O livro de Ester não está sem a influência divina. Em vez disso, para quem presta atenção, o invisível e o não dito tornam a narrativa sutilmente poderosa – tanto dramaticamente quanto pastoralmente.
O ponto principal de Neemias é que, diante da oposição ao evangelho, devemos confiar em Deus, porque ele está firmemente comprometido com sua glória e seu povo.
Em 1 e 2 Reis, o reinado de todo rei, depois de Davi, levanta a questão: É este? Este é o rei eterno prometido em 2 Samuel 7? E um por um, constatamos que eles não estão nem perto disso.
Os dois livros de Samuel foram escritos para ajudar os leitores a entender por que Israel fez a transição para uma monarquia, como essa monarquia teve êxito e fracassou e como essa monarquia finalmente aponta para Jesus.
Juízes é o livro mais desagradável do Antigo Testamento. Se não fosse pela narrativa da morte de Cristo, seria o livro mais desagradável de toda a Bíblia.
Levítico não detalha apenas sacrifícios de animais e sistemas de santidade. Faz isso, mas faz muito mais. Expõe o coração de um Deus gracioso que providencia um substituto para o pecado de seu povo arrependido.
Êxodo é uma das fontes mais profundas da doutrina de Deus em toda a Escritura. O Deus que Êxodo proclama é totalmente santo, autossuficiente e suficiente para salvar, perfeitamente fiel, severo na justiça e abundante em compaixão.