Hospedando solteiros nos feriados

Amo o barulho alegre e caótico de meus três filhos encenando um “ataque do despertar” em uma manhã, quando saltam sobre um adulto adormecido para despertá-los com travesseiros, risadinhas e cócegas. Eu adoro o som, especialmente no início de uma manhã de férias, vindo do corredor do lado de fora do nosso quarto, enquanto minha esposa e eu puxamos as cobertas até nossos queixos, trancados em nosso próprio quarto.

Ah. . . as alegrias de convidar um confiável amigo adulto solitário, para passar um feriado com nossa família.

Ao longo dos anos, nos convencemos do valor e da alegria de incorporar amigos solteiros nos momentos especiais da família, especialmente durante feriados. E algumas de nossas motivações nem são egoístas. Então, aqui estão alguns comentários destinados a incentivá-lo a incluir amigos adultos solteiros em seus eventos familiares especiais.

1. Um pouco pode significar muito

Não sei ao certo quando começamos a convidar amigos solteiros para se juntarem a nós em eventos familiares. Provavelmente tenha sido na festa de aniversário de um filho ou no jantar de férias. Mas, ao longo dos anos, um número surpreendente de tradições cresceu em nossa família, concentrando-se regularmente em convidar pessoas específicas para se juntarem a nós. Mas seja um amigo de longa data da família ou um novo amigo que venha para uma reunião de férias pela primeira vez, isso pode significar muito para eles e para nossa família. Todos nós nos beneficiamos em fazer parte de famílias e você não precisa formar uma nova família para aproveitar e se beneficiar com relacionamentos familiares.

2. Mais é realmente mais

E, francamente, ter um conjunto extra de mãos para as festas de aniversário, que não tenha que se distrair com os próprios filhos, pode ser uma grande ajuda. É por isso que às vezes nos sentimos um pouco culpados por grande parte do nosso “serviço” para adultos solteiros em nossa igreja acabar parecendo uma grande ajuda para nós. Mas eles não parecem se importar. É uma coisa simbiótica. Gostamos da ajuda extra de adultos e eles desfrutam de nossa casa maluca e divertida. E, esperançosamente, ao longo do caminho, também pairam alguns bons encorajamentos do evangelho.

Eu sei disso por experiência própria. Lembro-me de estar solteiro aos vinte e cinco, aos trinta e aos trinta e cinco, e mesmo quando os quarenta já estavam surgindo no horizonte da minha vida. Eventualmente (e felizmente) me casei quase que repentinamente, aos trinta e sete anos. Mas em quase duas décadas de vida adulta de solteiro, uma das minhas melhores lembranças são algumas famílias da igreja que intencionalmente me convidavam para suas vidas – não apenas como o único convidado em uma refeição de férias, mas em aniversários, celebrações escolares, passeios especiais e até mesmo em férias em família. Penso que os pais me valorizavam como um exemplo de jovem cristão para os filhos, e eu era mais abençoado do que eles podiam imaginar.

3. Tradições não são apenas coisa de família

Isso também não será uma dificuldade para seus filhos. As crianças amam tradições, pelo menos as nossas. E algumas das tradições que eles mantêm de maneira mais amorosa (ou ansiosa) envolvem amigos que não são nossos parentes. Seja uma tia adotiva de longa data na festa de aniversário, os amigos que convidamos há anos para nos ajudar a decorar nossa árvore de Natal ou a jovem com sua mãe viúva, que são nossas convidadas regulares do Dia de Ação de Graças. Se fizermos algo mais do que uma vez, isso se tornará “uma tradição” na mente de nossos filhos. E estamos muito felizes com isso.

Achamos ótimo que em nossa família, atualmente, as “tradições” tendam a ser principalmente sobre quem está se juntando a nós, e não especificamente o que fazemos. E as notícias de que uma pessoa solteira vai se juntar a nós para um evento quase sempre resultam em danças felizes dos pequenos. Estou encantado por nossos filhos crescerem pensando mais em relacionamentos do que em comida – ou até em presentes. Ok, eles ainda gostam mais dos presentes, mas estamos progredindo.

4. Não apenas amigos cristãos

Isso não é somente sobre passar um tempo com amigos cristãos. Quase todo Dia de Ação de Graças, minha incrível esposa prepara alegremente uma refeição para mais pessoas do que a nossa ampla casa pode realmente suportar. Além de nossos amados “frequentadores”, também tentamos preencher uma série de vagas com estudantes internacionais. Ao conversarmos com nossos filhos com antecedência, eles ficam empolgados em aprender um pouco sobre a cultura ou o idioma das pessoas que estão por vir. “Como se diz Olá em turco”? Pergunta, nossa criança de cinco anos, pela vigésima vez.

Essa abertura de nossa casa para estranhos tornou-se para nossos filhos uma parte normal do que se faz no Dia de Ação de Graças, na Páscoa ou no Natal. E o benefício de ver uma família organizada em torno do amor evidente e da submissão a Cristo tem causado profundas impressões em vários jovens adultos de nações onde esses testemunhos são raros.

5. A festa do pijama também não é só para as crianças

Mas você não precisa se despedir depois que os pratos forem retirados da mesa. Algumas semanas atrás, minha esposa esteve fora por algumas noites. Então, naturalmente, reservei um tempo para planejar uma festa do pijama … convidando um amigo da família, de vinte e poucos anos, para vir ficar conosco. As crianças estavam animadas, ele parecia se divertir e eu tinha um adulto para ajudar a dar forma à conversa durante o jantar e o café da manhã. E, é claro, ele obteve o benefício do mencionado “ataque do despertar” . . . enquanto eu dormia por mais quinze minutos.

6. As coisas boas geralmente não “simplesmente acontecem”

Ter esse tipo de relacionamento requer um planejamento cuidadoso e uma pequena medida de comprometimento. Na correria da vida, temos que decidir que é assim que vamos viver.

Abrir sua casa para amigos solteiros pode parecer assustador. Mas tente imaginar sua casa como um refúgio do mundo exterior, que às vezes é bastante estéril. Considere o que pode significar convidar um ou até dois amigos solteiros para sua família. Dê uma chance. Você pode se surpreender com o quanto de diversão, ajuda e frutos isso pode resultar.

Por: Andy Johnson. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: Using the Holidays to Host Singles.

Original: Hospedando solteiros nos feriados. © Ministério Fiel. Website: ministeriofiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.