5 pedidos de oração relacionados a epidemia do Coronavírus

Dois dias atrás, voltamos para nossa casa na China. Foi uma experiência surreal. Embarcamos em um voo da Thai Air frequentemente lotado, no qual cada passageiro usava uma máscara cirúrgica. Foi um pouco cômico olhar ao redor, enquanto todos manobrávamos na tentativa de tomar as refeições durante o voo, considerando nossos novos acessórios faciais.

Quando chegamos ao aeroporto chinês, entramos na fila com outros viajantes mascarados e fomos atendidos por leais funcionários do aeroporto que estavam tomando precauções semelhantes. A seriedade da situação foi confirmada quando vi vários funcionários passarem completamente equipados com trajes e material para substâncias perigosas. Não sabia ao certo qual era o papel deles, mas demonstravam uma dose extra de sobriedade.

Já estamos de volta há alguns dias – conversando com membros da igreja e vizinhos e, principalmente, permanecendo dentro de casa.

Tendo recebido inúmeras perguntas sobre nosso bem-estar e necessidades, achei que poderia ajudar a compartilhar alguns pedidos de oração pelos que estão por trás da Cortina de Coronavírus.

1. Ore para que caminhemos com fé e sabedoria

Habitamos uma era da mídia social em que as agências de notícias são recompensadas pelos cliques. E uma base de consumidores ansiosos é, para essas agências, uma coisa boa. Assim, nossos feeds (e corações) são frequentemente preenchidos com relatórios alarmistas.

E, em meio a tudo isso, agora há um surto de preocupação global. Ore por nós, então, enquanto lutamos contra a ansiedade e andamos no limite entre fé e sabedoria. Ore para que não percamos de vista que Deus é nossa ajuda e nosso refúgio, e ele próprio não é tocado pela doença (Sl 91). Ore para que, mesmo que tenhamos o pior resultado imaginável – que nós mesmos ou alguém que amamos seja contaminado – que Cristo continue sendo nossa âncora segura e constante. Ore para confiarmos em Deus e não vacilarmos na fé.

Os cristãos na China, nativos ou estrangeiros, tomarão suas próprias decisões durante esse período, mas orem para que nenhum de nós seja movido pelo medo. Que estejamos cheios de fé e sabedoria divina.

2. Ore por cura e segurança

Este é o pedido mais óbvio para a maioria de nós.

Ore para que aqueles que têm o vírus sejam curados e que sua propagação diminua e o vírus seja erradicado em breve.

Ore para que as agências governamentais tenham sabedoria e habilidade para conter a epidemia e que médicos e enfermeiros estejam empenhados em seu trabalho.

Ore pelos cientistas e engenheiros biomédicos que lutam para criar uma forma de curar e imunizar contra esse novo vírus.

3. Ore por oportunidades para evangelizar

Ore para que os cristãos chineses, pastores, missionários estrangeiros, empresários e educadores que permanecem na China tenham portas abertas para conversas sobre o evangelho à luz desta crise.

Peça a Deus que faça com que a compaixão e a unidade de sua igreja adornem o evangelho nesses dias sombrios.

Ore para que a fé e a esperança dos cristãos sejam a base para falar de Cristo.

Ore para que a determinação e o sacrifício dos missionários preparem um caminho para um ministério frutífero.

4. Ore por sabedoria na tomada de decisões

As organizações missionárias estão discutindo como orientar seus trabalhadores. Os líderes da igreja estão orando sobre como pastorear seus membros. Os cristãos estão pensando em como aconselhar amigos e entes queridos. Todos conhecemos bem como os cristãos serviram sacrificialmente em pandemias ao longo da história da igreja. Mas uma igreja deveria se reunir para adorar no Dia do Senhor em um momento como esse, ou deveria ficar em casa? Se eles decidirem não se encontrar, por quanto tempo se absterão? Se eles decidirem se reunir, quais protocolos de segurança devem estar em vigor? Os membros expatriados, da comunidade missionária e do mercado, devem retornar aos seus países de origem ou permanecer onde estão?

É difícil imaginar todas as situações precárias que as pessoas enfrentam quando as agências do governo param, as escolas atrasam os semestres e as empresas sofrem grandes impactos financeiros. Minha igreja é pequena, mas apenas no meu círculo mais próximo conheço casais que estão no meio da adoção e correm o risco de serem separados de seus filhos se forem evacuados ou colocados em quarentena; novos pais que nesse momento ainda têm um filho sem documentação adequada; estudantes que foram informados de que receberiam um visto de estudante mas que agora não está sendo fornecido; e funcionários que não estão sendo pagos e estão se perguntando se os contracheques prometidos chegarão. Muita sabedoria é necessária.

5. Orem pela unidade da igreja

Como você pode imaginar, nem todos os cristãos, por aqui, estão de acordo, pois decisões difíceis estão sendo tomadas. Para dar apenas um exemplo, um membro da igreja chinesa pode achar que uma igreja não deve se reunir no Dia do Senhor durante esta temporada, enquanto outro pode vê-la como apropriada ou mesmo necessária. Os primeiros podem manter sua posição como uma questão de cautela médica geral ou patriotismo ou submissão ao governo. Este último pode achar que o pânico público é exagerado e que o incentivo bíblico para os cristãos se reunirem no Dia do Senhor substitui as diretrizes do governo de não fazê-lo. Nem sempre fica imediatamente claro quem está certo e quem está errado em tais casos, mas é claro que Satanás adoraria nada mais do que usar esses cenários para semear desunião na igreja de Cristo.

Ore para que os líderes religiosos sejam confiáveis, que assumamos os melhores motivos para com nossos irmãos e irmãs e que possamos agir com clareza ao tomarmos decisões sem termos precedentes recentes para nos basearmos.

Esperança hospitaleira

Decidimos voltar para a China – e ficar – porque é onde moramos. Esse é o nosso lar agora. E muitos de nossos irmãos e irmãs não podem simplesmente sair em um voo. Não que seja errado sair, mas decidimos ficar e permanecer com aqueles que estão aqui.

Esperamos ser hospitaleiros e esperançosos. Queremos manter a luz na escuridão, apontar para a paz na ansiedade e apresentar as pessoas a Cristo, a Rocha, em tempos incertos. Por favor, ore por todos os cristãos na China dessa mesma forma.

Por: Colin Clark. © The Gospel Coalition. Website: voltemosaoevangelho.com. Traduzido com permissão. Fonte: 5 Prayer Requests from Behind the Coronavirus Curtain.

Original: 5 pedidos de oração relacionados a epidemia do Coronavírus. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.