Contentamento na quarentena

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4.13

Será que é possível encontrarmos contentamento na quarentena? Para muitos está muito difícil devido a todas as circunstâncias que este tempo tem trazido. Como então encontrarmos contentamento?

Quando Paulo escreve: “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação,” isso fala de uma aceitação de sua situação atual na vida.” Estar descontente significaria que Paulo queria estar em algum outro lugar além de onde a mão soberana de Deus o colocou, e ter mais do que a mão soberana de Deus escolheu para dar a ele.

Logo, estar contente é ter uma submissão pacífica de onde Deus providencialmente o colocou, e os recursos que Ele lhe disponibilizou. Estar satisfeito com a situação, significa que Paulo estava em paz na suficiência de Cristo, na providência de Cristo em sua vida.

Você é uma pessoa contente com a situação em que você se encontra? Não estou dizendo que não possa mudar, pois Paulo vai dizer, toda e qualquer circunstância, no muito, ou no pouco.

Alguns versículos antes Paulo diz:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” Filipenses 4.6

Você percebe que o descontentamento também está ligado a ansiedade? Pois a pessoa descontente não é satisfeita onde está, com os recursos que têm, e querem mudanças.

Talvez você deseja que sua situação mude (todos nós queremos), então coloque suas inquietações, seus pedidos diante de Deus, mas ao mesmo tempo, seja grato a Ele por tudo o que Ele tem feito por você, isso inclui onde estamos e os recursos que Deus nos dá.

E lembre-se:

Enquanto Cristo não for a nossa alegria, e não entendermos que ele é suficiente para nós, e a nossa força na posição em que nos encontramos hoje, só nos resta tristeza e descontentamento.

Deus abençoe sua vida!