Será que sou chamado para ser pastor?

“Será que sou chamado para ser pastor?”

Recebo esta pergunta com certa frequência. Sou pastor há 29 anos e a pergunta também existe no meu coração! Vamos ao raciocínio teológico.

Nosso chamado pessoal é totalmente subjetivo e sujeito aos enganos do próprio coração. Não se engane a respeito. Se você não tem dúvidas, duvide! Isto vai te ajudar a chegar a uma resposta mais clara.

A maneira objetiva de averiguar e testar o chamado (teste que dura a vida toda) é:

1) Ter aspiração (e não ser levado a isto pela opinião dos outros; aquele que aspira o episcopado, boa obra almeja (1 Timóteo 3:1).

2) Os passos para saber se este chamado é legítimo é se olhar no espelho da Escritura e verificar se você atende aos requisitos conforme os encontramos em 1 Timóteo 3:2-7 (“É necessário, portanto”). Alguns requisitos podem ser trabalhados e apurados, outros são finais e impeditivos. (Veja também Tito 1:5-9)

3) A igreja local por meio de suas autoridades deve reconhecer estas coisas naquele que aspira (cuidado com as opiniões enganosas, as “profecias” locais, o desejo de mamãe e vovó… da namorada, noiva).

4) Submeta-se a rigorosos estudos teológicos. Não busque atalhos. Se você tem uma aspiração, rogue ao Senhor para lhe abrir as portas para “ralar” durante alguns anos de aprendizado. Procure uma instituição séria de ensino e mostre que é capaz de aprender para ensinar.

5) Depois de tudo isto, continue debaixo da autoridade da sua igreja para o teste final até chegar o momento da sua ordenação. Devem ser anos de teste antes da confirmação final (“A ninguém imponhas precipitadamente as mãos.” 1Tm 5.22).

Na denominação de que sou pastor, a Igreja Presbiteriana do Brasil, este processo dura mais de 5 anos.

E não esqueça, depois de tudo isto você será provado e testado até o fim.

Por: Mauro Meister. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Será que sou chamado para ser pastor?