3 razões pelas quais você deve pregar o livro de Josué

O livro de Josué não recebe a atenção que merece. Para muitos, a familiaridade com o livro vem de alguns versículos em algumas portas de geladeiras. Quem não tem pelo menos um item decorado com “Sê forte e corajoso” ou “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”? O ponto principal deste artigo não é ridicularizar a superficialidade dos produtos com temas cristãos, mas enfatizar que o livro de Josué tem muito mais a oferecer à igreja do que pedrinhas gravadas com “Coragem” ou capachos gravados com “eu e a minha casa”.

Josué começa de onde outra coisa terminou; começa com a morte de Moisés. A morte de Moisés inicia a transição da liderança de Israel e Josué se torna o novo superintendente do povo de Deus. Mas o livro de Josué conta mais do que uma história sobre transições de liderança e a coragem necessária para essa tarefa. Conta a história da fidelidade de Deus e sobre a resposta adequada de seu povo a essa fidelidade. Sermões e estudos significativos que apresentam essas verdades inestimáveis servirão bem à igreja.

1. Josué retrata a fidelidade de Deus

A fidelidade de Deus a Israel começa com os cinco livros de Moisés. A promessa feita a Abraão em Gênesis 12 é finalmente cumprida em Josué. O que Josué é comissionado a fazer – liderar o povo de Deus pela Terra Prometida – é exatamente o que Deus ordenou e é fiel para ter cumprido.

Temos o primeiro vislumbre da fidelidade de Deus, neste livro, quando o Senhor comissiona Josué. Deus o encoraja, dizendo-lhe “dispõe-te, agora, passa este Jordão”, e “como fui com Moisés, assim serei contigo”. Ser comissionado por Deus é ter alguma medida de autoridade concedida por Deus.

O comissionamento de Josué é bem-sucedido por causa da fidelidade de Deus. Da mesma forma, o comissionamento de toda igreja com espírito bíblico é bem-sucedido por causa da fidelidade de Deus. Ao pregar através de Josué, você será confrontado com oportunidade após oportunidade para convidar todo crente verdadeiro a confiar no caráter de Deus e, portanto, a responder à sua comissão em suas vidas. Afinal, todo cristão foi comissionado, em suas diversas esferas de autoridade, para viver sua vida de forma que leve as pessoas, de acordo com o poder e o propósito de Deus, a uma terra que prometeu ser revelada no último dia.

Como Josué, a maioria dos cristãos necessita de confiança e coragem. Há uma razão pela qual o Senhor diz a Josué para “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais”. O que era verdade para Josué certamente é verdadeiro para todo seguidor de Cristo: recebemos ordens para fazer o que fomos comissionados para fazer. O Senhor diz a Josué: “como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei” Essa mesma promessa é feita a todo crente. Lembre-se das palavras de Jesus no final da Grande Comissão: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

Essencial para a comissão e o mandamento de Deus é a sua própria palavra. Porque Deus é fiel à sua palavra, aqueles que o seguem também devem ser fiéis a tudo o que ele ordenou.

O que isso significa para a congregação que lê o livro de Josué? Que significado isso assume para os seguidores de Cristo?

2. Josué levanta um memorial para que o povo se lembre da fidelidade de Deus

A fidelidade de Deus tem um propósito definido na vida de seu povo. Deveria chamar-nos a recordar.

Parece não haver nada mais eficaz para a fé de um crente do que ser lembrado do que Deus fez. O primeiro sinal de lembrança que vemos em Josué ocorre depois que os israelitas atravessam o rio Jordão e Josué instrui os líderes a levantar doze pedras como sinal da aliança de Deus com seu povo. Este sinal não pretendia ser um mero lembrete para o presente, mas algo que duraria e se tornaria significativo para as próximas gerações. Era um memorial que deveria ser visto pelos filhos daqueles que haviam testemunhado a fidelidade de Deus em primeira mão.

Considere também o grande monte de pedras que foi colocado sobre Acã e sua família. Deus pretendia que esse sinal desencorajasse a rebelião e o pecado. Acã tomou o que pertencia somente a Deus – e, como resultado, ele pagou a penalidade por sua ação egoísta. Uma congregação será bem servida quando for lembrada que Deus é fiel a tudo o que ele ordena. Que pedras memoriais podemos levantar diante de nossas congregações para que esse fato se torne claro?

3. Josué exorta o povo de Deus à unidade

Por que o autor gasta oito capítulos – Josué 13–20 – sobre a divisão de terras? Quem vai querer ler isso?

Mas o que vemos nesta distribuição meticulosa é a unidade. Vemos isso nas tribos orientais, pois eles ajudam a proteger a terra de seus irmãos antes mesmo de encontrar conforto para si mesmos. Vemos isso na maneira como cada tribo recebeu sua terra, conforme foi dividida de acordo com o tamanho. Vemos a unidade na promessa cumprida aos levitas quando eles recebem como herança as cidades de refúgio – exatamente como Deus havia prometido. Tudo isso é apresentado para que o leitor possa ver a unidade do povo de Deus.

Muito mais poderia ser dito sobre o grande livro de Josué, mas qualquer congregação se beneficiaria muito de uma série de sermões pregados através de, pelo menos, esses três motivos listados acima.

Comentários

Aqui estão dois comentários que serão muito úteis para você em seu estudo de Josué. O primeiro é Joshua: No Falling Words, escrito por Dale Ralph Davis. Davis faz um ótimo trabalho ao descrever os principais pontos de cada capítulo de Josué. Seu comentário é claro, apropriado e sucinto.

Se você está procurando um trabalho mais aprofundado, o trabalho de David M. Howard da New American Commentary Series é um bom ponto de partida.

Comentários recomendados em português:

Goldsworthy examina a Bíblia, a Teologia Bíblica e a Pregação e demonstra como essas três disciplinas se relacionam na preparação de sermões cristocêntricos. Ele então aplica o método bíblico teológico aos vários tipos de literatura que se encontram na Bíblia, extraindo sua contribuição para a pregação expositiva e focada na pessoa e obra de Cristo.

CONFIRA

 

 

Por: Clift Barnes. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: 3 Reasons You Should Preach through Joshua.

Original: 3 razões pelas quais você deve pregar o livro Josué. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.