Seminários não formam pastores

Seminários não formam pastores. Igrejas formam pastores. Seminários ajudam e muito, mas somente igrejas forjam o caráter do pastor. Se você quer ser um bom pastor, faça seminário e sirva em sua igreja.

Não use o seminário como uma desculpa para abandonar a igreja ou se ausentar dela. Um seminário que tira você da igreja não deve ser um bom seminário. O melhor seminário serve à igreja. Ele dá o exemplo.

“Mas, Jonas, se eu estiver muito envolvido com a igreja, eu não vou conseguir cumprir as obrigações do seminário.” Calma lá! A igreja não é uma pedra no seu caminho. Quer dizer que, depois de assumir uma igreja, você não vai mais ralar e estudar? Que tipo de pastor você quer ser?

A igreja quase sempre ocupará o seu tempo, e quase sempre você terá a sensação de nunca estar suficientemente preparado para cuidar dela. O ministério pastoral exige, sim, estudo, dedicação, excelência. Não pense que estou dizendo tudo isso para você desistir.

Se com isso que eu disse você sentiu vontade de desistir, talvez você não seja do “ramo”. O que acabei de dizer deveria incendiar seu coração e fazê-lo lançar-se de corpo e alma no ministério. Nossas igrejas estão sedentas de pastores moral e intelectualmente bem preparados.

Dê vazão ao desejo do seu coração. Quem deseja o ministério deseja uma obra gloriosa. Nunca me esqueço das palavras do saudoso dr. Shedd, quando contava sobre seu concílio e sua resposta à pergunta sobre seu chamado:

“Nada de extraordinário me aconteceu. Não vi anjos, nem anjos falaram comigo. Apenas senti uma vontade incontrolável de ser pastor, dobrei meus joelhos e disse a Deus: ‘Senhor, desejo tanto ser pastor… O Senhor deixa?’”.

Por: Jonas Madureira. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Seminários não formam pastores.