Você faria isso se nunca pudesse postar que fez?

Você compraria isso se nunca pudesse postar?

Você comeria isso se nunca pudesse postar?

Você gastaria por esse item mais caro se não pudesse fotografar e nunca pudesse postar sequer que comprou?

Você faria essa viagem se não pudesse nem fazer foto, nem um tweet, nem nada sobre?

Você teria todos estes livros e estante se não pudesse mostrar a ninguém?

Você se empenharia nesses estudos, nesses artigos, nesse diploma, se o seu nome não fosse sair em lugar algum? Se nunca pudesse colocar na sua bio, ou num tweet?

Olhe para o que está a sua volta agora. Olhe para o que você estava fazendo ontem e o que vai fazer amanhã. Você faria e fará isso se não puder divulgar?

Você faria se fosse para ficar guardado só para você e Deus?

“E tudo quanto fizerdes, quer por palavras, quer por ações, fazei em nome do Senhor Jesus, dando graças por ele a Deus Pai.” Colossenses 3.17

Eu sei que essas perguntas acima podem não fazer muito sentido para algumas pessoas. Seja porque você é alguém que já não posta muito mesmo, seja porque você crê que só faz as coisas mesmo pra ajudar os outros. Mas, deixa eu te falar, nosso coração é enganoso demais quando se trata do nosso ego e das motivações pelas quais fazemos tudo o que fazemos ou deixamos de fazer, inclusive as motivações pelas quais “não se posta nada mesmo” ou “se faz para ajudar”.

Você faria isso para zero likes, zero elevação do seu nome acadêmico ou profissional e zero reconhecimento de homens?

“E tudo quanto fizerdes, fazei de coração, como se fizésseis ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor a herança como recompensa; servi a Cristo, o Senhor.” Colossenses 3.23,24

Não é novidade para ninguém que acompanha o mínimo dos meus conteúdos, que eu sou uma defensora das redes sociais e dos cristãos sendo sal e luz nelas. Mas, como em tudo que fazemos, sempre devemos ter um alerta ligado em nós mesmos sobre as motivações do nosso coração. E, lembre, é da sua motivação e não dos outros. Não use esse texto para julgar as motivações dos seus irmãos, julgue as suas. Estamos combinados? Deus conhece o íntimo de todos os corações, nós não. Mas você conhece o seu, Deus também.

Quando eu falo de motivações do coração, inúmeras vezes recebo perguntas sobre como saber se essas motivações estão corretas diante de Deus. Estão  quando alinhadas com a perfeita vontade de Deus, orientadas pelos passos de Jesus Cristo, preceitos e leis que encontramos nas Sagradas Escrituras, do Antigo ao Novo Testamento. Somos filhos de Deus sendo refeitos a sua imagem através de Jesus. Precisamos conhecer e amar o nosso Deus que se revelou na Bíblia, precisamos conhecer e amar a Jesus, a quem devemos imitar. Só podemos imitar quem conhecemos, e conhecemos nosso Senhor lendo, estudando e sendo expostos a pregação de sua Palavra constantemente. Nosso coração estará tão mais motivado por razões corretas diante de Deus, quanto mais alinhado está com a sua Palavra. E que privilégio é termos as Escrituras, na nossa língua, disponível para nós, sendo pregada e prometendo nunca voltar vazia aos que são habitados pelo Espírito de Deus. (Deixo aqui uma dica de leitura do livro do Dr. Heber Campos Jr. “Tomando decisões segundo a vontade de Deus”)

Em se tratando das redes sociais e do que podemos ou não fazer, vale o mesmo que devemos considerar para todas as coisas que fazemos. Se fazer algumas perguntas diante de Deus pode ajudar sim, servindo como filtros para nossas ações. Essas perguntas só serão honestamente respondidas se, como eu disse acima, conhecemos o Deus Santo, Santo, Santo das Escrituras, tememos e servimos a Ele. Estude, conheça aquele a quem você serve. E, para além de qualquer lista de pode ou não pode, a principal e primeira pergunta que você sempre deve se fazer para cada passo que dá, mesmo na internet, é: Como isto que estou fazendo glorifica o nome de Deus?

