Juntos e inconstantes

Lembro de uma época em que eu costumava alertar: “Cuidado, o mundo dá voltas. É como uma roda-gigante, um dia você está lá no topo, no outro está no ponto mais baixo”. Na época eu usava essa reflexão barata como um alerta contra egos elevados. Hoje, convertida e vivendo há anos com irmãos em Cristo, eu relembro esse pensamento todos os dias e isso é bom.

Vou então falar da nossa caminhada cristã como a nossa roda-gigante. Estamos juntos numa baita roda. Mesmo havendo dois assentos por cabine, só pode entrar uma pessoa por cabine, viu? Girou. Um dia estamos lá no topo contando bênçãos, cheios de fé e alegria. Girou. No outro nos vemos no ponto mais baixo com muito dificuldade de enxergar.

Quem nunca se surpreendeu quando um irmão, que vemos como grande exemplo, confessa que está há dias sem orar? Ou ajudou uma irmã querida que ontem estava superconfiante na soberania de Deus e hoje está repleta de ansiedades? Você já foi a pessoa corajosa que humildemente enviou uma mensagem pra uma amiga e confessou que está difícil esperançar hoje? Faça isso. Deixe que ela veja suas inconstâncias também e veja que maravilha Deus vai fazer. Há espaço na vida cristã para uma santa vulnerabilidade.

Uma das muitas bênçãos de nos envolvermos todos os dias com os amigos da Igreja, é justamente nos depararmos com as inconstâncias emocionais e de fé, deles e nossas. Ana, você está chamando inconstância de fé de bênção? Não! Estou afirmando que, uma vez que TODOS ainda somos inconstantes na fé e nas emoções, é uma bênção que Deus tenha colocado amigos mais chegados que irmãos para suportar e auxiliar uns aos outros nesses giros nauseantes da roda-gigante. Graças a Deus, raramente vai acontecer desses amigos estarem no andar mais baixo ao mesmo tempo. Quando um irmão estiver no topo da roda com sua alma bendizendo ao Senhor, com todo seu ser bendizendo ao Senhor e você estiver lá embaixo esquecendo muitas de Suas bênçãos, e tentando elevar os olhos para os montes em busca de socorro, o seu irmão também será de grande auxílio para te contar o que está enxergando de lá do topo, iluminar sua vista e levar suas cargas pesadas com você. E vai girar de novo. Um dia bom de um acaba servindo de auxílio para o dia mau do outro, e gira a roda.

Somos todos inconstantes na mesma roda-gigante direcionados pelo único e eternamente constante. Ele, que acalma tempestades; Ele, que não dormita; Ele, que fez os céus e a terra. Ele acalma os balanços das cabines. Ele está ao seu lado o tempo todo, um assento de todas as cabines já está ocupado. Você não achou que estava sozinho, achou? O Senhor é quem te guarda; O Senhor é a tua sombra à tua direita. Ele nos ajuda a vermos longe lá do alto e animarmos quem está abaixo. E quando somos nós os desanimados, Ele nos faz olhar para cima e lembrar que assim como as coisas já foram diferentes, elas logo mudarão novamente.

Girou.


Texto cedido gentilmente pela autora. Você pode ler outros textos da autora neste link.

Por: Ana Paula Nunes. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Juntos e inconstantes.