Quanto tempo devo dedicar para preparar um sermão?

Nota: O seguinte artigo foi originalmente publicado no website The Gospel Coalition, como parte da série de artigos The Preacher’s Toolkit [O Kit de Ferramentas do Pregador] — Joseph Hearne, Gerente de Conteúdo da AIC.

Essa pergunta é mais fácil de fazer do que de responder. É tentador responder com o padrão de “15 horas” e seguir alegremente o nosso caminho. Mas a preparação do sermão, expositiva ou não, desafia os cálculos simples. Ela combina tanto ciência quanto arte, e é inflamada pela estimulante e imprevisível combustão da presença ativa de Deus.

É como o menino que pergunta ao pescador experiente: “Quanto tempo leva para pegar um peixe a cada semana?”. O pescador experiente faz uma pausa, sabendo que a pergunta desafia uma resposta fácil, porque cada pesca contém elementos completamente fora do seu controle. A pesca pode ser sua rotina semanal, mas não há nada rotineiro sobre a captura de peixes.

A preparação para a pregação não é diferente. O tempo dedicado para preparar sermões se torna uma combinação de proficiência e providência, de esforço e admiração; nós devemos viver na tensão entre nossos ritmos bem ordenados e variáveis ​​não totalmente controláveis.

Como nós quantificamos?

Mas isso não significa que é impossível quantificar. Se você gosta de cálculos, aqui estão algumas coisas que você precisa saber para iniciar suas estimativas.

O tempo de preparação do sermão é determinado pela experiência, dons, estudo, anotações e alma do pregador.

1. Sua experiência.

Há muita diferença entre o vigésimo ano e o segundo ano na pregação. Conforme você vive os ritmos semanais de preparação do sermão, crescerá em sua compreensão e habilidade com as ferramentas do ofício: familiaridade com a narrativa bíblica, hábitos simplificados de estudo, um olhar experiente para a organização expositiva e um ouvido bem acurado para a ilustração e aplicação, só para citar algumas. E sem querer dizer o óbvio, a experiência pode reduzir o tempo de preparação.

2. Seus dons.

Aceitemos isso: como lâmpadas, alguns dons queimam com maior potência. Eu digo isso porque tenho conhecido e admirado alguns pregadores de alta voltagem em minha vida. Se você é um homem que funciona com mais poder de fogo mental (capacidade intelectual, clareza mental, capacidade de memória, aptidão criativa), a organização do sermão se torna mais fácil. Isso também significa que você termina o sermão mais rápido. Se este for você, então agradeça a Deus agora. E ore pelo restante de nós.

3. Seu estudo.

Uma série expositiva requer considerável estudo inicial. Um benefício desse estudo é que, teoricamente, você pode reter parte dele e levá-lo para a semana seguinte. E isso ajuda. Em uma série expositiva, cada semana não é uma nova escavação em novo solo contextual ou autoral. Você se familiariza com a situação de vida por trás do livro, o autor humano, as grandes ideias e o fluxo expositivo.

O pessoal que só faz pregação tópica tem um campo muito mais difícil de arar a cada semana, especialmente se eles estão seriamente buscando compreender e desvelar o texto. E se eles não estiverem fazendo isso, talvez devam considerar outra vocação.

4. Suas anotações.

Transformar o que você estudou em anotações para pregação é uma parte essencial da preparação. Avaliar a quantidade de tempo a separar depende do que você leva para o púlpito. Mais anotações podem significar mais tempo. Alguém que escreve o sermão todo geralmente dedica mais tempo formulando frases; um pregador que elabora “apenas tópicos principais e sub-tópicos” pode gastar menos tempo nessa fase. Se você tiver a etapa adicional de memorizar o seu manuscrito, separe mais tempo.

E se você é o doutor que “apenas estuda e prega sem anotações”, verifique se alguém além de você e de sua esposa concorda que isso resulta em exposição clara e útil. Depois venha se unir a nós no mundo das anotações.

Estou brincando. Mais ou menos.

5. Sua alma.

Pregação inclui oração, ou pelo menos deveria. Às vezes, a preparação do sermão leva mais tempo porque o pregador sente de forma singular a sua necessidade de Deus. O desespero se torna parte da preparação. A pregação também deve incluir tempo para meditação e reflexão — deixar o texto de molho. Essa disciplina muitas vezes é perdida devido ao tempo insuficiente, ou negligência da necessidade de esquadrinhar a sua própria alma por meio do texto. Ao fazê-lo, o pregador pode concluir que a sua vida é um pobre reflexo da mensagem. Então, somado à preparação, há a sutileza de como falar com integridade e liderar em fraqueza. Ai de mim, mais tempo.

Qual é o ponto principal no trabalho da alma? Pregar não é um serviço que você oferece, é um comprometimento com a Palavra de Deus que começa em você e depois reverbera por toda a igreja.

Mas, quanto tempo?

Se você leu até aqui e permanece desesperado por algum tipo de número, eu direi que a preparação do meu sermão durante uma série expositiva normalmente leva de 10 a 15 horas. Infelizmente, esses números são mais altos do que eram em minhas primeiras viagens de saída do porto da pregação, principalmente porque eu navegava em um bote tópico, em vez de em um navio de guerra expositivo. Se você é como eu, descobriu cedo que a ignorância certamente reduz o tempo de preparação. Ironicamente, isso também prolonga os sermões.

Se a preparação da pregação soar como muito trabalho, então eu alcancei um objetivo importante nesta parte. É um labor glorioso, resplandecente e inspirador, tanto pelo que é perdido quanto pelo que é encontrado. Mas a fadiga da obra não é debilitante quando aquele que o chama para ela também concede a você o poder e estimula o seu deleite nisso.

“É um privilégio dos privilégios”, disse o recém-falecido, mas sempre perspicaz, Alec Motyer, “ser conduzido a tal envolvimento com a Palavra de Deus, ser obrigado a se curvar às preciosas Escrituras”. Sim, de fato, mas é também exigente, frequentemente árduo, raramente fácil — e sempre, no caso, infinitamente deleitoso.

Por: Dave Harvey. © Am I Called?. Website: amicalled.com. Traduzido com permissão. Fonte: HOW LONG SHOULD IT TAKE ME TO PREPARE A SERMON?

Original: Quanto tempo devo dedicar para preparar um sermão? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Camila Rebeca Teixeira. Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva.