10 coisas que você pode fazer por alguém que quer conhecer mais a Deus sem namorar com ela

Bom, eu não vou fazer as vezes de te convencer de que casar com um descrente é uma das maiores ciladas que um cristão pode cair e que namorar sem visar o casamento é a outra das piores ciladas. Afinal, basta você ler a Bíblia para ser convencido disso. Você pode ler também esse texto do Rev Emilio Garofalo Neto sobre casamento misto. E o editor do Voltemos ao Evangelho, que está lendo isso aqui antes de você, vai nos fazer o favor de colocar no final deste humilde texto de dicas, os três dos melhores textos publicados no Voltemos sobre esse perigo do jugo desigual (obrigada, editor!).

Agora vamos começar. Mesmo você sabendo todos os problemas do relacionamento com alguém que não ama e teme o seu Senhor Jesus Cristo, continuam aparecendo descrentes interessados em você, eu sei que acontece. E você quer ser forte, talvez até deixe claro que não quer se aproximar demais de alguém que odeia seu Deus. Mas aí a tentação te diz que quer conhecer seu Deus e que ATÉ vai na igreja para isso!

Que bacana! Agora seu coração está abalado. Você sente que é responsável por evangelizar essa pessoa do sexo oposto e que se você se afastar a salvação dele já era, porque se não for com sua ajuda não vai acontecer. Deixa eu te dizer, você está se enganando e está se esforçando demais para se enganar. Se Deus quiser converter essa pessoa, ela será convertida independente de você. Se no esforço de tentar se enganar você está usando o fraco argumento de “Mas com fulana deu certo, ela casou com o descrente cicrano e ele converteu!”, eu vou te explicar que cicrano teria convertido de qualquer jeito, pois cicrano foi escolhido por Deus e Deus o converteria independente de fulana. Ou seja, fulana não precisava ter desobedecido a Palavra de Deus e se tornado um mal exemplo para você e que agora, a exemplo dela, você quer pecar. Deus nos livre de a nosso exemplo o fraco tropeçar. E eu espero que se você falar com a fulana, apesar de Deus ter sido misericordioso com ela, ela te diga que você não deve fazer o mesmo e que te explique que o pecado dela teve consequências.

“É inegável que muitas conversões aconteceram nessa situação, mas penso que o número é superestimado. Não podemos presumir que Deus será gracioso. É como justificar a irresponsabilidade no uso do cinto de segurança pelo fato de que há pessoas que não usam e ainda assim sofrem acidentes sem morrer. E vejo e sei de muitos e muitos casos onde acaba em divórcio, ou simplesmente em décadas de frustração.” Rev Emilio Garofalo Neto

Então eu vou te ajudar dando 10 dicas do que você pode fazer por esse ser humano que quer conhecer mais a Deus ao invés de namorar com ele:

1. Ore – Por ele e por você. Por ele, pois você realmente deseja que as pessoas conheçam a Deus e que, se for da vontade de Deus, elas venham a crer em Jesus Cristo como Salvador! Ore por isso! E ore por você, para que Deus te conceda sabedoria e que Ele guarde seu coração. E ore o tempo todo por toda dúvida que você tiver, por cada alegria, pelas ansiedades, por tudo. Fale com seu Pai que te ama e cuida de você.

2. Mantenha-se fortalecido na Palavra – Quando nossos anseios são contrários à Palavra de Deus, nossa tendência natural é nos afastarmos ainda mais dela. Este é o momento que você deve mais se aproximar. Leia a Bíblia, estude a Bíblia, conheça a Deus com todo seu entendimento e com todo seu amor para que você não esqueça, nem por um segundo, quem Ele é e quem você é nEle.

3. Confie na soberania de Deus – Deus é soberano sobre todas as coisas, por mais que Ele possa escolher te usar para abençoar outras pessoas, Deus jamais vai querer que você erre e vá contra a verdade que Ele proclama em sua Palavra para esse fim. Confie na soberania de Deus sobre sua vida e sobre a vida de quem quer conhecê-lo.

