quem está sofrendo?” de forma gratuita no Curso Fiel de Liderança

Por: Mez McConnell. © 2015 20schemes. Original: How Do We Deal With Our ‘Problem People’ & The Mentally Struggling In Our Churches?.

Tradução: Eulina e Juan Siqueira. Revisão: Vinicius Musselman Pimentel. © 2014 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: Como Ajudar Cristãos de Sua Igreja com Depressão?.