A verdade e nossos filhos

As crianças nos divertem com seus comentários sinceros e, muitas vezes, espontâneos.

Um dia, como em todas as manhãs, os meninos estavam fazendo suas tarefas e minha caçulinha de três anos estava quieta em outro cômodo da casa. Criança muito quieta é criança fazendo algum tipo de “arte.” Realmente lá estava ela com giz na mão e uma parede riscada. Então, fui até onde ela estava para confirmar sua autoria daquela “arte”. Ela olhou para mim com um olhar sincero e me disse: “não, mamãe!” (isso porque só havia ela naquele cômodo da casa). Querendo saber se ela ainda continuaria dando essa resposta perguntei novamente, e ela continuou a me dizer que não tinha sido ela. Foi então que insisti com uma voz mais firme: “Filha, fale a verdade!?” Ela olhou para mim com um olhar sincero e me disse: “verdade, mamãe!”

Confesso que tive que segurar o riso, enquanto que o incidente me fez refletir bastante sobre a verdade e meus filhos.

Preciso ensinar minha filha o que é a verdade, o que ela significa, de onde vem a verdade e quão importante a verdade será para sua vida. Estamos vivendo tempos em que a verdade está sendo esquecida e deturpada. Como minha filha, as crianças precisam ser encontradas e libertas pela verdade.

Então, aqui estão três grandes verdades que precisamos ensinar aos nossos filhos:

As “verdades” que nossos corações fabricam são enganosas

A Bíblia diz que nosso coração é enganoso e que não devemos confiar nele (Jr 17.9). Quando Adão e Eva pecaram no Éden, nossos pensamentos, desejos e ações foram corrompidos pelo pecado. Desde então, nossos corações criaram percepções que distorcem o padrão de Deus, o Criador. Essas distorções nos seduzem para uma vida imersa em nossos desejos. Assim, vivemos uma “verdade” relativa e individual.

O problema se torna mais complicado quando o que creio ser verdade não é a verdade do meu próximo. O resultado é conflito e não paz, confusão e não clareza. Nossos filhos precisam saber que quando estão à mercê de seus corações eles são facilmente enganados e confusos. Por isso, experimentam ira, tristezas, confusões emocionais e mentiras.

A verdade é apresentada pela Palavra de Deus.

Se nossos corações são enganosos e não podemos confiar neles, como vamos ajudar nossos filhos a compreenderem seus corações e enchê-los com a verdade?

Voltando ao jardim do Éden, onde Deus começa a escrever a linda história da redenção, testemunhamos como Ele criou e ordenou o mundo com sua Palavra cheia de verdade. Tudo estava sendo feito de maneira mais perfeita e bela. De forma coerente e correta.

Porém, Gênesis 3 narra um triste diálogo onde a verdade é colocada em dúvida. Desde lá, somos deparados com o questionamento acerca da verdade de Deus. Essa é a grande obra de Satanás: colocar à prova a Palavra de Deus. Satanás cria dúvidas quanto à veracidade das palavras do Criador.

Assim, filhos e pais são bombardeados diariamente por essas mentiras nos desenhos, filmes, livros, revistas, ideias e nas conversas que tiram nosso foco da Palavra de Deus e alimentam o nosso coração enganoso.

A passagem de 2 Timóteo 3.16 contribui para nossa reflexão. A Palavra de Deus, a Bíblia, nos ensina o que é verdadeiro, nos repreende e nos corrige. Como mães, ao conhecermos as verdades contidas nesse livro, vamos trabalhar para colocar verdades nos corações dos nossos filhos. E para poder ensiná-los, eu mesma preciso me debruçar diariamente e aprender da Palavra. Sei que muitas vezes é difícil e corrido, mas a urgência da eternidade dos nossos filhos e de nossas próprias vidas devem nos motivar a guardar nosso coração do engano.

Provérbios 23.23 descreve a verdade como agente que traz sabedoria, instrução e conhecimento aos nossos filhos. Filhos treinados no conhecimento da verdade da palavra de Deus são dificilmente enganados. Sabem que a mentira traz destruição. Que a desobediência e desonra aos pais trazem perigos concretos para sua vida diária. Também sabem que olhar coisas que não agradam ao Senhor traz culpa à consciência. Aprendem que dar é melhor que receber. Sabem que palavra de Deus vai trazer luz à vida e não confusão. Que esperança! Essa é uma vida que agradada a Deus!

A verdade é uma pessoa: Jesus Cristo!

A grande verdade da humanidade está na história escrita por Deus. História essa que começa com a criação e nos conta como medos e enganos tomam forma na queda. No entanto, a partir de um futuro incerto e assustador, o grande amor verdadeiro dessa história é descrito, esperado, encarnado, morto e ressurreto. Ele está vivo! Que grande verdade.

Enquanto viveu aqui, Ele mesmo se apresentou como verdade. Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).

De acordo com Efésios 2.1 estamos mortos por causa de nossos pecados, mas Cristo Jesus é o caminho verdadeiro que nos liberta e liberta nossos filhos do engano escravizador do pecado e traz vida eterna.

Essa é a grande esperança que posso ensinar aos meus filhos: o Evangelho! O Evangelho que transformará a vida dos nossos filhos por completo, os tirará da escravidão do pecado, do engano de Satanás e do mundo. Que eles sejam novas criaturas em Cristo, sendo dia a dia santificados por sua Palavra (Jo 17.17), trazendo luz onde estiverem para a glória de Deus. Que eles respondam com fé!

E como mãe, devo me empenhar para apresentar essas verdades aos meus filhos, enquanto eu levanto, caminho, cozinho, dirijo, oro e corrijo algumas “artes.”

Pastoreando o Coração da Criança

Pastoreando o Coração da Criança é uma obra sobre como falar ao coração de nossos filhos. As coisas que seu filho diz e faz brotam do coração. Lucas 6.45 afirma isso com as seguintes palavras: `A boca fala do que está cheio o coração`. Escrito para pais que têm filhos de qualquer idade, este livro esclarecedor fornece perspectivas e procedimentos para o pastoreio do coração da criança nos caminhos da vida.

CONFIRA

Por: Ana Mendes. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: A verdade e nossos filhos.