Quatro razões pelas quais você deve pregar através de Jeremias

Cerca de três quartos do meu caminho através da pregação de uma série sobre Jeremias, um amigo perguntou: “O que o Espírito Santo disse a você para fazer você querer pregar através de todo o livro de Jeremias?”

Depois de rir da pergunta do meu amigo, respondi: “É a Palavra de Deus.”

Bem, Jeremias certamente é a Palavra de Deus, mas por que um pregador escolheria pregar este livro? Jeremias é assustador, para dizer o mínimo. Por um lado, é o livro mais longo da Bíblia (eu sei, você provavelmente achou que era os Salmos). Em segundo lugar, Jeremias tem uma péssima reputação: julgamento, lágrimas, julgamento, lágrimas – e mais julgamento. Então, por que um pregador fiel deve considerar a pregação através deste livro?

Jeremias nos ensina que os seres humanos são rebeldes contra Deus. Como violadores da aliança, eles não ficarão impunes. Mas Jeremias não para com o julgamento. Ele declara que Deus não rompeu com seu povo e ainda decidiu fazer uma nova aliança com eles. Deus cumpre suas promessas, e seu povo um dia desfrutará de todas as bênçãos de renovação e restauração.

Quatro temas, ao longo deste livro antigo, irão beneficiar particularmente sua congregação nos dias de hoje.

1. Jeremias abomina a perversão da Palavra de Deus

O povo dos dias de Jeremias “acredita” em Deus. Amam o templo e, devido à sua presença, confiam que nenhum mal lhes acontecerá. No entanto, essas pessoas amam simultaneamente seus pecados. Eles misturaram a adoração a YHWH com uma fidelidade a outros deuses. Há perversão, imoralidade e injustiça em todo o país. Parece que os escribas alteraram as Escrituras; a fé uma vez entregue aos santos foi corrompida. Como resultado, Deus está trazendo julgamento sobre eles por meio do império conquistador da Babilônia. Os falsos mestres ao longo do livro garantem às massas que eles estão bem, que Deus não os ferirá.

Hoje, muitas igrejas e cristãos professos abandonaram a Palavra de Deus. As Escrituras são editadas de acordo com o desejo. Além disso, os sermões são baseados no que é popular na cultura, não na Palavra de Deus. O pecado é esquecido e, como resultado, são criadas versões do Cristianismo que permitem “amar Jesus” e seu pecado. As pessoas presumem que Deus está do seu lado e os pregadores reúnem corvos por meio da arte de fazer cócegas nos ouvidos.

Em meio a tudo isso, Jeremias soa um alarme para o século XXI: ouça e preste atenção à Palavra de Deus, mesmo quando a mensagem não é popular.

2. Jeremias trata da perseguição ao povo de Deus

Jeremias é desprezado por quase todos. Ele lida com ameaças de morte, tramas de assassinato e prisão. Seu rolo acabado é lido publicamente, apenas para ser confiscado pelas autoridades e queimado. Ele é jogado em uma masmorra. Ele é jogado em um buraco. Ele é espancado até pelo oficial do templo que – você pensaria – teria interesse pessoal em ouvir esta mensagem de Deus.

Hoje, a mensagem cristã é cada vez mais impopular. A ética cristã flui progressivamente contra a corrente da cultura. Pregar a exclusividade de Cristo não ajudará sua igreja a ganhar o “cartão de legal” em sua comunidade. Pregar a sagrada ira de Deus não estará no topo da lista das estratégias de crescimento da igreja hoje.

Os cristãos que abraçam a fé cristã histórica estão se vendo como uma pequena minoria em suas comunidades. A menos que venha o verdadeiro avivamento, a perseguição só aumentará. Os membros de nossa igreja já enfrentam decisões difíceis, e a decisão certa frequentemente levará à rejeição de amigos e familiares. Felizmente, a mensagem de Jeremias prepara os santos para a perseguição “para que possais resistir ao dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Ef 6.13).

3. Jeremias mostra a provisão de um novo coração

Ao longo do livro, fica claro que o povo de Deus precisa de algo que Jeremias não pode dar: um novo coração. Por um lado, as pessoas são participantes voluntários em sua rebelião contra Deus. Por outro lado, elas são vítimas de seus próprios desejos pecaminosos e não têm a capacidade de obedecer.

A aliança foi quebrada. O divórcio é iminente. Sua ferida no coração é incurável. Quem pode curar?

Embora Jeremias esteja realmente repleto de muitos capítulos difíceis, ele também canta algumas das notas mais elevadas da graça de Deus. No livro, chegamos ao ápice do plano redentor de Deus quando Jeremias declara a vinda de uma nova aliança. Esta aliança não será como a última. No antigo pacto, os membros da comunidade eram frequentemente atormentados por ouvidos e corações incircuncisos (sem regeneração).