“Será a glória de Deus o princípio condutor de nossas ações?” Ferguson

Certa feita uma pessoa me perguntou: “Você não vai pedir este café?”. Eu disse que não, o tal café era extremamente injusto no seu preço e pedi outro, nem foto fiz. “Mas ficaria lindo no seu feed”, ela respondeu. Repliquei o que vou explicar para você agora. Espero que sirva de dica para te ajudar a lidar com a sua vivência virtual também.

Não precisamos fugir, a internet também é vida real. Lidamos com ela e fazemos muitas coisas também pensando nela. Estabelecimentos são pensados para serem “instagramáveis”, o celular está a mão o tempo todo para registrar em texto ou foto quase qualquer coisa. Por isso, há muitos anos eu uso a seguinte outra pergunta para verificar em meu coração as motivações do que estou fazendo: Eu faria isso se eu não pudesse postar? Se a resposta for não, eu não faço. Acontece que se eu for fazer algo apenas pelo motivo de publicar em uma rede social (seja em foto ou em 180 caracteres) eu provavelmente estou buscando minha própria glória. Tocar trombeta diante de si mesmo pode vir em forma de post sim. Se eu não faria algo se não pudesse mostrar aos outros que EU fiz, qual a razão pela qual eu quero fazer?

Perceba, irmãos, que até coisas muito boas podem cair nessa cilada e a Bíblia nos alerta sobre delas. Coisas boas e necessárias como doações, serviço na igreja e fora dela, missões, esmolas. Devocional e leitura bíblica postado em stories… Se só Deus soubesse, você faria? Deveria.

“Cuidado para não praticardes boas obras diante dos homens a fim de serdes vistos por eles; do contrário, não tereis recompensa de vosso Pai, que está no céu.(…) E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam sua recompensa.” Mateus 6.1 e Mateus 6.5

Bom, e se a resposta for “sim, eu faria isso mesmo que ninguém ficasse sabendo”, então eu volto na primeira pergunta mais uma vez (Como isto que estou fazendo glorifica o nome de Deus?) e na pergunta de se fere a consciência de meus irmãos e, aí, se eu quiser, eu faço. E se eu quiser fotografar e postar eu busco pensar também em como estou servindo meus irmãos com isso.

Falei acima de devocional postada em stories, por exemplo. Algo bom, que quando eu vejo me motiva, vejo como luz. Fotos em viagem, tweets sobre conquistas pessoais, memes respeitosos? Brilhe a luz de Cristo em tudo isso. Que Ele seja louvado.

Claro que eu falho muito em meu comportamento nas redes sociais e na vida. Você também vai falhar nessa missão. Somos levados pelos nossos pecados a nos irar nas redes, a invejar, a nos elevar, a manchar o nome de Deus com nossas atitudes, a tentar tomar a glória de Deus para nós e tantas outras coisas. Mas lembremos que Jesus Cristo já venceu todos os nossos pecados na cruz do calvário, Ele venceu em nosso lugar. Em nossas falhas, mesmo as mais graves, cobertos pelo sangue de Jesus nós devemos nos arrepender, confessar ao nosso Pai e mudar nossos caminhos. Busquemos esses pequenos passos de mudança em santidade, pois podemos e somos chamados a isso. Que privilégio!

E vale outras perguntas para quando entrar na internet e pra vida, já com resposta:

  • Você está fazendo algo pecaminoso porque ninguém pode ver? Lembrando que Deus vê tudo e sabe tudo, você faria?

Não deveria.

  • Você está deixando de fazer algo bíblico, bom, correto, porque ninguém vai ver? Lembrando que Deus vê tudo e sabe tudo, você faria?

Deveria.

Leia também outros artigos que escrevi aqui no Voltemos ao Evangelho sobre esse tema:

Os dedos falam do que está cheio o coração
O dilema do pecado nas redes
Serviço X Egoísmo