5 razões pelas quais você deve pregar através de Neemias

Parte crônica e parte um singelo diário de oração, o livro de Neemias é o livro de memórias dos reformadores. Quando entramos na narrativa, quase podemos sentir o cheiro das ruínas fumegantes dos muros destruídos de Jerusalém.

A imagem central do livro é um trabalhador comum junto aos muros, trabalhando diligentemente com uma mão enquanto segura uma arma com a outra (cf. 4.17). É uma imagem de coragem e vigilância na obra do Senhor, e é instrutivo para nós nestes dias em que a igreja e a verdade parecem ser atacadas por todos os lados.

Neemias tem sido usado e abusado em todo tipo de projeto de construção e campanhas financeiras conhecidos pela igreja. Mas o ponto principal de Neemias é que, diante da oposição ao evangelho, devemos confiar em Deus, porque ele está firmemente comprometido com sua glória e seu povo.

Aqui estão cinco razões para pregar o livro de Neemias:

1. Neemias nos ensina a confessar nossos pecados a Deus

Sambalate, Tobias e as nações sem Deus, que cercam Jerusalém, pareciam ser os maiores inimigos do povo de Deus. Mas muito piores eram os pecados de Judá contra Deus. No capítulo 1, depois de ouvir o problema em Jerusalém, Neemias não ora para que Deus destrua as nações. Ele ora a Deus para perdoar seu povo e resgatá-lo de sua própria rebelião contra ele. Afinal, foram, principalmente, seus pecados que levaram Deus a enviar os babilônios a Jerusalém e levá-los ao cativeiro.

Nossa tendência, como pecadores, é desviar o olhar de nós mesmos e condenar os pecados do mundo, mesmo que o mundo não possa nos destruir. Mas você sabe o que pode nos destruir? Nossos próprios pecados quando são deixados sem controle. Eles vão nos destruir rapidamente.

Neemias nos ensina que nosso maior inimigo não está fora dos muros da igreja, mas dentro. E assim, nossa maior necessidade é confessar nossos pecados a Deus. A verdadeira reforma começa e termina com a confissão diante do nosso Deus santo. De fato, a base de Neemias, para a reconstrução dos muros de Jerusalém, está na confissão de pecados dele e do povo de Deus.

Suplicar ao nosso povo que confesse seus pecados a Deus não vai agradar exatamente os ouvidos. Não faz parte de nenhuma estratégia popular de crescimento de igreja. De fato, nosso número pode até diminuir um pouco se nossa pregação for temperada e aromatizada com confissão. Mas é muito melhor ter um remanescente incandescente do que uma multidão morna. Pastores, preguem Neemias porque ele nos ensina a confessar nossos pecados a Deus.

2. Neemias nos ensina a lutar pelo evangelho

Ao pensarmos em como aplicar Neemias aos nossos dias, devemos nos lembrar que fortalecer Jerusalém – com o Templo e o povo de Deus dentro – estabeleceu o testemunho de Deus em meio a um deserto de adoração pagã. E assim, Neemias nos ensina a lutar pelo evangelho.

Foi Oliver Cromwell quem disse uma vez: “Confie em Deus e mantenha seca a sua pólvora”. É uma frase útil da época da guerra que exige fé e vigilância no calor da batalha espiritual. É fácil para nós, como povo de Deus, tentarmos lutar pelo evangelho em nossa própria força, como se o resultado dependesse de nós. E é tão fácil, quando a batalha esquenta, nos sentamos inativos e submetemos a soberania de Deus aos nossos próprios medos e preguiça. Mas em Neemias 4.20, enquanto a oposição é mais forte, Neemias declara ao povo: “o nosso Deus pelejará por nós”.

Vemos uma total confiança em Deus enquanto eles constroem e se defendem. Vemos a tenacidade do povo de Deus em defender e reconstruir os muros da cidade santa. Em 4.23, os trabalhadores e todos os envolvidos no projeto estão fazendo turnos duplos e triplos! Neemias escreve: “Nem eu, nem meus irmãos, nem meus moços, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um se deitava com as armas à sua direita”.

Pregar através de Neemias nos oferece uma oportunidade incomum de chamar nosso povo a confiar em Deus e trabalhar obstinadamente pelo evangelho. Como afirmamos, somos encorajados a saber que é o braço forte de Deus que luta por nós.

3. Neemias nos ensina a liderar sacrificialmente

A igreja precisa de pastores e líderes que se sacrifiquem pelo povo de Deus, e não que tirem vantagem deles. Vemos, em Neemias, um líder incomumente humilde que serve aos outros com um grande custo para si.

