Esposas, Mães e a Covid-19

“Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor” (Sl 112.7).

Temos sofrido um ataque violento de más notícias em semanas recentes. À medida que o coronavírus se espalhava pelo mundo, as notícias se tornavam mais desalentadoras. E continuam a cada dia. Toda manhã, acordamos e ouvimos um relato atualizado de quantas pessoas estão doentes com Covid-19 e quantas morreram. Toda noite, ouvimos uma recapitulação de restrições, ordens e decisões feitas pelo governo. Nas mídias sociais, passamos as notícias adiante, como uma batata quente, de uma pessoa para outra. Enviamos mensagens de texto para nossos amigos e parentes: “Você ouviu isto?… Isto é o que está acontecendo aqui… Não posso acreditar que isto esteja acontecendo”.

Desanimadas por más notícias

É difícil não sentir-se desanimada por causa de tudo que está acontecendo. Esta epidemia transtornou a vida de quase todas as pessoas ao redor do mundo. Aquelas de nós que somos mães tivemos nossa rotina diária virada de cabeça para baixo. As crianças estão em casa, e, além de nossas responsabilidades habituais, temos agora a tarefa de ensino no lar, algo para o que muitas de nós jamais esteve preparada. Fazemos nossa viagem diária para comprar alimentos e não podemos achar itens dos quais precisamos. E, em meio a tudo isso, nos sentimos desconectadas de nossos amigos e família por causa do distanciamento social.

Meu próprio coração está desanimado pelo que está acontecendo. Minhas emoções estão afetadas. Acho-me temerosa, sozinha e apreensiva ao mesmo tempo. Minha mente está desnorteada com o pensamento de como manter os filhos ocupados sem deixá-los jogar videogame o dia inteiro, enquanto cumpro minhas outras tarefas. Acho-me perplexa com a incerteza do futuro. Quanto tempo ficaremos presas no lar? Quanto tempo ficaremos separadas de pessoas que amamos? Até quando a rotina dos filhos permanecerá alterada? Agora vou para “e se”: e se ficarmos doentes? As crianças têm asma: e se a epidemia desengatilhá-la? E se meu esposo perder o emprego? E se a economia fracassar?

Também enfrento o desafio de explicar para meus filhos tudo que está acontecendo. Estão numa idade em que amizades são importantes para eles. Não estar pessoalmente com os amigos é difícil para eles. Ficam desapontados com o cancelamento de eventos pelos quais esperavam muito. Estão entediados e desejam que a vida retorne à normalidade. Não entendem a razão para as medidas extremas que estão sendo tomadas.

Boas notícias para o coração desanimado

Mas, em meio a todas as más notícias, há boas notícias. Como o salmista escreveu no Salmo 112, “Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor” (v. 7). Este é um salmo de sabedoria, que descreve a vida de alguém que segue o Senhor. O salmista usou o nome pactual de Deus, Jeová, traduzido com letras em formato versalete: Senhor. Aquele que segue o Senhor não teme más notícias, porque confia em quem Deus é: Jeová, o Grande Eu Sou.

Não fique surpresa quando você se sentir desanimada por más notícias e incerteza. Em vez disso, volte-se para as boas notícias. Olhe para Jesus Cristo.

Este foi o nome que Deus usou quando se encontrou com Moisés no monte Horebe e lhe disse que resgatasse os israelitas da escravidão. Moisés perguntou: “Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?” (Êx 3.13), e Deus respondeu: “Eu Sou o Que Sou” (v. 14).

Deus é o grande Eu Sou. Na Bíblia, este é um dos nomes mais ricos concernentes a Deus. É usado para descrever a existência eterna de Deus, seu controle soberano sobre todas as coisas, seus atos de redenção e sua presença pactual com seu povo.

Este nome é também o nome que Jesus usou para descrever a si mesmo em João 8: “Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou” (Jo 8.58). Jesus Cristo é o eterno Filho de Deus encarnado. Ele é Deus na carne. É o cumprimento da promessa de Deus de ser o nosso Deus e habitar entre nós. Jesus veio para viver a vida que não podíamos viver e morrer a morte que merecíamos. E, por meio de seu Espírito, enviado para viver em nós, Jesus está sempre presente conosco.

As boas notícias para mães desanimadas e bombardeadas com más notícias é que nosso Deus eterno, soberano e todo-poderoso está presente conosco.

Quando estamos cansadas de tentar brigar com crianças resistentes para que sentem e façam sua tarefa escolar, podemos confiar em nosso Salvador que nos dá graça sobre graça. Podemos suplicar-lhe paciência para esses momentos. Podemos orar por força e tolerância. E, quando não conseguimos ser as mães que desejamos ser, podemos confiar que Cristo é perfeito para nós.

Quando nos vemos desanimadas por todos os “e se” e “até quando”, podemos apresentar em oração essas questões a Deus, sabendo que ele nos ouve. Embora não conheçamos as restrições futuras, o nosso Deus soberano as conhece. Ele determinou que tudo que acontecerá antes mesmo de o tempo existir. Nada acontece fora de seu controle. Ele não é surpreendido por nada. E vai adiante de nós, preparando o caminho.

Quando nos preocupamos com não termos o suficiente, não sermos suficientes e não sabermos o suficiente, podemos confiar que Cristo é suficiente para nós. Ele é Jeová-Jiré. Ele possui todas as coisas e supre tudo de que necessitamos. Ele é suficiente para nós em nossas fraquezas e inadequações. Jesus é sabedoria para nós.

Queridas mães, vivemos num tempo de grande desconhecimento. Não fiquem surpresas quando se sentirem desanimadas por más notícias e incerteza. Em vez disso, voltem-se para as boas notícias. Olhem para Jesus Cristo, o grande Eu Sou. E, no meio desta pandemia, saibam que ele está presente com vocês.

Por: Christina Fox. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Wives, Mothers, and COVID-19.

Original: Esposas, Mães e a Covid-19. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Francisco Wellington Ferreira. Revisão: Filipe Castelo Branco.