Avaliando o trabalho de um pastor

Como você faz uma avaliação se um presbítero está “liderando bem”?

Como você conduz uma avaliação de desempenho no trabalho para os presbíteros (particularmente os presbíteros pagos)? Em outras palavras, como você determina se um presbítero está “liderando bem”?

Antes de um homem ser considerado para o ofício de presbítero, ele deve ser avaliado à luz das qualificações encontradas em 1 Timóteo 3 e Tito 1. Mas e depois? É isso? Existe alguma coisa nas Escrituras que sugira avaliação contínua e encorajamento para um ministério mais eficaz? Sim.

“Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino” (1 Timóteo 5.17 NVI)

Para considerar um presbítero digno de dupla honra, ele deve liderar bem. A admoestação de Paulo indica um processo de avaliação que determina se ele está fazendo isso ou não. Certo . . . Mas como? Como os Presbíteros podem ajudar uns aos outros a “liderar bem”? Como uma congregação pode saber que seus presbíteros levam a sério o aperfeiçoamento como líderes?

Ao longo dos anos, tentamos muitas maneiras de fazer “avaliações de desempenho no trabalho”, principalmente para os presbíteros de nossa equipe. E estou falando sério quando digo muitos. Nossos esforços retornaram vazios. Às vezes, o processo era tão pesado e frustrante que desistimos por um tempo. Seu valor foi ofuscado pelo que parecia mais comercial do que bíblico. No entanto, após um esforço contínuo, encontramos um processo de avaliação que é viável – ouso dizer até bom!

Aqui está o que fizemos.

Primeiro, pedimos a cada presbítero da equipe que apresentasse três perguntas para os demais responderem. Nossa intenção com essas perguntas era dar a cada um a oportunidade de receber sugestões nas áreas que mais o preocupavam. Por exemplo…

  • Onde estão meus pontos cegos?
  • Como posso melhorar como líder?
  • Quais áreas do ministério perderam força sob minha autoridade?
  • Minha esposa diz que posso ser indiferente. Sou assim com a congregação?

Em segundo lugar, essas perguntas foram enviadas a todos os presbíteros vários dias antes de nos encontrarmos para discuti-las. Isso deu aos irmãos tempo suficiente para pensarem e orarem sobre suas respostas.

Em terceiro lugar, os presbíteros se reuniram para discutir nossas respostas uns com os outros e tomamos notas sobre essa conversa. Atualmente temos 17 presbíteros: seis na equipe, onze leigos. Apenas os mais velhos da equipe foram avaliados. Sabendo que essa reunião poderia se arrastar, reservamos 10 minutos para cada presbítero da equipe. Isso pode parecer muito breve, mas a preparação permitiu uma conversa eficaz e eficiente.

Quarto, cada presbítero da equipe recebeu uma cópia das respostas de todos. Eles foram solicitados a assinar o documento para que tivéssemos um registro claro do que havia sido acordado.

Saí da reunião encorajado, cheio de ideias de como eu precisava melhorar. Os outros líderes da equipe sentiram o mesmo. Todos nós saímos edificados, mas com trabalho a fazer. O processo contribuiu para uma cultura de ajudar uns aos outros a se parecer mais com Cristo e melhorou nosso serviço à nossa igreja.

Nosso pastor administrativo, Dave Kaynor, liderou este exercício. Foi o nosso melhor esforço em um processo de avaliação de desempenho e estou confiante de que o repetiremos no próximo ano.

Por: Bob Johnson. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: Evaluating How An Elder Is Ruling.Tradução: Laura Denário. Revisão: Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.