Mas nesta nova comunidade de aliança, Deus fará por seu povo o que eles são incapazes de fazer por si mesmos. Ele vai dar a eles um novo coração e cumprir sua promessa de regeneração para todos dentro da família da aliança. Jeremias é claro: esta comunidade não será um grupo misto de regenerados e não regenerados. Intrínseco à nova aliança haverá um novo coração, e cada membro da aliança, portanto, possuirá a capacidade e o desejo de obedecer a Deus.

Os membros de nossa igreja têm uma compreensão robusta de sua regeneração? Somos uma igreja cada vez mais pura, composta de membros regenerados? Nós percebemos a maravilha da graça de Deus em nossa salvação? Ficamos maravilhados com o presente desta nova aliança escrita em nossos corações? Os vales do sofrimento de Jeremias abrem caminho para as alturas de sua esperança. A feiura da desobediência serve para exibir a beleza de um novo coração. O canto do julgamento se transforma em hinos de libertação.

4. Jeremias orienta nossas paixões

Jeremias dá toda a sua vida à sua causa. Ele poderia ter escolhido uma vida de conforto e popularidade. Mas quando Jeremias é preso e finalmente libertado, o que ele faz? Ele continua a fazer exatamente o que lhe trouxe problemas: proclamar a Palavra de Deus.

Existem outros exemplos de fidelidade ao longo do livro. O escriba de Jeremias, Baruque (que escreveu o livro), também desistiu de uma vida atraente de proeminência. Baruque serviu ao profeta e assim serviu ao Senhor. Descobrimos personagens como Ebede-Meleque, um eunuco do Sudão, forçado a servir ao rei. Ele arrisca sua própria vida para resgatar Jeremias da morte iminente.

Aqui está uma pergunta: o sacrifício deles valeu a pena? Jeremias trocaria sua vida tão difícil por um conforto temporal? Se Baruque pudesse fazer tudo de novo, ele teria desistido de seu posto e abraçado as riquezas oferecidas pelo mundo? Esses homens foram dedicados à sua missão, apesar de seus próprios questionamentos, dúvidas e desespero. Por quê? O que os manteve prosseguindo? A Palavra de Deus deve ser declarada.

Diante do evangelho da prosperidade, do movimento da Palavra da Fé, do pragmatismo que dirige muitas igrejas evangélicas e dos sermões de autoajuda que desfilam como pêssego cristão – Jeremias fala conosco hoje. Nossas ambições devem ser redirecionadas. O povo de Deus deve permanecer fiel, mesmo quando o ministério parece menos do que frutífero. Nossos apetites pessoais devem ser submetidos à obra de Deus no mundo. Nossos desejos devem ser remodelados e refinados de acordo com sua Palavra revelada.

Em resumo, Jeremias nos leva ao Senhor Jesus Cristo. O Verbo de Deus “se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” (Jo 1.14). Somos um povo da nova aliança. Estamos experimentando as promessas feitas há muito tempo.

No entanto, continuamos a esperar e ter esperança. Junto com os exilados na Babilônia, vivemos em uma terra estrangeira como peregrinos. Aguardamos o clímax – o cumprimento final dessa profecia. Esperamos que o Rei dos Reis volte, julgando Babilônia e salvando seu povo. Jeremias é sobre julgamento – sim. Mas somente por meio do julgamento recebemos a salvação.

Comentários recomendados

Wright, Christopher J.H. The Message of Jeremiah. Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 2014, 444 pp.

Um comentário caloroso e pastoral sobre Jeremias. Cada seção termina com reflexões teológicas e expositivas. Os insights de Wright são poderosos e aplicáveis. Pessoalmente, usei a divisão de capítulo e versículo de Wright para ajudar a determinar minha própria programação de pregação. Também é importante notar que Wright é um anglicano cuja explicação da nova aliança difere da minha.

Thomson, J.A. The Book of Jeremiah. Grand Rapids, MI: Wm B. Eerdmans Publishing Co., 1980. 819 pp.

Um comentário muito bom versículo por versículo contendo informações úteis de fundo e abordando questões literárias e estruturais. A exegese de Thompson é sólida e seu trabalho na nova aliança é perspicaz.

Comentários recomendados em português

Série Introdução e comentário – Jeremias e Lamentações – R. K. Harrison
Comentários Do Antigo Testamento – Jeremias – John L. Mackay
Comentário Bíblico – Antigo Testamento Volume 4: Isaías a Malaquias – Matthew Henry
90 Dias Em Rute, Jeremias E 1coríntios – Série Explore As Escrituras – Mark Dever & Mike Mckinley

Goldsworthy examina a Bíblia, a Teologia Bíblica e a Pregação e demonstra como essas três disciplinas se relacionam na preparação de sermões cristocêntricos. Ele então aplica o método bíblico teológico aos vários tipos de literatura que se encontram na Bíblia, extraindo sua contribuição para a pregação expositiva e focada na pessoa e obra de Cristo.

CONFIRA

 

 

Por: Joel Kurz. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: 4 Reasons You Should Preach through Jeremiah.

Original: Quatro razões pelas quais você deve pregar através de Jeremias. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos o s direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.