4. Guarde seu coração – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23. Nosso coração é enganoso, por isso devemos estar constantemente firmes nas duas dicas acima, orando e estudando a Bíblia. A pessoa que te disse que quer conhecer mais a Deus pode ser um príncipe encantado (ou a princesa), que abre a porta do carro pra você, divertido, inteligente, tudo isso junto e mais um pouco, mas enquanto ele não amar o seu Deus e for temente a Ele, nada disso importa para você, certo? Certo! De que adianta ser um cavalheiro se é um inimigo de Cristo? Professar a fé é importante, mas lembre que você precisa de tempo para conhecer os frutos. Guarde seu coração.

5. Mande que ele vá conversar com o pastor – Bom, se ele quer mesmo conhecer a Deus, não vai negar se aproximar do pastor e se dar a conhecer. O pastor está apto para lidar com o coração de um descrente que anseia conhecer a Deus e tenho certeza que ficará muito feliz em auxiliar nesse processo. Aliás, o pastor estará livre dos afetos que talvez já estejam nublando seu coração, e estará melhor preparado a avaliar a situação. Aproveite e vá você também (separadamente) conversar com seu pastor sobre essa situação (que Deus dê sabedoria ao seu pastor e discernimento para você!).

6. Indique uma boa igreja – Veja, eu não disse pra você levar a criatura para igreja. Eu disse para você indicar uma boa igreja e se for a sua mesmo você pode passar o horário e dias, não precisa levar. Se ele precisa de carona, dê a chance de seu irmão do mesmo sexo dele servir.

7. Peça ajuda aos seus irmãos da igreja – Se você é homem, peça para as suas irmãs da igreja tomarem a frente de receber a moça e ajudá-la mais de perto. Se você é mulher, peça para seus irmãos receberem o rapaz e ajudarem de perto. Aproveite e converse com seus irmãos da igreja e peça que eles te ajudem também em oração e exortação, se necessário. Dica para ler depois: “Juntos e Inconstantes”.

8- Sugira bons livros – Posso dar algumas sugestões aqui: Bíblia;  “Sumário de doutrina cristã”; “Deus é soberano”; “Inteligência humilhada”;  “Deleitando-se na trindade”; “25 estudos bíblicos básicos”;  “O quê e por quê”; “Tomando decisões segundo a vontade de Deus”; “Cristianismo puro e simples”; “Pensamentos secretos de uma convertida improvável”; “Como as pessoas mudam”. As editoras possuem muitos títulos projetados para apresentar o evangelho para quem está chegando.

9. Proponha um bom conteúdo online – Além do culto presencial dominical, claro! Muitos que não topariam ler um livro todo, talvez estejam dispostos a ouvir um episódio de podcast ou um vídeo relativamente rápido. A vantagem é que se a pessoa gostar, ela facilmente tem acesso a mais. Tenho até uma sugestão de podcast aqui.

10- Deixe claro que sua ajuda não é interesse romântico – Isso vai forçar a pessoa a focar no próprio coração. Se ela julgar que por meio de se interessar pela igreja vai ter chance com você, ela vai persistir da forma errada. Pode ser que ela esteja se enganando e está chamando de interesse em Deus o interesse por você. Ao separar as duas coisas, você a faz considerar verdadeiramente onde o coração dela se mostra diante de Deus.

Com essas dicas você está ajudando a pessoa que quer conhecer a Deus infinitamente mais do que namorando com ela.

Minha oração é que Deus abençoe sua vida e te dê força e sabedoria para lidar com situações como essa. E que, se for da vontade de Deus, seu colega (ou sua colega) venha a crer no Deus que liberta, que perdoa e nos tira do caminho do pecado e se torne um irmão nosso.

Agora o espaço abaixo é reservado ao editor do Voltemos ao Evangelho, que está muito feliz, afinal, além de ajudar a revisar os textos, organizar o calendário de postagens, responder pessoas e organizar conferências, ainda foi convocado a localizar 3 dos melhores textos do voltemos para te ajudar a estudar a gravidade de se relacionar com descrente! Editor, vai que o momento é seu:

(Agradecemos, Editor!)