Ação de Graças nos faz olhar para Deus

Quando eu tinha oito anos, fiz um exame oftalmológico. Enquanto tentava decifrar as letras no gráfico, errei tanto que o médico achou que eu estava brincando. Mas isso não era brincadeira. Eu era muito míope.

Uma semana depois, quando peguei meu primeiro par de óculos, fiquei chocado. Eu podia ler as placas das ruas, reconhecer os rostos das pessoas à distância, ver montanhas distantes e folhas individuais nas árvores. Eu podia ver mais claramente do que nunca. Isso é muito parecido com gratidão. A gratidão é como um par de óculos, pois nos ajuda a ver a glória da misericórdia de Deus com mais clareza. E, portanto, porque nossa maior alegria é ver a glória de Deus, a gratidão aumenta nossa alegria.

A gratidão nos ajuda a ver

Por muitos anos, eu não havia experimentado maior alegria em Deus através da gratidão. Agradecia obedientemente a Deus por suas bênçãos, mas como não compreendia o dia de ação de graças, minha gratidão não me ajudava a ver a gloriosa misericórdia de Deus e, portanto, não aumentava minha alegria.

O problema era que eu via “ação de graças” principalmente como uma obrigação a ser cumprida. Deus havia feito algo por mim, então agora eu lhe devia gratidão. E depois que eu dissesse: “Obrigado”, minha dívida estaria paga e passaria a me preocupar com outras coisas.

Mas não é assim que a Bíblia fala sobre ação de graças. Considere, primeiro, como a Bíblia frequentemente liga ação de graças com alegria.

“Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos”. (Sl 95.2).

“Alegrai-vos no SENHOR, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome”. (Sl 97.12).

“Ofereçam sacrifícios de ações de graças e proclamem com júbilo as suas obras”! (Sl 107.22).

Então, alegria e ação de graças estão conectadas. Mas como?

Podemos pensar que a conexão é óbvia: quando damos graças, nos alegramos com o que Deus deu. Pense na alegria que sentimos ao sermos promovidos ou ao sermos curados. Certamente, a alegria nas dádivas de Deus faz parte da gratidão. Mas não é a única alegria da gratidão. E não é a maior alegria.

A maior alegria da gratidão

Podemos descobrir a maior alegria da gratidão observando quantas vezes a palavra de Deus vincula ação de graças ao louvor.

“Dar-te-ei graças na grande congregação, louvar-te-ei no meio da multidão poderosa”. (Sl 35.18).

“Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças”. (Sl 69.30).

“Um dos dez [leprosos], vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe”; (Lc 17.15,16).

Eu estava acostumado a distinguir ação de graças e louvor. E, é claro, são diferentes: a ação de graças se concentra mais no que Deus faz e louva quem Deus é. Mas esses versículos mostram que há uma conexão. O fato de a ação de graças estar ligada ao louvor mostra que a ação de graças não ignora quem Deus é. O Dia de Ação de Graças nos ajuda a ver e louvar quem é Deus. E esse ato de ver e louvar a Deus é a maior alegria do dia de ação de graças.

Como é que isso funciona?

Colocando os óculos

Digamos que você receba uma promoção e queira agradecer a Deus. A gratidão começa por ver o valor e a misericórdia das dádivas de Deus.

Portanto, lembre-se do valor dessa promoção – talvez seja um trabalho mais interessante, salário mais alto e uma melhor carreira. Então, você ponderaria sobre a misericórdia dessa promoção – que, por ser um pecador que merece apenas o inferno, esse presente é uma misericórdia infinitamente cara, comprada para você pelo sofrimento de Jesus na cruz.

Então, quando você agradece a Deus, recordando o valor e a misericórdia dessa promoção, a experiência será como colocar óculos – você vê ainda mais claramente a glória da graça de Deus em Cristo. E isso aumentará sua alegria em Deus, porque contemplar a gloriosa misericórdia de Deus é a nossa mais completa satisfação.

Então, quando Deus nos chama para agradecer, ele não está apenas nos chamando para agradecer pelo que ele fez. Ele está nos chamando para nos alegrarmos com quem ele é manifestado no que ele faz. E é por isso que os hedonistas cristãos apreciam agradecer a Deus: agradecer a Deus leva a ver mais de Deus, e ver mais de Deus é a nossa maior alegria.

Crescendo em direção à gratidão

Como podemos agradecer a Deus de uma maneira que aumente nossa alegria em Deus? Aqui estão cinco etapas.

Primeiro, peça a ajuda do Espírito. O objetivo do dia de ação de graças é ver e sentir a glória da misericórdia de Deus, e não podemos fazer isso sem a obra do Espírito. Então peça.

Segundo, pondere o valor dos dons de Deus. Considere o valor de cada dádiva. Pense em saúde, amigos, a comida à sua frente. Pense especialmente no Salvador, cuja morte pagou por seus pecados e adquiriu plenitude de alegria nele para sempre.

Terceiro, pense na misericórdia das dádivas de Deus. Não apenas que não merecemos esses dons, mas por causa de nossos pecados, tudo o que merecemos é o julgamento de Deus. Peça a Deus para ajudá-lo a ver isso, para que você se sinta mais maravilhado com a graça e a misericórdia exibidas nesses presentes comprados por sangue.

Quarto, faça isso até ver e sentir mais da gloriosa misericórdia de Deus. Continue orando pela obra reveladora de Jesus do Espírito e continue pensando no valor e na misericórdia das dádivas de Deus, até sentir mais a gloriosa misericórdia de Deus em Cristo.

Quinto, expresse sua ação de graças e alegre louvor a Deus. Agradeça por suas dádivas, expressando o valor de cada presente e a misericórdia de cada dádiva. E regozije-se em como cada dádiva mostra a glória da graça de Deus para você em Cristo.

Todos nós precisamos de ajuda para ver a gloriosa misericórdia de Deus. E a gratidão, como os óculos, pode ajudar. Então, para o bem da sua alegria em Deus, coloque os óculos da gratidão, e veja.

Por: Steve Fuller. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Thanksgiving Gives Us Eyes for God.

Original: Ação de Graças nos faz olhar para Deus. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.