Educação Domiciliar obrigatória pelo coronavírus

Como organizar seu dia-a-dia e aproveitar a oportunidade

Somos uma família educadora desde 2019 e neste momento de pandemia, onde somos obrigados a estar reclusos em nossas casas, acho oportuno contar algumas dicas que podem ser úteis a qualquer família. Primeiro, Educação Domiciliar (ED) não é fácil, mas creio que toda pessoa consegue fazer, desde que se dedique, estude e não se importe em perder algumas horas de sono. A minha intenção não é convencer você a fazer ED ou Homeschooling, como alguns conhecem – essa é uma modalidade de educação, não é redentiva e nem é a melhor opção para todos – mas quero contar alguns segredos que podem facilitar o seu dia durante o período dos filhos em casa por conta do Coronavírus.

Enquanto algumas famílias podem até achar interessante a experiência, para outras pode ser uma situação caótica. Questões como: Perder esses dias de aula farão diferença para a carreira profissional dele? O que seria essencial para que eles não perdessem o “ritmo” de estudo? O que fazer nas horas vagas? Preciso mantê-los ocupados em todo período? E agora?

1. Crie uma rotina

Isso é consenso em todas as famílias que eu conheço: Criem uma ROTINA! Vocês não estão em férias. Provavelmente os pais estão trabalhando, quem sabe em home-office. Você não conseguirá manter seu trabalho em casa com seus filhos desocupados. As crianças também precisam saber o que irão fazer em casa nesse período, afinal, na escola também funciona assim. Saiba o que fazerquando e durante quanto tempo, reúnam todos os que vão estar em casa, e definam um plano de ação.

Horário

Escrevam e pendurem o horário em um lugar visível para todos – até que se tenham habituado (na geladeira, por exemplo). Os horários de cada família variam consideravelmente, apenas para exemplificar, os meus são divididos em: dias que não trabalho fora e dias que trabalho fora.

Nos dias que estou em casa:

6h – acordar, escovar os dentes, trocar de roupa (nem sempre).

7h – café da manhã, culto doméstico (dirigido pelo Fernando).

8h – Fernando vai pra o trabalho, inicio as atividades (que já deixo preparadas no dia anterior). Como apenas meu mais velho tem atividades programadas, não gastamos muito mais que 1 hora, e creia, o tempo rende muito mais que na escola.

11h – Preparação para almoço.

12h – 14h – Almoço e descanso.

14h – Leitura dirigida (ou finalização de alguma tarefa da manhã, quando algum imprevisto.

15h – Livre. No geral eles pintam desenhos que imprimo, fazem atividades de apostilas que deixo disponível, montam Lego, quebra-cabeças, correm pela casa, ao redor dela, me “ajudam” nas atividades da casa.

18h – Jogos – geralmente com o papai – dominó, Monopoly, damas…

Quando não estou em casa, costumo deixar alguma atividade dirigida para minha mãe aplicar ao Davi, como ela é muito criativa, os dias com ela são super produtivos.

Local de atividades

Tenha um ESPAÇO em casa para as atividades, estudos ou leitura dos seus filhos. De preferência um local organizado, arejado e iluminado – na minha casa a mesa de jantar funciona bem e, ainda me dá a facilidade de poder fazer meus afazeres domésticos de rotina enquanto instruo e monitoro suas atividades.

Matéria

Definam UMA MATÉRIA por dia. No mínimo uma, mas seja realista, não coloque metas elevadas demais. Melhor uma matéria bem feita que várias pela metade e o coração frustrado. Com o avançar dos dias, você poderá ajustar mudanças. Muitos sites educacionais estão liberando materiais gratuitos para estudo online nessa época. Procure!

Imprevistos

Não espere que seu dia funcione sem imprevistos. Alguns desses imprevistos, inclusive, podem gerar um assunto muito mais importante e que trará mais conhecimento do que o planejado. Não deixe seu cronograma tão fixo a ponto de cegar você para as oportunidades.

Arrumação da casa

Não se estresse com a bagunça em casa! Leiam em voz alta, comigo: “NÃO IREI ME ESTRESSAR COM A BAGUNÇA DA CASA”. Aqui em casa, a duras penas, aprendi a não organizar os brinquedos o tempo todo – faça apenas no final do dia (use o desafio da música: “desafio a todos nós a juntar todos os brinquedos antes da música acabar” – as crianças adoram competições!)

2. Disponibilidade

Esteja disponível se seus filhos precisarem de ajuda, mas defina algum horário que você não possa ser interrompido, ou que elas o façam o mínimo possível. Esse tempo tem que aprender a ser respeitado. As crianças podem demorar a aprender isso, mas elas aprendem e o chamado passa a ser menor.

