Conversão ou confusão?

A fé em Jesus é intimamente ligada ao coração. De modo que, para discernirmos com precisão o que significa crer em Jesus, nos é necessário compreender o que quer dizer exatamente a palavra ‘coração’ no Texto Santo. Coração, quase que constantemente na abordagem de Jesus, aponta para o nosso centro existencial, trata-se do âmago do nosso ser. É aquele lugar onde residem todas as nossas motivações, angústias, alegrias, medos, tristezas, euforias e intenções.

O coração tanto cobiça indevidamente aquilo que não lhe pertence, como é, também, a residência dos mais sublimes e vergonhosos sentimentos que nutrimos pelo próximo. É onde testemunhamos intimamente, sem máscaras ou filtros, quão maus somos e quão restaurados estamos, ou não, sendo pelo Espírito Santo. O coração é o centro de tudo, é a casa da verdade da vida de cada um de nós.

Jesus apresenta o coração como sendo o lugar de origem de tudo o que há de mais perverso na vida humana (Mt 15.19). O pecado e a maldade nos são intrínsecos. Nossa maldade é voluntária, somos, cada um de nós, desobedientes por natureza, miseráveis criaturas que precisam desesperadamente da intervenção graciosa da Trindade para que saiamos do lamaçal de rebeldia contra Deus Pai no qual nos encontramos.

Por isso, a conversão não pode ser confundida com algo raso, banal, fácil demais. Estamos falando de um processo de proporções estruturais na vida de uma pessoa. Não se pode confundir a conversão bíblica com um arrepio, com um levantar de mãos ou com uma oração realizada na frente de uma congregação.

Conversão não pode se resumir a apresentação festiva de números pela liderança das igrejas ao término de seus eventos, onde não poucas vezes, nem mesmo o Evangelho de Jesus foi pregado. Ora, como podemos alegar que diante da inexistência da pregação do Evangelho existam verdadeiros novos convertidos?

Conversão é muito mais do que tornar-se membro da igreja da moda que tem o movimento do momento. É mais do que procurar a denominação com o melhor louvor, a melhor luz, o melhor som ou com a galera mais ‘descolada’. Não que estas coisas sejam erradas em si mesmas, todavia, a conversão bíblica está anos-luz disso tudo.

Conversão implica numa radical transformação do coração, numa vida inteira de idolatrias e pecados deixada para trás, e a adoção de um novo modo de existir, com base única e exclusiva nos ensinamentos de Jesus. É um processo dolorido de troca de mentalidade, pressupostos e cosmovisão, nada disso jamais será simples.

Infelizmente, é possível que passemos anos a fio frequentando cultos, retiros, evangelismos, shows e toda sorte de ambientes religiosos, mas ao mesmo tempo, estejamos completamente distantes de Deus e de um relacionamento verdadeiro com Jesus. Transformaram uma parte significativa da igreja num supermercado da fé e Jesus num multi-produto que atende a todas as nossas fúteis aspirações narcisistas e diabólicas. Tudo isso é fruto da nossa natureza caída e do nosso coração pecador que rompeu com os valores do Reino de Deus e com o próprio Deus. E o que é pior, nós cristãos caímos nessa mentira, nós a alimentamos, nós mesmos a divulgamos.

Nosso cuidado e alerta deve ser o de avaliar se não estamos envolvidos, domingo após domingo, retiro após retiro, louvorzão após louvorzão, numa mentira travestida de religião cristã. Se não estamos buscando êxtases e arrepios espirituais no lugar do evangelho do contrito de coração, ou se não estamos buscando satisfação e contentamento, em outros lugares, quando, na verdade, Aquele que é tudo em todos, é o único que pode verdadeiramente suprir os mais íntimos desejos e necessidades das nossas vidas.

Oro pra que sua conclusão ao examinar-se a si mesmo não seja de que sua conversão é, na verdade, uma grande confusão, porém se o for, alegre-se, ainda há tempo para a verdadeira mudança, arrependa-se, clame pelo Espírito Santo pra que Ele mude sua forma de viver e ver o mundo de Deus, faça isso todos os dias. É a ordem do Mestre!

Que Deus nos cubra com suas misericórdias e nos alcance com seu infinito amor, e que nossas consciências sobre a profundidade e seriedade do que significa converter-se ao Senhor, seja mais apurada e criteriosa, de modo a que nossas vidas estejam cada vez mais rendidas aos pés da cruz, para honra e louvor de Cristo, nosso Senhor!