As prioridades do pastor no início do ministério

Ontem a igreja o empossou como seu pastor. Houve orações, abraços, sorrisos, cânticos, alimentos, fotos, mas hoje é segunda-feira. Onde começar? Você sabe que precisa preparar sermões excelentes, discipular os membros da igreja e evangelizar. Mas, como começar? O que você deve fazer no início do ministério?

Você tem um senso de que não deve fazer algumas coisas. Não, não fique em casa assistindo esportes na TV. Não pense que pode mudar tudo em três meses. Você possui um título, mas a posição de pastor tanto é outorgada como é conquistada. Há muito a aprender sobre a sua igreja, antes de começar fazer mudanças. Além disso, Cristo prometeu edificar a sua igreja. Você não precisa tentar fabricar o crescimento.

Com isso em mente, há cinco prioridades que você deve estabelecer no início de seu ministério.

Prioridade 1 – Aprenda tudo que puder a respeito dos membros da igreja (envolvimento — 1 Pedro 5.1-4).

Você é um pastor. Bons pastores exalam o cheiro das ovelhas e as conhecem por nome. Sugestão: leia as atas das assembléias passadas. Aprenda tudo que puder sobre a fundação da igreja. Qual era a declaração doutrinária original? Houve mudanças nessa declaração da igreja? Se houve, por quê? A igreja já sofreu divisões? Há questões ainda não resolvidas?

Familiarize-se com os membros mais antigos da igreja. A sua percepção sobre a congregação se aprimorará com base nas conversas com eles. Pergunte-lhes sobre as tradições, a história, os procedimentos administrativos e assim por diante. Formule perguntas que poderão ser feitas a todos os membros da igreja, a fim de avaliar a saúde espiritual deles. O seu envolvimento — e a confiança que obtém — pode ser ainda mais valioso do que a informação que você reúne.

Prioridade 2 – gaste tempo com sua liderança (humildade – Filipenses 2.5-8).

Sugestão: visite os líderes em seu lugar de trabalho. Procure conhecer a família, a história, a contribuição e as virtudes deles. Faça-lhes perguntas que você planeja fazer à congregação. Peça-lhes que compartilhem assuntos em favor dos quais você pode orar e pergunte-lhes como servir melhor à igreja. Procure conhecer a avaliação deles quanto à saúde da igreja. Tenha uma lista de livros cuja leitura você poderia sugerir-lhes. Planeje um encontro com eles, para conhecerem mais uns aos outros. Diga-lhes o que você espera aprender sobre a congregação. Discuta com eles a história da igreja. Que eventos poderiam ser celebrados? Conte-lhes suas conversas evangelísticas. Envie-lhes emails todos os dias.

Servir aos seus líderes será um exemplo a respeito de como eles podem servir à igreja. Os líderes de sua igreja têm de ser as primeiras pessoas que você discípulará.

Prioridade 3 – planeje a sua pregação (o meio divino de crescimento – Romanos 10.17).

Expor e aplicar fielmente as Escrituras causará mais impacto em sua igreja do que qualquer outra coisa. Pregar é a primeira prioridade de um pastor. Aqui está alistada como a terceira devido à progressão do pensamento. A informação que você obtiver influenciará o seu plano de pregação.

Visto que o evangelho é fundamental para adoração, discipulado, evangelização, resolução de conflitos, casamento e todas as outras coisas da vida de uma igreja, considere a possibilidade de começar realizando uma série de pregações expositivas sobre o evangelho de Marcos ou 1 João. Prepare-se para cada pregação e apresente sermões excelentes.

Prioridade 4 – encontre-se com pessoas que não são de sua igreja (considerando os outros — Filipenses 2.4).

Reúna-se com pastores de sua região. Eles podem lhe dar impressões a respeito de sua igreja e informações sobre a comunidade. Considere a possibilidade de orar publicamente por esses pastores e igrejas no domingo seguinte.

Encontre-se com políticos da cidade. Que mudanças estão acontecendo na cidade? Quais as necessidades que eles percebem? Há algo em favor do que você pode orar? Há algo que sua igreja possa fazer?

Visite as pessoas da vizinhança da igreja. Apresente-se às pessoas que moram ao seu redor. É interessante o quanto você pode aprender, à medida que ganha a confiança necessária.

Embora a informação que você obtém dessas pessoas seja proveitosa, ir ao encontro delas também lhe dará oportunidades de evangelizar.

Prioridade 5 — plante uma arvore frutífera (ou um jardim — 1 Coríntios 4.2).

Árvores que produzem fruto necessitam de cultivo e tempo; observar uma árvore crescendo lhe fará lembrar isso. Você começou uma maratona; mantenha o ritmo.

Exemplos:

Certo pastor delineou um plano ambicioso em seus dois primeiros meses de ministério, um plano para fazer a igreja crescer por meio de uma estratégia de evangelização agressiva, mudá-la para um lugar mais notório e excluir do calendário ministérios inúteis ou ultrapassados. Nada do que esse pastor propôs era errado, mas, sem ganhar a confiança da liderança, ele deixou a igreja depois de nove meses. Deixou para trás um rebanho esfacelado, ferido, desanimado.

Outro pastor disse que não queria fazer qualquer mudança durante um ano, enquanto aprendia o que pudesse sobre as pessoas. Agora, quatorze anos depois ele as tem levado a diversas mudanças que foram conquistadas por meio de sua fidelidade pública, no púlpito, e particular, no ministério pessoal.

James Boice disse uma vez que geralmente superestimamos o que podemos fazer em um ano e subestimamos o que pode ser feito em dez anos. Se você é um novo pastor, estabeleça prioridades que, pela graça de Deus, produzirão frutos daqui a dez anos.

Por: Bob Johnson. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: A Pastor’s Priorities For Day One.

Original: As prioridades do pastor no início do ministério. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Wellington Ferreira.