A satisfação na solteirice NÃO É sobre não querer casar

Este artigo faz parte da série Para Solteiras.

Na parte 1 da minha mensagem para solteiras, eu me esforcei para responder a pergunta: “Posso ser solteira e satisfeita?” (leia antes de continuar).

Logo no começo daquele texto, eu já destaquei que o desejo pelo casamento é um anseio legítimo. Mas a dúvida continua: “Como eu posso estar contente na solteirice se eu quero casar? Eu preciso não ter mais esse desejo pelo casamento para sentir essa satisfação em Cristo mesmo na minha condição de solteira?”

Para jogar um pouco mais de luz neste assunto tão necessário, eu quero que você acompanhe comigo o que a satisfação na solteirice NÃO É:

Não é sobre não desejar o casamento!

Não é sobre não querer casar!

Desfazendo a confusão: Não há impedimento de estar contente e mesmo assim poder desejar uma mudança

Há muita confusão quanto ao chamado bíblico de estar contente em qualquer situação que Deus te colocar. Quando falo em satisfação, uso o termo como sinônimo de contentamento. Não significa que não possa haver anseio por algum tipo de mudança na situação, mas há contentamento em Deus em plena situação.

Arrisco dizer que o contentamento em Cristo é dos exercícios diários mais desafiadores para todo cristão. É assim porque o descontentamento não somente é um pecado, mas é também a raiz de muitos outros pecados. Sendo assim, é uma tentação a que estaremos sujeitos e contra a qual devemos nos esforçar a combater.

Podemos nos debruçar na alegria da carta de Paulo aos Filipenses para clarear essa confusão.

“Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4.10-13

O grande erro no entendimento do contentamento cristão está em supor que para estar contente você precisa automaticamente não desejar outra coisa. Veja Paulo. Ele se alegrou em receber a ajuda financeira e sair da situação em que estava. Mas ele estava contente mesmo daquela forma. Seu contentamento não significou recusar a ajuda. Não há impedimento de estar contente e mesmo assim poder desejar uma mudança. Essa confusão existe, em grande parte, devido às ideias mundanas de contentamento que entraram na igreja através da “teologia” da prosperidade.

William B. Barclay, no livro “O segredo do contentamento”, nos auxilia no entendimento correto sobre o contentamento cristão: “O mundo diz que para estar contente, você precisa sair de uma situação ruim. A Bíblia diz que devemos encontrar contentamento até mesmo em meio às circunstâncias mais difíceis. O mundo diz que obtemos contentamento ao conseguir o que desejamos. A Bíblia ensina que o verdadeiro contentamento é o fruto de estar satisfeito com Deus e ansiar pelo céu.”

Alguém disse: “Ora, se você deseja outra coisa, então já não está satisfeito com o que tem!”. Isso vem de um entendimento completamente errôneo do que as Escrituras apontam sobre a satisfação do cristão. Além de ser uma meta inalcançável. Debaixo do sol você já sabe que é impossível encontrar o que satisfaça, Salomão tentou de tudo e nos provou que é fumaça, vaidade. Porém, este mesmo sábio comprovou que com os olhos fitos acima do sol podemos ter verdadeira satisfação em todas as coisas.

“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.” Eclesiastes 12.13

Então, não se deixe ser levado por ideias mundanas de satisfação e contentamento, pois são mentiras que prometem que quando você tiver o que deseja, você terá a satisfação que procura. É mentira.

Ao contrário dessas mentiras, a Verdade revelada é a de que o nosso contentamento não depende de circunstâncias!

A alegria das Escrituras

William B. Barclay, novamente, responde: “Alegria (em Filipenses) refere-se a um estado de satisfação que ocorre tipicamente nas Escrituras quando há o reconhecimento de que Deus está no controle, não importa a situação. A alegria não é uma felicidade meramente superficial ou momentânea. É algo mais profundo. O coração alegre é um coração contente, pois reconhece e tem prazer no poder soberano e na bondade providencial de Deus.”

Essa é a alegria do cristão! E é a partir dela, fundados nela, que estaremos contentes todo o tempo, em todas as condições que Deus nos colocar. Não quer dizer que não sentiremos a dor da aflição, a dor física, a dor tristeza de não ter o que se quer, por exemplo, casar. Não quer dizer que não vamos sofrer, pelo contrário, já temos certeza que vamos! É mais profundo do que isso. É estar com o contentamento alicerçado em Cristo, na confiança de que Ele está no controle e ao seu lado te fortalecendo em toda e qualquer situação, inclusive enquanto você chora. É Cristo Jesus que supre cada uma das suas necessidades.

O meu ponto é que, repito (pois já falei na parte 1), se você não aprender a estar satisfeita em Cristo, você não vai encontrar essa satisfação quando casar, nem quando tiver filhos, nem netos. Pois, ainda que essas coisas sejam boas sim, sem Cristo elas também irão te frustrar.

Pense em estar satisfeito como estar “cheio”, que é a primeira coisa que tendemos a associar. Você está “cheio” de quê? Fumaça não enche. E mesmo as coisas boas são vento sem Deus.

Satisfação conquistada

“prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:14

O nosso contentamento será suprido prosseguindo para o alvo com os olhos fixos acima do sol.

O alvo é conhecer mais a Deus por meio de sua Palavra, oração, comunhão com os santos, sendo exposto a pregação do evangelho e crescendo em santidade. O alvo é, assim, amar mais ao Senhor, se deleitar nEle, se tornar mais parecida com Jesus e servir a Ele servindo nossos irmãos no corpo. Nossa satisfação deve estar em Deus, em conhecê-lo e servi-lo. A partir disso é que as muitas funções que podemos ter na vida ocupam o lugar certo no coração.

Orando a Deus pelo casamento que eu quero

A nossa satisfação em Cristo em toda e qualquer situação, não significa não almejar outras coisas. Não significa não orar por NADA que queremos porque vivemos numa atitude de “tanto faz”, com desdém. Mas orar por TUDO e por cada detalhe, pois Ele é nosso Pai amado, confiamos em sua soberania e sabemos que Ele se importa e estará ao nosso lado todo o tempo.

Oremos a Deus pedindo que Ele cresça em nós. Oremos a Deus clamando que Ele trabalhe em nós para que nossa satisfação esteja sempre nEle.

Oremos confiados que a vontade dEle é soberana, boa e agradável e o que vier será para glória dEle e nossa alegria nEle. Confiando que Ele está conosco quando sofremos por não ter o que queremos ou por ter o que não queremos (definição de sofrimento da Betinha Elliot).

Tudo o que penso e desejo, eu POSSO colocar diante dEle, diretamente a Ele: A conversão de um familiar, a necessidade financeira de amanhã, a saúde do filho, a dor no dedo, as emoções que choram, que a chuva não atrapalhe a festa, um marido, que a receita dê certo, que eu tenha força para mais um dia… Confiando sempre que a vontade dEle é soberana, boa e agradável e o que vier será para glória dEle e minha alegria nEle. Minha santificação envolve precisamente eu aprender a confiar na providência dele nas coisas grandes bem como nas pequenas.

Posso levar tudo a Ele em oração. Esse é um PRIVILÉGIO comprado por Cristo em meu favor.

Em nome de Jesus,