4 razões pelas quais você deve pregar através de 1 & 2 Crônicas

E se houvesse um livro que nos fornecesse uma revisão concisa de todo o Antigo Testamento? Bem, existe – o livro das Crônicas! (Sim, 1 e 2 Crônicas são, na verdade, um único livro e vou me referir a ele dessa maneira aqui.)

Colocado no final da seção “Os Escritos” do Antigo Testamento, serve como suporte para os livros da Bíblia Hebraica. Mas não é uma simples revisão de outros livros históricos. Não é simplesmente um material suplementar para Samuel e Reis. Não, assim como cada um dos quatro evangelhos tem forma e teologia, o mesmo acontece com o livro de Crônicas. Tanto o “cronista” quanto Deus, o Espírito Santo, querem que vejamos as coisas de uma perspectiva única.

O cronista escreve uma história que começa com Adão e termina na Pérsia. Ele cita a Lei (Torah), os Profetas (Neviim) e os Escritos (Ketubim), e fornece uma visão teológica inspirada pelo Espírito, que ajuda a destacar os principais temas e promessas à luz de todo o Antigo Testamento.

Quando você prega neste livro, você e sua igreja estarão mais convencidos da clareza das Escrituras, pois o autor lembra o leitor a se afastar do pecado, depositar sua esperança no Messias prometido e buscar a Deus de todo o coração enquanto aguarda o plano de Deus para se desenrolar.

Aqui estão quatro razões pelas quais você deve pregar 1 e 2 Crônicas.

1. Crônicas concentra nossa atenção nos propósitos soberanos de Deus em Cristo Jesus

Crônicas começa com uma surpreendente genealogia que nos ensina que o reinado davídico é o meio prometido para a salvação de Deus por seu povo (1Cr 1.1–3.24; 1Cr 17). Essas seções lembrarão ao seu povo que a salvação não é apenas para os judeus, mas para todas as nações.

Deixe sua pregação neste livro ensinar à igreja que a casa de Davi também é da linhagem de Adão, alcançando toda a raça humana. Além disso, a obra de restauração de Deus no passado aponta para a chegada do segundo Adão, o filho de Adão e o Filho de Deus – e seu nome é Jesus. Este Filho será o verdadeiro rei e liderará a família eterna de Deus. Crônicas demonstra que o objetivo do Antigo Testamento é o estabelecimento deste Rei e de sua família.

Como suporte dos livros da Bíblia Hebraica, Crônicas oferece uma excelente abordagem para o Novo Testamento. Por exemplo, começa com uma genealogia e termina com a grande comissão de um rei para reconstruir o templo. O evangelho de Mateus também começa com uma genealogia e termina com uma grande comissão – não para construir o templo, mas a igreja.

Pregue este livro para ajudar seu povo a ver como o Antigo Testamento usa consistentemente tipos e sombras para apontar as realidades que são finalmente encontradas em Cristo Jesus. Eles devem ver Jesus nos sacrifícios, celebrações, conquistas e restaurações. O livro deve fazer com que seus corações anseiem pela volta do rei.

2. Crônicas equipa a igreja para perseverar como peregrinos

Imagine o público original. Enquanto estavam sob o domínio persa, haviam voltado recentemente do exílio apenas para experimentar um templo empalidecido em comparação com o original. O povo havia saído da Babilônia – mas ainda assim eles se sentiam como exilados e peregrinos. Isso não nos parece familiar como crentes? (1Pe 1. 1).

O que Deus queria que seu povo vivesse nessa situação? O cronista os lembra de se concentrarem nas promessas de Deus e aprenderem com o passado sobre como perseverar em meio a um mundo pecaminoso.

Este livro contém exemplo após exemplo de como os fiéis perseveram durante as provações. Vivendo com fidelidade, com foco divino na Palavra e na oração a Deus. No entanto, os ímpios consistentemente se concentram neste mundo e na adoração de ídolos. As coisas mudaram muito para nós?

Crônicas é um ótimo livro para exortar os crentes a orar fielmente e a viver de acordo com sua Palavra.

