Uma cura para o esgotamento pastoral

Construindo uma rede de irmãos que pensam da mesma forma

Há alguns anos, eu lhe diria que adorava pregar e pastorear, e que não conseguiria pensar em mais nada que preferisse fazer. Eu também admitiria que não tinha certeza de que poderia fazê-lo por mais dez anos.

Eu não tinha ideia de como alguém poderia fazer isso por mais de vinte anos. Depois li dois livros úteis: Reset de David Murray e Zeal Without Burnout de Christopher Ash. Ambos foram de grande ajuda para me trazer ao lugar em que estou agora.

Mas sem uma rede de irmãos com ideias semelhantes no ministério, não tenho certeza se esses livros teriam sido suficientes para me impedir de chegar ao esgotamento. Esses relacionamentos são vitais para mim, pois busco um ministério longo e frutífero.

No primeiro ano de nossa igreja, pude ter uma ideia de como o isolamento pode piorar ainda mais as cargas e pressões normais do ministério. É como jogar um saco de pedras nas costas em uma jornada já árdua. Eu assisti homens tentando realizar seus ministérios dessa forma por anos. Eles já estão lutando contra o desânimo na velocidade com que a igreja cresce, tanto espiritual quanto numericamente, e isso é ampliado por seus esforços para basicamente construir a igreja em uma ilha deserta.

Eles estão sozinhos e começam a acreditar em mentiras. Eles não conhecem ninguém que compartilhe suas convicções filosóficas sobre o ministério – ninguém para compartilhar suas alegrias ou andar com eles em suas lutas. Eles não têm ninguém para erguer os olhos de seu próprio ministério e lembrá-los do trabalho maior que Deus está fazendo em seu reino.

Como alguém pode perseverar em um ministério assim? Bem, muitas vezes não conseguem. E aqui está o porquê.

Você precisa regularmente de um lembrete bíblico sobre o trabalho do ministério.

O apóstolo Paulo teve que lembrar aos coríntios que a mensagem da cruz é loucura e escândalo para os que estão perecendo (1Co 1.18, 23). O evangelho só faz sentido para aqueles que o discernem espiritualmente.

Mas não devemos esquecer que Paulo sente a necessidade de lembrar a igreja disso. Por quê? Porque eles estavam sendo atraídos pelo mesmo tipo de valores pragmáticos compartilhados pelo mundo (2Co 11). Os pastores são propensos a fazer a mesma coisa, especialmente quando parece que o evangelho não tem poder e o trabalho está indo mais devagar do que pensamos que deveria.

Sem uma rede de pastores que pensam da mesma forma, esquecemos os princípios bíblicos que nos entusiasmaram sobre o ministério, e mais facilmente nos voltamos para métodos pragmáticos que atraíram multidões em outros ministérios. Mas construir relacionamentos fortes com outros pastores que pensam da mesma maneira nos lembrará que há mais descanso e poder em um ministério completamente dependente do Senhor (2Co 12. 9).

Você precisa tirar o “chapéu de pastor” regularmente com um amigo por alguns minutos.

C.S. Lewis disse que a amizade nasce no momento em que um homem diz para o outro: “O que! Você também”? Nós pastores podemos encontrar boas e piedosas amizades com muitos em nossa própria igreja, mas há uma responsabilidade única que carregamos por esses mesmos amigos. Sempre “estar” como pastor pode ser cansativo – e se sua esposa é a única que permite que você tire seu chapéu de pastor por um minuto, então você a esgotará. (E a igreja não a chamou para ser mais um presbítero).

Mas em uma rede de pastores com os mesmos pensamentos, encontramos o apoio e o incentivo de que precisamos para continuar fazendo o que estamos fazendo. Há algo que dá vida ao sentar-se com um amigo que pode simpatizar com suas lutas e compartilhar suas alegrias como apenas um pastor de suas ovelhas. De fato, às vezes precisamos deles para nos pastorear. Às vezes, precisamos pastoreá-los. Amizades com outros pastores fazem parte da maneira como Deus cuida de nós e nos dá descanso espiritual (Pv 17.17).

Você precisa se sentir parte de algo maior que sua própria igreja.

Provavelmente, há muitas coisas em sua igreja a serem incentivadas. Mas, se esperamos ter um papel em alcançar o mundo e apenas observar o que está acontecendo dentro de sua própria igreja, o ministério parecerá algo como correr em uma esteira. Você está gastando muita energia, mas na verdade não está indo a lugar algum.

Quando você mantém o foco apenas no que sua igreja pode fazer, ou deve fazer ou não está fazendo, você desenvolve um tipo de visão de túnel que o impede de ver o que acontece no reino de Deus como um todo. Mas ao fazer parte de uma rede maior de igrejas que buscam cumprir a Grande Comissão juntas, você amplia sua perspectiva. Cristo está construindo sua igreja hoje, e você faz parte desse trabalho.

Como pastores, devemos nos preocupar com o que está acontecendo em todo o mundo e com o que está acontecendo no púlpito ao lado. Essa preocupação nos ajudará a combater o desgaste. Isso nos manterá longe de um foco doentio em nosso próprio ministério, ao mesmo tempo em que abre nossos olhos para sermos encorajados pelo que Deus está fazendo no trabalho mais amplo do qual fazemos parte. Além disso, uma preocupação ampliada sobre como o cristianismo está se saindo fora dos muros de sua igreja levará necessariamente ao tipo de relacionamento descrito acima.

Conclusão

Se você está lendo isso como pastor e precisa de amigos, envie um email para outro pastor em sua região e peça que ele leia esse artigo com você. Talvez isso comece uma amizade que dê vida a vocês dois.

Aqui estão algumas outras ideias: Envolva-se mais com sua associação. Reúna regularmente um pequeno grupo de pastores, se você ainda não o faz. Se você é um membro da igreja que está lendo isso, certifique-se de que seu pastor seja incentivado a ter amizades dentro e fora da igreja. Ajude sua igreja a avaliar o ministério que ele tem com outros pastores – talvez reservando dinheiro no orçamento para isso. Isso não será apenas vital para sua própria igreja, mas também para o corpo maior de Cristo.

Por: Kevin McKay. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: One Cure for Burnout: Building a Network of Like-Minded Brothers.

Original: Uma cura para o esgotamento pastoral. © Ministério Fiel. Website: ministeriofiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.