6 benefícios da pregação expositiva sequencial

A pregação expositiva é a pregação em que a estrutura, a ênfase, o tema e a aplicação do sermão vem do próprio texto, não a partir do texto. A pregação expositiva sequencial é o tipo de pregação que expõe a Palavra de Deus de forma sequencial – livro por livro, capítulo por capítulo, versículo por versículo.

Ou seja, no sermão expositivo, o texto bíblico age mais como o trilho de um trem do que um trampolim. Assim como os trilhos direcionam o trajeto do trem do início ao fim da sua jornada, assim também o texto bíblico direciona a pregação em um sermão expositivo, do início ao fim. Do contrário, o texto pode servir apenas de trampolim para os saltos, voos, impressões, inspirações e inovações do pregador pretensamente bíblico.

Quais são os benefícios e vantagens da pregação expositiva sequencial?

1. Ela considera toda a Palavra de Deus e todo o conselho de Deus, pois é necessário conhecer e ensinar a Bíblia inteira para se ter uma igreja inteira e cristãos inteiros.

Além do mais, a pregação expositiva sequencial – livro por livro, capítulo por capítulo, versículo por versículo – conduzirá a igreja não só aos textos mais familiares e conhecidos do pregador e da congregação, mas aos menos conhecidos e apreciados também.

2. Assim, a igreja pregará e ouvirá não só o que ela deseja, mas o que ela realmente precisa. Afinal de contas, a pregação expositiva produz sermões cuja mensagem, temas e aplicações vem diretamente do texto ao invés de serem impostos ao texto pelo pregador e pela sua audiência. Ou seja, na pregação expositiva, é o texto que define a agenda do sermão, do pregador e da congregação, não o contrário.

3. Dessa forma, a pregação expositiva sequencial disciplina o pregador na sua preparação e estudo, exigindo dele a máxima atenção ao conteúdo e à sequência do texto bíblico. Ao mesmo tempo, ela o libera tanto da pressão de decidir em que texto pregar a cada nova semana, como também da crítica de ser tendencioso na escolha dos textos a serem pregados.

4. Tal disciplina de pregação oferece uma dieta equilibrada e variada à congregação de Lei e Graça, promessa e cumprimento, poesia e prosa, assim como é variada a composição da própria Escritura.

É verdade, a pregação temática também pode oferecer essa dieta, mas de forma comprometida. Imagine o desafio de suprir todas as suas necessidades nutricionais a partir de suplementos alimentares. Não seria mais fácil (e menos caro!) alimentar-se de uma dieta equilibrada que contenha todos os nutrientes necessários, do que isolar cada um deles e ingeri-los por meio de cápsulas e soluções?

Assim também é muito mais proveitoso e benéfico alimentar-se de uma dieta equilibrada de pregação expositiva que alterne entre os livros do Antigo e do Novo Testamento do que alimentar-se de uma extensa dieta de pregações temáticas selecionadas pelo pregador e pela congregação.

5. Nisto a pregação expositiva é amplamente superior à pregação temática. Toda pregação expositiva será temática na medida em que ela expõe os temas do próprio texto. Mas, nem toda pregação temática será expositiva, visto que muitas vezes ela negligencia a sequência, a ordem e todo o conteúdo do texto-base do sermão.

Além do mais, a pregação expositiva abre-se para toda a gama de temas que surgem do próprio texto e que nem sempre estão no campo de visão do pregador e da congregação. Contudo, a pregação temática naturalmente orbita em torno dos temas propostos pelo pregador e pela congregação, o que restringe em muito o alcance do púlpito.

6. Por fim, a pregação expositiva treina a Igreja na leitura, no estudo e na compreensão da Palavra de Deus – algo especialmente importante em tempos de analfabetismo bíblico como os nossos. Foi por isso que os Reformadores Protestantes pregavam assim, não apenas ensinando o quê a Bíblia diz, mas como ela diz o que diz – livro por livro, capítulo por capítulo, versículo por versículo.

Por todas as razões acima, a pregação expositiva sequencial traz maior glória a Deus e maiores benefícios à igreja. Se toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, então, toda ela deve ser pregada, do início ao fim! (2Tm 3.16-17)

Por: John McAlister. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: 6 benefícios da pregação expositiva sequencial.