3. Tempo livre

Se organize, mas deixe tempo livre para as crianças. Sei que para os que frequentam escola desde muito cedo, ainda mais se em período integral, pode ser difícil brincar com irmãos de idades diferentes; elas aprendem. Mais importante que o tempo de atividades programadas, deixe-as livre para escolher o que quiserem fazer; disponibilize jogos de tabuleiro/mesa, livros, materiais de pintura e de escultura, retalhos, miçangas… Louça para lavar…

4. Ociosidade

Os menores podem ser os que se sentem mais entediados. Não ter nada a fazer faz parte do processo! Estar ocioso é uma boa oportunidade para pensar, para ouvir (as ideias, as emoções, os desejos, as preocupações). E se a criança reclamar muito, seja compreensivo, mas não ofereça soluções. Confie! Se há uma coisa que é grande nos pequenos, é a imaginação e a criatividade. Pode eventualmente estar meio enferrujada, porque não é muitas vezes uma área ativa e seriamente desenvolvida em contexto escolar, mas confie, ela só espera de uma oportunidade para brilhar.

5. Oportunidades

Já falei das oportunidades, certo? Deixe-as fluir! Ofereça às crianças a oportunidade de ajudar na limpeza e organização da casa, no almoço: elas aprenderão a valorizá-la mais assim que souberem a dificuldade dessas tarefas. De repente acontece uma aula de biologia, geografia, português, matemática sem darem conta. Isto é uma coisa que acontece muito em ED. Por exemplo: “Davi, sabia que a vovó Ana fazia muita tapioca quando eu era pequena e morava em Águas Formosas?” Onde fica Águas Formosas? Por que você morava lá? Há quantos quilômetros fica essa cidade daqui? Quantas horas levo para chegar lá? Do que é feita a tapioca? O que mais é feito da mandioca? Tem fotos de quando você era pequena e morava nessa cidade? Tem amigos de lá? Precisamos escrever cartas!

Claro que o tempo que você ficará em casa com sua família pode não ser o suficiente para que você se sinta à vontade para isso, mas esse aprendizado pode servir para sua vida familiar, mesmo que seus filhos estejam na escola. Claro que nem todas as pessoas fazem isto com facilidade. Seja como for, pode ser interessante a experiência.

6. Exercícios físicos

Como devemos evitar sair para brincar na rua, pesquisem na internet, Youtube. Há inúmeros vídeos de exercícios físicos que podem ser feitos em casa. Uma grande parte deles sem mesmo material “profissional” necessário! Seus filhos vão amar ter essa experiência de movimento dentro de casa.

7. Escrever cartas

Ponham os pequenos a escrever cartas aos amigos! Papel e lápis! Ou computador e impressora para desenhos. Se não for possível ir pelos correios, tire foto e envie!

8. Estar uns com os outros

Aproveitem para estar uns com os outros. Quem sabe esta oportunidade traga outras oportunidades. Quem sabe alguns que chegaram aqui por falta de opção decidam ficar mais um pouco. Outros não. Somos pela diversidade das modalidades de educação.

9. Família educadora

Aproveite para conhecer uma família educadora. Quando comecei, era totalmente perdida, mas o que achei incrível era a enorme disponibilidade de famílias (super ocupadas, inclusive) que me doaram seu tempo precioso – a maioria online mesmo – para que eu tivesse melhor uso do meu tempo e recursos. A dica de ouro aqui: só não pergunte sobre “socialização”, há bastante conteúdo explicando sobre isso nas redes sociais!

Por fim, mesmo que seu filho fique 2 meses sem as aulas, e, mesmo que ele perca o conteúdo, seja muito sincero, hoje, como adulto, você realmente lembra de todo conteúdo dado em 12 anos de aulas na escola? Eu não! Muito mais importante que aprender “O QUE”, é que nossos filhos APRENDAM COMO APRENDER. Investigação, curiosidade, tempo produtivo (fora das telas, por favor!), leitura, artes, olhar como o mundo real funciona, aprender o motivo da suspensão de aula, sobre as outras pandemias que ocorreram na história, sobre higiene! Tudo isso ficará marcado na memória deles e, podem ser lembranças de um tempo precioso em família. Não se preocupe com o que perderão, se preocupe em como investir o tempo a mais que lhe foi dado com eles!

Por fim, uma lista de suporte e ideias para trabalhar que são populares entre os educadores domiciliares:

– Família de Trigo (Instagram e site)

– Educalar (Instagram e site)

– ANED (Instagram)

– Família Hastools (Instagram e site)

– Jesus em Nosso Lar (Instagram e site)

– Dentre suas preferências, esses, indicados acima poderão te levar a muitos, mas muitos outros locais!

Estarei disponível – ao menos online – caso precisem.

Aqui está meu e-mail ([email protected]), Instagram e Facebook.

Deus os abençoe!

Por: Ester Martins Ribeiro. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Educação Domiciliar obrigatória pelo coronavírus.