Satanás tem acesso às nossas mentes?

Esta é uma questão muito importante para o cristão. Para respondê-la, temos que regressar às noções básicas da existência humana em um estado caído. A coisa mais básica de todas é que Deus é Deus. Isso significa que ele governa todo o universo sem precisar fazer muito esforço, com pleno controle de todas as suas criaturas e todas as suas ações. Do outro lado temos Satanás, um anjo caído e seu exército de demônios submissos, que também são anjos caídos; diferente da situação dos seres humanos caídos, não há provisão de salvação para eles, mas eles possuem um papel importante no propósito de Deus, especialmente em relação à santificação do seu povo salvo. Sua natureza é totalmente má, e ele é incapaz de mudá-la ou reprimi-la. Ele pode ser totalmente dependente de agir de acordo com a sua natureza. Isso é muito importante.

A boa notícia é que Deus controla Satanás de maneira total e absoluta. É por isso que não vivemos em um mundo em que o mal está totalmente fora de controle, mas em um mundo em que ele é controlado. Abrir o jornal diariamente, folheá-lo e perguntar a nós mesmos se “esta foto que está diante de mim é uma foto de um mal absoluto ou de um mal sob controle?” é um bom exercício para nós. A evidência fala por si só. A verdade básica é que Satanás não pode fazer qualquer coisa sem que Deus lhe permita.

Chegamos, agora, à questão: Por que será que Deus deixa Satanás fazer todo tipo de coisa? A resposta? Porque há uma grande obra em curso neste mundo. O que chamamos de “tempo”, é um tempo precioso. Isso vale para o descrente e para o crente. Devemos ser salvos no tempo, santificados no tempo – exceto no último estágio, quando vermos a Cristo. Satanás não está envolvido em nossa salvação – a não ser para fazê-la descarrilhar, caso lhe fosse possível –, mas está muito envolvido em nossa santificação. Somos santificados principalmente através de provas e aflições. Há ocasiões em que Deus, de acordo com sua perfeita sabedoria, dá a Satanás acesso ao cristão, não como castigo, mas a fim de levar adiante o seu propósito de santificar seus filhos em preparação para o céu. Não faríamos dessa maneira, mas os caminhos de Deus não são os nossos. Em tudo isso ele estabelece os limites do que Satanás pode fazer. Se lermos os capítulos 1 e 2 de Jó, veremos com a máxima clareza que este é o caso.

Portanto, às vezes Deus dá a Satanás uma porção incrível de liberdade, dentro dos limites que ele mesmo estabelece. Satanás não pode ultrapassá-los, mas vai explorar ao máximo o alcance que lhe é dado por causa do seu ódio aos cristãos e a tudo o que é bom. Ele não pode agir contra a sua natureza; ao contrário, tem de deixá-la seguir o seu curso natural. Sua natureza compulsivamente má torna impossível para ele dizer: “Se eu fizer isso, estarei ajudando o avanço da obra de Deus. Então eu não vou fazer”. Ele serve a Deus, não em alegre obediência, mas sob o tormento da compulsão. Isso continuará até que Deus não tenha mais nenhuma função para ele. Ele é, então, lançado no “lago de fogo” (Apocalipse 20.10).

Até lá, Satanás terá acesso[1] ao corpo, mente, propriedade, reputação, casamento, família, negócios e outras coisas mais do cristão conforme Deus lhe der acesso, mas nem um pingo a mais. Deus é Deus.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4.7).

Nota do Editor: O acesso ao qual o autor se refere não é, necessariamente, “ler a mente do cristão ou colocar pensamentos de maneira direta na mente dele”, mas poder tentá-lo através de pensamentos pecaminosos, sob o limite da divina soberania.

Por: Allan Murray. © Right With God. Traduzido com permissão. Fonte: Does Satan have Access to our Minds?

Original: Satanás tem acesso às nossas mentes? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Leonardo Bruno Galdino.