7 maneiras que mulheres podem crescer no estudo e ensino das Escrituras sem ir ao seminário

Questão recebida: Eu não fiz seminário ou recebi qualquer treinamento teológico formal. Sou grata por tudo o que Deus tem me ensinado ao longo dos anos através da ministração da Palavra aos domingos pela manhã e nos estudos bíblicos na minha igreja, mas frequentemente me sinto inadequada ao ensinar a Bíblia aos outros, mesmo que eu queira (e outros tenham me encorajado a fazê-lo). Que recursos estão disponíveis para o treinamento teológico que eu poderia usar, além de ir para o seminário (coisa que não me é possível nesta fase da vida)?

Uma vez ouvi um teólogo amigo descrever alguém como um autodidata. Tive de perguntar a ele o que isto significa. “Uma pessoa que ensina a si mesma”, ele me disse. É assim que me descrevo quando preciso falar sobre como e o que eu tenho aprendido sobre a Bíblia e o ensino dela. Podemos ser autodidatas juntas!

Claro, isso não significa que sejamos completamente dependentes de nós mesmas em termos de treinamento teológico e bíblico; isto apenas significa que não tivemos uma grande quantidade de estudo formal numa instituição de ensino. Ao invés disso, buscamos maneiras de aprender sozinhas. E há tantos recursos disponíveis para crescermos em nossa compreensão das Escrituras e das verdades teológicas sem que precisemos estudar num seminário (apesar de eu esperar que você não o desconsidere completamente!).

Apresento aqui sete maneiras de crescer e se equipar:

1. Mantenha seu coração dedicado e sua mente inquiridora engajados com sua Bíblia.

Este é o seu recurso mais importante. Deixe para trás uma abordagem casual ou puramente devocional das Escrituras e começa a estudá-la de maneira que isto a prepare para compartilhá-la. Ore sinceramente pelo auxílio divino, pelo seu Espírito, para compreender as palavras que Ele inspirou. Estude um livro da Bíblia versículo a versículo, como você tivesse que ensiná-lo. Descubra como dividir o livro em trechos, como você o esboçaria e organizaria sua instrução. Trabalhe diligentemente o texto, buscando respostas de fontes seguras para as questões que ele levantar.

À medida que você se dedica a aprender as Escrituras e a compreender como comunicá-la, ficará transbordando de vontade de encontrar oportunidades para compartilhar o que aprendeu com alguém, ao invés de se sentir inadequada.

2. Leia alguns livros sobre interpretação e comunicação das Escrituras.

Às vezes estes serão livros sobre pregação. Queremos usar as mesmas técnicas de um excelente pregador sobre como aspiramos manusear o texto. Pergunte ao seu pastor quais livros ele recomenda. Aqui estão alguns que você pode considerar:

“Dig Deeper: Tools for Understanding God’s Word” de Nigel Beynon e Andrew Sach (Crossway, 2010)
“Getting the Message: A Plan for Interpreting and Applying the Bible” de Dan Doriani (P&R, 1996)
“Pregação Expositiva: Proclamando a Palavra de Deus Hoje” de David Helm (Vida Nova, 2016)

Leia alguns livros que lhe permitam crescer no entendimento da Bíblia como uma história centrada em Cristo, assim como:

“Far as the Curse Is Found” de Michael Williams (P&R, 2005)
“Trilogia” de Graeme Goldsworthy (Shedd Publicações, 2016) ou “Christ-Centered Biblical Theology” de Graeme Goldsworthy (InterVarsity, 2012)
“Jesus on Every Page” de David Murray (Thomas Nelson, 2013)

Dê uma boa olhada em material que lide concisamente com assuntos teolgógicos, tais como:

“Teologia Concisa” de J. I. Packer (Cultura Cristã, 2002)
“Manual de Doutrinas Cristãs” de Wayne Grudem (Vida, 2001)

3. Dedique tempo a estudar a geografia da Bíblia.

Eu, de fato, comecei a fazer algumas classes de seminário por ensino a distância, normalmente uma classe por semestre e durante o verão. Uma das melhores coisas que fiz foi participar da viagem do seminário a Israel. Antes da viagem precisei estudar muito os mapas da área, o que achei tedioso, mas que se provou imensamente útil para mim. Hoje posso visualizar melhor e compreender as implicações de referências geográficas na Bíblia. Uma boa Bíblia de estudo terá uma variedade de mapas úteis, ou você pode consultar um recurso como o Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia (SBB).

4. Estude professores fidedignos.

Se você não tem o costume de tomar notas quando ouve aulas ou sermões, comece a fazê-lo, e crie um arquivo para elas. Perceba como pregadores e professores elaboram seus pontos e depois ilustram e aplicam o texto. Além dos pastores e professores de nossa própria igreja local, há um vasto tesouro de gravações de professores fidedignos que podemos baixar e ouvir. Mas escolha sabiamente! Os recursos disponíveis no TGC são um bom lugar para começar. Ouça uma variedade de professores e pregadores, e não apenas um.

