um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Investindo na revitalização da Igreja – Mark Dever (Reprise: Conferência Fiel Pastores e Líderes 2016)

Mateus 28.16-20: 16 Seguiram os onze discípulos para a Galileia, para o monte que Jesus lhes designara. 17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. 18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Resumo

Obedecer a Grande Comissão é plantar igrejas e plantar igrejas é estabelecer uma membresia genuína.

Como comprimiremos a Grande Comissão?

E como cumpriremos a Grande Comissão? Através da igreja local. Mas o que é a igreja local? A igreja local é um corpo de cristãos que está em comunhão regular, reunindo-se regularmente sob a correta pregação da Palavra e a administração correta do batismo e da ceia.

Qual o contexto maior?

Quando olhamos o contexto maior da Escritura, vemos que Deus tem salvado pessoas para sua glória (Rm 1.16) e Deus terá uma comunidade de pessoas que o louvam e adoram pelo que ele é (é isso que vemos em Apocalipse).

O que Deus fez?

E o que Deus faz para alcançar esse objetivo? Ele envia seu Filho para viver, morrer e ressuscitar por um povo e enviar seu Espírito. Jesus então estabelece uma nação internacional ao proclamar a Grande Comissão.

Lemos no versículo 18 que ele possui autoridade sobre céus e terra. Em Mateus 16 e 18, lemos que ele deu essa autoridade para sua igreja. Então, na Grande Comissão, Cristo não só envia, mas dá autoridade à igreja para cumpri-la.

O que os apóstolos entenderam?

Os apóstolos foram e contaram as boas novas, trabalhando para evangelizar e ensinaram as igrejas a plantarem outras igrejas. Em Filipenses 4, lemos que eles estavam ajudando outras igrejas. Em 3 João, o apóstolo critica uma igreja que não estava ajudando missionários.

Assim, o Novo Testamento inteiro mostra que os apóstolos obedeceram a Grande Comissão estabelecendo e desenvolvendo igrejas. E não teria como cumprir essa comissão, de ensinar a obedecer todas as coisas que Cristo ensinou, sem reunir as ovelhas no rebanho para serem pastoreadas e para cuidarem uma das outras. Deus quer discípulos e não somente decisões.

Pastores, se vocês querem cumprir a Grande Comissão de Cristo, vocês precisam entender, saber e praticar membresia de igreja. Pastores precisam saber

O Novo Testamento mostra que deve haver um compromisso consciente entre os pastores, a igreja e um membro em particular. Os pastores precisam ter consciência de seu compromisso de amar, ensinar e pastorear cada membro da igreja e a igreja como um todo (At 20.18). Cristo irá cobrá-los disso (1Pe 4.5) Um membro em particular precisa ter consciência de seu compromisso de ouvir, obedecer e sustentar seus guias (Hb 13.17; Gl 6.6; 1Ts 5.12-13) e amar, exortar e cuidar os outros membros da igreja. Da mesma forma, a igreja como um todo precisa ter consciência de seu compromisso para com seus pastores e com cada membro em particular.

O que isso significa para a igreja local?

1. Focamos nossos esforços missionários em plantar ou revitalizar mais igrejas. Almejamos ter congregações saudáveis que creem e pregam a Palavra de Deus.

2. Consideramos quem enviamos. Precisamos estar dispostos a enviar bons homens, pessoas qualificadas para serem presbíteros.

3. Consideramos para o que os treinamos. Eles precisam entender o que a igreja é e para que a igreja serve.

4. Consideramos como iremos sustentá-los. Não estamos buscando fazer só uma campanha evangelística de 5 meses, mas plantar igrejas, auxiliando o tempo que for necessário para isso.

5. Buscamos ter uma cultura de discipulado.

6. Encoraje outras igrejas. Ore nominalmente por outras igrejas que pregam o evangelho.

7. Ore em particular por igrejas que precisam ser revitalizadas. Igrejas que não pregam o evangelho, distorcem o evangelho e confundem os incrédulos.

8. Ore para o avanço e propagação de outras igrejas saudáveis. Tente encorajar outras igrejas que pregam o evangelho em sua cidade.

Qual é o nosso objetivo em cumprir a Grande Comissão?

A glória de Deus na igreja! Se Cristo é a imagem do Deus invisível, como vemos Jesus hoje? Não é através de imagens, esculturas e quadros do Messias. Então, como mostramos como o Salvador é? Deus é melhor revelado não por imagens em duas dimensões, mas através da igreja local. Deus é exaltada através da igreja local (Ef 3.10)

reprise-ve-conf-2016Assista às outras mensagens!

Assista às outras mensagens da Conferência Fiel Pastores e Líderes 2016!

Clique aqui e acesse a página de reprise da conferência.

Comentários estão fechados.