4 razões pelas quais você deve pregar através de Esdras

Um livro que parece ser bastante negligenciado nos estudos bíblicos e na pregação é o livro de Esdras. Embora a história de Esdras esteja fortemente ligada à história de Neemias, parece que Esdras recebe menos atenção do que Neemias. Talvez seja porque Neemias seja frequentemente usado para lançar projetos de construção e desenvolver habilidades de liderança. De qualquer forma, o livro de Esdras merece ser mais estudado.

Por quê? Porque acompanha o retorno de um remanescente do povo de Deus do exílio na Babilônia, ao se restabelecerem na terra de Israel. Essa era pós-exílio é crítica para a história abrangente da Bíblia, e acredito que Esdras enfatiza e ilustra poderosamente importantes temas teológicos.

Através da minha preparação para pregar, descobri como era necessário fazer uma pesquisa de base. Isso me ajudou a entender e explicar a história, a geografia e a política da época, além de enriquecer a história.

Porém, mais do que qualquer outra coisa, ao trabalharmos com o livro de Esdras como congregação, Deus o usou para aumentar nossa esperança em Jesus. Então, aqui estão quatro razões pelas quais você deve considerar pregar, também, em Esdras.

1. O livro de Esdras fornece um registro histórico de como as misericórdias de Deus eram “renovadas todas as manhãs”

Para pregar bem este livro, você deve estar familiarizado com a linha do tempo. E ao estudar a linha do tempo, você verá muitos momentos e estações da graça de Deus. Esdras não ocorre durante um dia ou uma semana. A história é desenvolvida ao longo de anos, até décadas. Esses anos estão cheios da fidelidade de Deus, do fracasso de Israel e da graciosa obra de avivamento de Deus.

Parece familiar, não é? À medida que os anos se tornam décadas, a vida como crente é difícil, mas nunca é impossível. Ao pregar através de Esdras, fica fácil imaginar viver na história. Torna-se fácil imaginar a graça de Deus ganhando vida.

Por exemplo, tantas pessoas diferentes são nomeadas neste livro (consulte o capítulo 2). Longe de serem apenas detalhes obscuros, esses nomes esclarecem a relevância imediata de Esdras. Isso é mais do que um conto moral genérico e atemporal. As pessoas nesta história oram, enfrentam oposição e aprendem a confiar em Deus. Deus responde suas orações e se importa com seu povo. Essas atividades formam a essência do livro, assim como moldam os elementos básicos da vida cristã.

2. O livro de Esdras reforça a confiança na soberania de Deus

Deus domina as nações. Ele estabelece reis e depõe outros. É importante lembrar porque o livro de Esdras está cheio de reis e governos estrangeiros. Enquanto isso, fica claro que Deus está trabalhando. Está claro que ele resolve tudo para sua glória e o bem do seu povo.

E, no entanto, a soberania de Deus não entra em conflito ou contraria a responsabilidade e o comportamento do homem. O livro de Esdras combina os misteriosos decretos de Deus com as decisões significativas dos impérios e as decisões em tempo real daqueles que o seguem.

3. O livro de Esdras amplia o papel crucial que a Palavra de Deus e a oração desempenham na vida daqueles que se submetem a ele

A Palavra de Deus é destacada em Esdras 7, mas, na realidade, é o pano de fundo de todo o livro. A intervalos regulares, as pessoas neste livro recorrem a Deus em oração.

Quão útil é lembrar ao povo de Deus que a oração é crucial para a sobrevivência espiritual. Reforma e reconstrução exigem mais do que ambição humana. Felizmente, a Palavra de Deus define a agenda. E assim o povo de Deus deve orar, e eles devem responder como Esdras, que usa sua influência e posição para chamar as pessoas a responder.

4. O livro de Esdras deixa você com a sensação de que é necessário mais do que uma cidade e um templo reconstruídos

De certa forma, o livro de Esdras tem um final insatisfatório. Os últimos capítulos deixam claro: as pessoas ainda são pecadoras. O livro não termina com uma bênção ou bem-aventurança, mas com uma lista de pecadores culpados.

Os esforços de reforma de Esdras devem nos encorajar como cristãos. E, ainda, a depositarmos nossa esperança em alguém muito maior que Esdras, e em algo muito maior que qualquer templo terrestre. Ao pregar este livro, nosso povo relembrou, consistentemente, como as “esperanças e temores de todas as eras” são encontrados somente em Jesus Cristo.

Comentários

Dois comentários úteis e básicos são. Ezra, Nehemiah, and Esther, de J.G. McConville , (da série The Daily Study Bible). E Ezra, Nehemiah, and Esther de Mervin Breneman, no (New American Commentary).

Outro comentário que me foi recomendado foi Hope Amidst Ruin, de Phillip Brown. A abordagem de Brown é única, mas completa e útil, e acredito que ela tenha sido, infelizmente, negligenciada em muitas listas de comentários que encontrei. Além disso, The Theological Messages of the Old Testament Books, de Robert Bell foram úteis para fornecer uma visão geral exegética e textual do livro.

Comentários recomendados em português

Série Introdução e comentário – Esdras e Neemias – Derek Kidner
Comentário Bíblico – Antigo Testamento Volume 2: Josué a Ester – Matthew Henry
Comentários do Antigo Testamento – Esdras e Neemias – Tiberius Rata
Neemias – Comentários Expositivos Hagnos: O líder que restaurou uma nação – Hernandes Dias Lopes

Goldsworthy examina a Bíblia, a Teologia Bíblica e a Pregação e demonstra como essas três disciplinas se relacionam na preparação de sermões cristocêntricos. Ele então aplica o método bíblico teológico aos vários tipos de literatura que se encontram na Bíblia, extraindo sua contribuição para a pregação expositiva e focada na pessoa e obra de Cristo.

CONFIRA

 

 

Por: Curtis Hill. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: 4 Reasons You Should Preach Through Ezra.

Original: 4 razões pelas quais você deve pregar através de Esdras. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos o s direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.