Discípulos amam a sã doutrina

Há alguns anos, minha esposa, minha filha e eu estávamos morando na Filadélfia, onde eu realizava meu Ph.D. no Westminster Theological Seminary. Depois de adorar em uma igreja local, recebemos uma visita cordial de alguns dos presbíteros da igreja. Enquanto conversávamos, o mais velho comentou sobre meus livros (minha esposa teve que decorar a casa com meus livros devido à falta de espaço naqueles dias). Ele ficou particularmente satisfeito ao ver o Collected Writings of John Murray nas minhas prateleiras. “Você os leu”? Ele perguntou. Pude responder afirmativamente, felizmente. “Você se lembra de ler sobre o Sr. Murray dando aulas para jovens na escola dominical de nossa igreja”? Perguntou ele. Eu me lembro. “Bem, eu sou o aluno mencionado. Eu sou Bobby”! Ele respondeu com um sorriso. Então, esse santo idoso começou a nos contar como o professor Murray ensinou o livro de Romanos (isso foi enquanto ele escrevia seu célebre comentário). “Eu nunca esquecerei. Quando adolescente, aprendi a estudar a Palavra de Deus com o professor Murray”, disse Bobby. Então ele acrescentou: “Eu ainda amo doutrina”.

O apóstolo Paulo exortou seu filho espiritual Timóteo a ser diligente no estudo da Palavra de Deus (2Tm 2.15). O cristão não deve ser um pesquisador casual da Palavra de Deus. Não, Paulo descreve aquele que é diligente como um “obreiro”. Um obreiro embarca em uma tarefa e permanece lá até que ela seja concluída. Recentemente, li um elogio a uma empregada por seu empregador: “Ela tem uma ótima ética de trabalho e a mente voltada para a conclusão das tarefas”. É para isso que Paulo está chamando Timóteo quando se refere à “palavra da verdade”. Não estamos lidando com um romance, nem mesmo um romance de William Faulkner. Estamos lidando com “a palavra da verdade”, que é a própria Palavra do Deus triuno infinito, eterno e imutável.

Pode haver quem pense que essa exortação foi para Timóteo e, portanto, é relevante apenas para os ministros. Certamente, eles dizem, Deus não espera que todos os cristãos sejam obreiros diligentes quando se trata da Palavra de Deus. Bem, lembre-se de quem ensinou a doutrina a Timóteo desde cedo. Lembre-se de quem eram seus mentores antes de Paulo. A avó Loide e a mãe Eunice são nomeadas, até elogiadas (2Tm 1.5), por conhecerem e ensinar “as sagradas letras” a Timóteo (3.15).

Quando você abre a Bíblia e começa a ler, você tem uma “mentalidade voltada à conclusão de tarefa”? Mas você diz: “Ah, a leitura da Bíblia está indo devagar; às vezes até junta poeira”. Lembre-se das palavras do professor Murray: “A poeira tem seu valor, especialmente quando se trata de ouro em pó”. Bobby nunca havia perdido seu zelo por ouro em pó. E quanto a você?

Por: C.N. Willborn. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Disciples Love Sound Doctrine.

Original: Discípulos amam a sã doutrina. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.