Alguns exemplos que se destacam no livro:

  • Neemias deixa o refúgio confortável de Susã, um refúgio de inverno para os reis persas, por preocupação com o povo de Deus.
  • Ele também confronta os cidadãos ricos e influentes de Jerusalém e os chama a prestar contas, exigindo que restituam os interesses do povo comum. Eles estavam até escravizando alguns dos filhos de seus colegas judeus, como forma de pagamento de dívidas pendentes. Arriscando sua própria influência como líder, ele traz o calor e protege os vulneráveis na comunidade.
  • Em Neemias 5, Neemias, o governador, hospeda centenas de pessoas para refeições diárias em sua casa – por conta própria. Por compaixão pelo povo, ele não exigiu o subsídio de alimentação do governador.

O evangelho brilha mais quando aqueles que o proclamam defendem os vulneráveis entre eles. Neemias nos ensina como é a liderança sacrificial, semelhante a Cristo.

4. Neemias nos ensina a continuar pregando o “assunto principal”

Emparelhado com Esdras, Neemias pode ser o terreno mais fértil de toda a Bíblia para demonstrar o trabalho e o fruto da reforma. À primeira vista, parece ser uma reforma de tijolo e argamassa. Mas pelo Espírito de Deus, uma reforma mais significativa estava ocorrendo no coração do seu povo pela pregação da Palavra de Deus.

Em Neemias 8, quando Esdras fica na plataforma de madeira para ler a Palavra de Deus e dar o “sentido” dela, ele está pregando ao povo de Deus. No exílio, eles se afastaram de Deus. Mas, ao ouvir sua Palavra, eles começam a chorar quando são condenados pela santa lei de Deus. Esdras era um bom tipo de pragmático. Ele fez a única coisa que funcionaria. Ele leu e explicou a Palavra de Deus ao povo de Deus. E o que vemos é um povo renovadamente movido à obediência.

O que está por trás de grande parte da oposição à reforma da igreja é uma rejeição da suficiência das Escrituras. A chave para a reforma em qualquer igreja local é uma reverência à Palavra de Deus. Portanto, veremos frutos duradouros quando e somente quando a Palavra de Deus permanecer preeminente na vida da igreja.

5. Neemias nos ensina a ser pacientes com os santos que lutam

O livro de Neemias não termina com um passeio ao pôr do sol. Depois que o braço forte de Deus libertou Jerusalém de seus inimigos em apenas cinquenta e dois dias, e depois que o povo de Deus respondeu à Palavra firmando uma aliança para obedecê-lo, o povo retornou aos mesmos pecados que os haviam marcado antes do exílio.

O capítulo final de Neemias funciona como uma espécie de estudo de caso pós-reforma. Vemos como a igreja sempre lutará com o velho homem do pecado até que Jesus à terra, poderosamente, para recebê-la. No entanto, devemos pregar à nossa congregação que o povo de Deus é santo.

E, no entanto, quando a igreja falha em ser santa, devemos aprender a ser pacientes. Sempre haverá um segmento de nosso povo que parece se desviar com frequência. Felizmente, existem também aqueles que, pela graça de Deus, são mais maduros. Os últimos serão tentados a desprezar os primeiros, mas o que todos precisamos é de amor e de uma doutrina robusta de santificação – uma que exija santidade, mas deixe espaço para nossas falhas e para a graça insondável de Deus.

Comentários

The Books of Ezra and Nehemiah, de Charles Fensham. New International Commentary on the Old Testament. Um comentário útil, técnico e exegético sobre Esdras e Neemias.

Ezra and Nehemiah, de Derek Kidner. Tyndale Old Testament Commentaries. Meu comentário favorito de Neemias. O volume introdutório de Kidner evita as complicadas ervas daninhas da controvérsia e destaca importantes implicações pastorais do texto.

Ezra, Nehemiah, and Esther, por J.G. McConville. O trabalho de McConville, como o de Kindner, também é um volume introdutório que oferece observações e “insights” interessantes, que são úteis na preparação de sermões.

Comentários recomendados em português

Neemias – Comentários Expositivos Hagnos: O líder que restaurou uma nação – Hernandes Dias Lopes
Neemias: Comentário expositivo – James Montgomery Boice
Série Introdução e comentário – Esdras e Neemias – Derek Kidner
Comentários do Antigo Testamento – Esdras e Neemias – Tiberius Rata
Comentário Bíblico – Antigo Testamento Volume 2: Josué a Ester – Matthew Henry

Goldsworthy examina a Bíblia, a Teologia Bíblica e a Pregação e demonstra como essas três disciplinas se relacionam na preparação de sermões cristocêntricos. Ele então aplica o método bíblico teológico aos vários tipos de literatura que se encontram na Bíblia, extraindo sua contribuição para a pregação expositiva e focada na pessoa e obra de Cristo.

CONFIRA

 

 

Por: Jaime Owens. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: 5 Reasons You Should Preach through Nehemiah.

Original: 5 razões pelas quais você deve pregar através de Neemias. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos o s direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.