Você não está, necessariamente, buscando por aqueles cujo nome é conhecido, mas aqueles cujo ensinamento está centrado e flui do texto. Por causa disso, a eficácia de seu ensino não está em sua personalidade, histórias ou plataforma, mas com a maneira cuidadosa de estudar e apresentar o texto. Fique atenta a coisas como: como eles introduzem e fecham sua mensagem, como eles usam histórias, questões, ilustrações e humor; e como eles lidam com assuntos polêmicos. O quanto eles pulam para outros textos da Bíblia e com que propósito? Como eles apresentam o contexto histórico? Eles usam de repetição e aliteração?

5. Busque mentoras bem como companheiras de jornada.

Eu demorei um bom tempo para encontrar uma pessoa teologicamente treinada que pudesse, de fato, ler e ouvir uma mensagem minha e oferecer feeback construtivo específico, correção teológica, assim como encorajamento. Espero que você possa encontrar uma ou duas. Mas também busque companheiras que, assim como você, desejam crescer em sua habilidade de ensinar bem as Escrituras. Um dos melhores lugares para encontrar tais companheiras é no Simeon Trust Women’s Workshop on Biblical Exposition [Um workshop voltado para exposição das Escrituras. Disponível no Brasil]. Neste ambiente, você terá a oportunidade de trabalhar com um texto das Escrituras e receber valiosa avaliação para que possa melhorar. Muitas vezes, várias mulheres de uma mesma igreja vão a um workshop juntas; isto permite que elas se encorajem umas às outras enquanto progridem em sua capacidade de ensinar. Frequentemente tal treinamento externo encoraja o desenvolvimento de treinamento dentro das congregações, sob a liderança de pastores. No capitulo 3 de “Ministério de Mulheres”, Carrie Sandom discute este assunto do treinamento com maior profundidade.

6. Busque feedback sobre seu ensino ou liderança.

Caso você já esteja ensinando, force-se a assistir vídeos ou a ouvir áudios de seus ensinos. Ah, isto é dolorido! Eu mal aguento! Escuto palavras que usei incorretamente ou repeti demais e percebo que há coisas que não deixei claro. É realmente humilhante. Mas também é realmente útil. É um modo chave de nos tornarmos melhores professoras. E se você não aguenta passar por isto, busque feedback de uma amiga confiável ou mentora sobre sua lição ou liderança. Faça questões como:

Como fui em questões de clareza e contato visual?
Onde deixei buracos no meu argumento que o tornaram difícil de seguir?
Como foi meu tom e atitude?
Como mulheres, ansiamos muito afirmar umas as outras. E isto é bom! Mas se quisermos crescer em nossa habilidade e eficácia como professoras e líderes, precisamos descobrir áreas onde precisamos crescer. E o feedback de uma aliada confiável pode ser tremendamente valioso.

7 . Considere fazer aulas à distância de fontes confiáveis.

A maioria dos seminários, assim como organizações como o Simeon Trust, oferecem cursos online que você pode fazer como ouvinte ou ganhar créditos. Que ricos tesouros estão sendo disponibilizados para nosso benefício e, ultimamente, para o benefício da igreja! Minha experiência é que o material de leitura para essas classes é tão, ou em alguns casos, ainda mais, significante para o meu aprendizado, então a encorajo a ler o material indicado tanto quanto assistir as aulas. Novamente, compartilhar tais estudos com parceiros de classe ou mentores na igreja local, ajudam a firmar nosso crescimento dentro do corpo de cristãos com que vivemos e ministramos semanalmente, pela graça de Deus, pelo bem de Seu povo e pela glória de Cristo.

Amo a benção final do livro de Hebreus. É algo ao que me apego enquanto me preparo para ensinar, consciente de tudo o que ainda tenho de aprender sobre a Palavra de Deus. Espero que você o faça também. O escritor de Hebreus ora por aqueles a quem escreve, pedindo a Deus para aperfeiçoá-los em toda a boa obra, para fazer a Sua vontade (Hebreus 13.21). Peça a Ele que o faça em ti, e esteja certa de que Ele o fará.


Nota do editor: Faça questão de obter uma cópia do livro Ministério de Mulheres: Amando e Servindo a Igreja por meio da Palavra, publicado pela Editora Fiel. Este livro apresenta uma visão para o ministério entre as mulheres que é fundamentada na Palavra de Deus, cresce no contexto do corpo de Cristo e tem como objetivo a glória do Filho de Deus.

Por: Nancy Guthrie. © The Gospel Coalition. Fonte: 7 Maneiras Pelas Quais Mulheres Podem Crescer no Estudo e Ensino das Escrituras Sem Irem ao Seminário.

Original: 7 maneiras que mulheres podem crescer no estudo e ensino das Escrituras sem ir ao seminário. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Lindsei Lansky.