Como orar por seu pastor durante o Lockdown

Se você ora por seu pastor, como espero que faça, como vai orar por ele durante esse Lockdown do Coronavírus?

Obviamente, esse bloqueio global afeta cada um de nós de formas diferentes. Vivemos sob regulamentações muito variadas em diferentes países ou mesmo em diferentes municípios do mesmo país. Mas há algumas coisas pelas quais você pode orar por seu pastor – independentemente das circunstâncias que o envolvem. Considere estas cinco.

1. Ore para que ele confie seu rebanho ao Pastor Principal

Qualquer pastor que se preze se preocupa profundamente com os homens e mulheres sob sua liderança. Ele os ama, cuida de suas almas (Hb 13.17) e deseja levá-los à maturidade em Cristo, trabalhando com toda a energia que Cristo exerce tão poderosamente dentro de si (Cl 1.28, 29). Portanto, é profundamente – profundamente! – frustrante não poder visitar suas ovelhas, segurar suas mãos, orar pessoalmente com elas, sentar-se com elas e ouvir suas esperanças e temores.

Ah, claro, o onipresente Zoom proporciona que ele possa falar e “ver” a maioria dos membros da igreja, a menos que eles não possam lidar com a tecnologia. Mas uma videochamada é cansativa para todas as partes e, na melhor das hipóteses, é a segunda melhor alternativa. Realmente não há substituto para a proximidade face a face, pessoa a pessoa. O mais importante, portanto, é que seu pastor se lembre de que ele é um pastor insuficiente e que o pastoreio está sendo, final e realmente, realizado por Jesus, o Pastor Principal. Ore para que ele receba graça para confiar seu povo ao Pastor Principal quando ele sentir essa frustração.

2. Ore para que ele se mantenha à sombra da morte

Os pastores costumam sentir-se à sombra da morte mais intensamente do que outros. Sentam-se com os moribundos, choram com os enlutados, realizam funerais e visitam os enlutados por semanas após. Para a maioria de nós, a morte é um visitante ocasional; para pastores, é um intruso familiar.

Atualmente, os funerais são pequenos, já que até os mais próximos e mais queridos estão em isolamento e não podem participar. Longe vão os funerais maiores, onde os enlutados se confortavam e se animavam enquanto sofriam juntos. Ore por seu pastor, para que mais do que nunca ele esteja profundamente convencido de que Jesus oferece vida e imortalidade a todos que vierem a ele com fé.

3. Ore para que seu pastor possa dormir e tirar um dia de folga

Trabalhar em casa torna mais difícil do que nunca estabelecer limites saudáveis entre o dia de trabalho e a noite de sono, entre os seis dias de trabalho e o dia de descanso. O trabalho está em toda parte. Ele grita com você no seu laptop, tablet, iPhone. Entra no quarto. Em condições normais, você pode passar o dia fora, ou até mesmo em uma cafeteria. Agora não.

Ore para que seu pastor receba graça para desligar sua mente e descansar – que eventualmente ele literalmente desligue seus dispositivos e descanse.

4. Ore para que seu pastor receba graça para continuar intercedendo

Seu pastor é chamado ao ministério apostólico da oração e ao ministério da Palavra (At 6. 2, 4). Orar fiel e propositadamente por aqueles a quem ele lidera é parte integrante de seu trabalho. Tal oração é exigente e desgastante; envolve uma “luta livre”. Já é difícil o suficiente em dias normais; está mais difícil do que nunca sob isolamento. Em teoria, podemos pensar que isso se torna mais fácil, pois mais tempo pode estar disponível. Mas duvido que muitos pastores se sintam assim.

Mesmo que um pastor tenha uma esposa que seja uma companheira leal e fiel em oração (como eu tenho), é difícil não poder também orar pessoalmente com os presbíteros e outros. Portanto, ore para que seu pastor receba graça para continuar orando.

5. Ore para que seu pastor mantenha os olhos no final “Muito bem, servo bom e fiel”

No Reino Unido, onde moro, os grandes heróis do dia são do Serviço Nacional de Saúde. Toda quinta-feira à noite, somos encorajados a sair pela porta da frente e aplaudir os médicos e enfermeiros, os motoristas e faxineiros de ambulâncias, todos que estão na linha de frente da batalha contra o vírus. Nos briefings diários, junto com os ministros do governo, os consultores científicos e os médicos são convidados a nos fornecer seus conhecimentos. Espero que todos esses homens e mulheres saibam que são profundamente apreciados, como devem ser.

Em nossas sociedades seculares, em nenhum momento os pastores serão enaltecidos assim. Não seremos convocados para preparar o mundo para lidar com a morte. Não seremos convidados a compartilhar como o evangelho do Senhor Jesus nos dá esperança diante da morte ou como podemos amar nossos vizinhos como a nós mesmos hoje em dia. Em nenhum momento um Presidente ou Primeiro Ministro se voltará com gratidão e respeito a um pastor e pedirá que ele fale.

Sob circunstâncias normais, os pastores podem sentir calor e gratidão quando pregam ao seu povo. Hoje em dia, quando ele fala, via transmissão ao vivo ou uma pré-gravação, para um microfone e uma câmera, tudo isso se acaba. Alguns podem se dar ao trabalho de agradecer depois, mas não é a mesma coisa.

Então ore por seu pastor. Pode ser que ele se sinta desvalorizado. Ore para que ele não seja vítima de autopiedade e diga a si mesmo: “Eu gostaria que eles me aplaudissem!” Ore para que ele mantenha os olhos na única palavra de afirmação que acabará importando: “Muito bem, servo bom e fie””. Ore para que ele siga alegremente os passos de seu Mestre, que foi desprezado, escarnecido e desprezado.

Por: Christopher Ash. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Pray for Your Pastor During Lockdown.

Original: Como orar por seu pastor durante o Lockdown. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.