Deus quer a sua fraqueza

Não sou corajosa

Eu recentemente ouvi algo sobre a diferença entre bravura e coragem, dizendo que bravura é a capacidade de enfrentar situações difíceis sem medo, enquanto coragem é enfrentar situações difíceis, mesmo quando você está com medo. Quando penso em coragem, lembro-me de Gideão.

Eu vejo algo familiar em Gideão; ele vive com medo da vida. Nós o encontramos “batendo trigo no lagar para escondê-lo dos midianitas” (Juízes 6.11). Quando o anjo do Senhor vem a ele, Gideão imediatamente expressa suas dúvidas sobre a fidelidade de Deus para com os israelitas (Juízes 6.13). Quando Gideão percebe quem está falando com ele, ele insiste que sendo o menos destacado membro de seu clã (Juízes 6.15), ele não pode receber tal designação.

Gideão não se sente seguro para fazer nada sozinho. Ele está sempre reclamando de como as coisas estão ruins, mas quando lhe pedem para fazer algo para melhorar a situação, Gideão se afasta. É mais fácil queixar-se do que agir.

Quando Deus deixa claro que ele mesmo está chamando Gideão, Gideão quer um sinal – só para ter certeza (Juízes 6.17). Depois de receber o sinal, Gideão obedece a Deus e derriba o altar de Baal. Mas, em vez de o fazer abertamente de dia, Gideão tem medo dos habitantes da cidade e até da sua família, por isso o destrói de noite Juízes 6.27). Mais tarde, quando os aldeões irados o apanham, Gideão deixa o pai defendê-lo. Gideão não era corajoso.

Deus sabe que somos pó

É fácil criticar Gideão por suas dúvidas, mas eu também duvidei. Eu vi Deus trabalhar na minha vida, permitindo-me fazer coisas que eu achava impossíveis. Mas então ainda tenho dúvidas de que eu consiga fazer outra coisa mais adiante. Olho para mim e para os meus recursos, e sinto-me novamente inadequada, convencida de que não consigo realizar o que está à minha frente. Eu sei que para mim, mais fraqueza física e perdas são constantes. Quando considero o futuro, costumo gritar: “Senhor, não posso fazer isto. Não sou tão forte como pensas que sou.”

“O Senhor não procura a tua força, nem bravura, nem dons naturais; Ele quer a tua confiança nele.”

O Senhor quer salvar Israel pela mão de Gideão, mas Gideão quer provas. Duas vezes. Ele primeiro quer que a lã seja molhada no chão seco, e depois quer ver a lã seca no chão molhado, só para ter uma certeza extra. Da nossa perspectiva, Gideão pode parecer demasiado cético. Por que é que ele continua a pedir provas? Mas depois penso em todas as vezes que peço garantias a Deus. Quando me sinto inadequada para enfrentar algo, peço sinais, encorajamento de amigos, versículos que se aplicam à minha situação. Deus entende a minha fragilidade; ele lida com as minhas fraquezas, assim como fez com as de Gideão – sem desprezo ou castigo. O Senhor lembra-se de que eu sou pó.

Depois de dar a Gideão todos os sinais que ele pediu, Deus o prepara para liderar os israelitas na batalha contra os midianitas. Vinte e duas mil pessoas apareceram para a batalha, o que o Senhor declarou ser demais (Juízes 7.2-3). Com esse exército, os israelitas podiam ficar com os louros da vitória. O Senhor diz a Gideão para deixar os temíveis guerreiros irem para casa escolhendo para a batalha apenas aqueles que tomaram água levando a mão à boca ao invés de se ajoelharem para beber lambendo a água diretamente do rio, resultando em um exército de apenas trezentos homens. A vitória não seria creditada à força dos israelitas; só o poder de Deus libertaria o seu povo.

O que Deus vê em você

Quando Gideão fica com trezentos homens, ele fica assustado. Ainda que não manifeste o seu temor, Deus conhece o seu coração e tranquiliza-o oferecendo-lhe: “Se tens medo de descer, desce ao acampamento … e ouve o que dizem, e depois as tuas mãos serão fortalecidas” (Juízes 7.10-11). Pensar-se-ia que se Deus lhe dissesse inequivocamente o que fazer, confiaria nele sem provas. Mas não Gideão. É claro que ele vai imediatamente para o acampamento e deve ouvir por si mesmo porque a vitória está assegurada. Então finalmente Gideão crê e avança (Juízes 7.15).

Ao longo deste encontro, Gideão duvida, tem medo e se sente inadequado e fraco. Ele só age quando tem provas de que será bem-sucedido. Ele quer confiar em Deus, mas continua a duvidar de si mesmo. No entanto, desde o início, Deus o vê como um “poderoso homem de valor” (Juízes 6.12), o que parece contradizer as inseguranças e dúvidas de Gideão. Deus vê o que somos nele, e não em nós mesmos.

Então, se você se sentir inadequado, fraco ou com medo hoje, tenha coragem. Deus escolhe o tolo “para envergonhar os sábios” (1 Coríntios 1.27). Alguns dos maiores empreendimentos da Bíblia foram realizados por pessoas fracas que sentiram que não estavam à altura de seu chamado.

“Senhor, escolhe outra pessoa”

Moisés separou o Mar Vermelho e libertou os israelitas de seus perseguidores egípcios, mas quando Deus chamou Moisés pela primeira vez, ele disse: “Ó meu Senhor, por favor, manda outro” (Êxodo 4.13). Isto foi logo depois que Deus garantiu a Moisés: “Eu te ensinarei o que deves falar” (Êxodo 4.12). Quando Deus chamou o profeta Jeremias, sua primeira resposta foi: “Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque sou apenas um jovem” (Jeremias 1.6).

“Deus vê o que somos nele, e não aquilo que vemos em nós mesmos.”

Paulo queria que Deus removesse aquele espinho na carne, mas o Senhor lembrou-lhe: “A minha graça é suficiente para ti, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Paulo então disse: “Por isso me gloriarei ainda mais das minhas fraquezas, para que o poder de Cristo descanse sobre mim. Por amor de Cristo, pois, estou contente com fraquezas, insultos, dificuldades, perseguições e calamidades. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte” (2 Coríntios 12.9-10).

Tudo o que ele precisa

Hoje, se o Senhor te chama para uma tarefa para a qual te sentes inadequado, lembra-te que o Senhor não está à procura da tua força, ou bravura, ou dons naturais; Ele quer a tua confiança nele. O seu poder se torna perfeito à nossa fraqueza. Sabemos que Deus viu Gideão como poderoso. Na célebre “Galeria da Fé” de Hebreus, somos lembrados de que Gideão conquistou reinos e o Senhor o fez forte por causa da sua fraqueza (Hebreus 11.32-34).

Nós também seremos fortalecidos em nossa fraqueza quando confiarmos no Senhor. Como o hino “Venham pecadores” nos lembra lindamente, “Tudo o que ele precisa é que sintamos a nossa necessidade dele.”

Por: Vaneetha Rendall Risner. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: God Wants Your Weakness.

Original: Deus quer a sua fraqueza. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Ariésley Oliveira. Revisão: Renata M. Gandolfo.