3. Crônicas lembra ao povo de Deus a continuar orando

Caminhando para o final do livro, o cronista nos diz: “Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR”.

Este livro proclama com convicção que Israel permanecia ou tropeçava, dependendo de sua fidelidade em buscar o Senhor, como o único Deus (2Cr 32.19; 33.13). Os reis da época deveriam liderar dessa maneira, e o povo experimentaria a provisão de Deus quando eles mesmos buscassem a Deus em todas as coisas.

Você quer que seu povo veja a necessidade de orar? Crônicas enfatiza repetidamente o valor da oração. Ao pregar o livro, você poderá demonstrar aos seus ouvintes a necessidade de buscar a Deus em oração, tanto individualmente quanto corporativamente.

4. Crônicas enfatiza a importância da liderança piedosa e da adoração fiel

Da infidelidade de Saul em 1 Crônicas 10 ao censo pecaminoso de Davi em 1 Crônicas 21, vemos que a boa liderança do povo de Deus é crítica. As pregações em Crônicas devem nos chamar à humildade, pois vemos reis como Roboão, Jeorão, Amazias e Manassés (2Cr 10, 21, 25, 33, 36) confiando orgulhosa e até desastrosamente em si mesmos.

É por isso que reis fiéis como Joás se destacam. Ele adorava a Deus de acordo com sua Palavra (2Cr 24.22) – não como Uzias, que se aproximava de Deus à sua maneira (2Cr 26.16). A história de Uzias começa com grande sucesso, mas por causa de seu orgulho, ela termina com Deus atingindo-o com lepra.

Os reis da antiguidade também foram chamados para pastorear o povo de Deus (1Cr 11. 2). Como pastores, devemos expor esses textos ao nosso povo, para que a igreja possa olhar para Cristo que é o seu bom pastor.

Enfim, Crônicas fundamentalmente enfatiza uma pessoa e um lugar. Pregue este livro para revelar ao seu povo que Jesus é o prometido e que um dia, quando ele voltar, ele dará início àquele lugar perfeito.

Comentários

• Para ajudar na análise literária básica, o John Sailhamer’s volume on 1 and 2 Chronicles no Everyman’s Bible Commentary é um excelente recurso. (Nota: Você pode encontrar material semelhante no NIV Compact Commentary, também por Sailhamer. Ele fornece uma visão geral do contexto e mostra como Crônicas revela novos conteúdos e ênfases teológicas.)

• Para ajudar na conexão de Crônicas com seu posicionamento no cânon hebraico, eu recomendo a você o Dominion and Dynasty de Stephen Dempster. Além disso, se você não interagiu com Paul House, leia o capítulo sobre Crônicas em seu Old Testament theology.

• No que diz respeito aos comentários, eu recomendaria J.A. Thompson in the New American Commentary series, e Frederick J. Mabie in the Expositor’s Bible Commentary. Eles demonstram um equilíbrio entre análise exegética e expositiva.

• Pastoralmente, achei recursos como o Richard Pratt’s commentary in the Mentor series, Andrew Stuart in the Welwyn series, e Michael Willcock in The Bible Speaks Today series, úteis para reflexão e aplicação às mensagens de hoje.

Que Deus use este livro para fazer com que você e seu povo busquem o Senhor de todo o seu coração.

Comentários recomendados em português

Série Introdução e comentário – Crônicas 1 e 2 – Martin J. Selman
Comentário Bíblico – Antigo Testamento Volume 2: Josué a Ester – Matthew Henry

Goldsworthy examina a Bíblia, a Teologia Bíblica e a Pregação e demonstra como essas três disciplinas se relacionam na preparação de sermões cristocêntricos. Ele então aplica o método bíblico teológico aos vários tipos de literatura que se encontram na Bíblia, extraindo sua contribuição para a pregação expositiva e focada na pessoa e obra de Cristo.

CONFIRA

 

 

Por: Garrett Conner. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: 4 Reasons You Should Preach through 1 & 2 Chronicles.

Original: 4 razões pelas quais você deve pregar através de 1 & 2 Crônicas. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos o s direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.