3 razões pelas quais você deve pregar através de 1 & 2 Samuel

Os livros de 1 e 2 Samuel – ou pelo menos partes deles – são bem conhecidos por cristãos e não-cristãos. Filmes, livros e analogias esportivas inspiradoras foram extraídos dessas páginas antigas. E, no entanto, muito poucas pessoas já ouviram uma série de sermões sobre esses livros maravilhosos.

Esses dois livros de Samuel foram escritos para ajudar os leitores a entender por que Israel fez a transição para uma monarquia, como essa monarquia teve êxito e fracassou e como essa monarquia finalmente aponta para Jesus, que governará com amor e justiça para sempre.

Você deveria considerar iniciar uma série expositiva através de 1 e 2 Samuel em um futuro próximo por pelo menos estas três razões:

  • Eles fornecem contexto para entender o restante das Escrituras
  • Eles pintam uma imagem sutil de “heróis” e “vilões”
  • Eles nos ensinam a ter esperança em Deus e não no governo humano

1. 1 e 2 Samuel fornecem o contexto para entender o restante das Escrituras

Muitos cristãos confessam que, enquanto leem suas Bíblias regularmente, não têm uma boa compreensão das origens da monarquia de Israel. Eles não sabem dizer quando, como ou por que Israel se tornou uma monarquia, ou o que a monarquia israelita tem a ver com Jesus e seu reino.

Ao pregar nesses livros, você obtém respostas claras para essas perguntas. A razão pela qual Israel se tornou uma monarquia, segundo o próprio Deus, é porque “o povo… não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele” (1Sm 8.7). O restante dos livros – e, na realidade, o restante do Antigo Testamento – serve como um aviso para nós: “É isso o que acontece quando você rejeita Deus como seu rei”.

Quando os reis e o povo de Israel receberam Deus como seu legítimo rei, adorando e obedecendo a ele, eles experimentaram grandes bênçãos. Mas quando o rejeitaram, adorando ídolos e se rebelando contra Deus, eles experimentaram grande julgamento.

Nossos primeiros pais, Adão e Eva, rejeitaram Deus como rei sobre eles. Como resultado, cada um de seus descendentes nasce com uma natureza pecaminosa que nos leva a fazer a mesma coisa. Nosso povo precisa saber disso: a rejeição de Deus como rei não leva à bênção, mas ao julgamento.

Os livros de 1 e 2 Samuel oferecem amplas oportunidades para ensinarmos essa verdade e apontarmos para Jesus, descendente de Davi. Ao contrário de Adão, Eva e todos os outros na história do mundo, Jesus obedeceria a Deus perfeitamente. Além disso, ele veio para morrer pelos pecados do seu povo, os mesmos que se recusaram a receber Deus como seu legítimo rei. E isso não é tudo: Jesus está voltando para inaugurar seu perfeito e eterno governo, onde estará sentado no trono de Davi para sempre como a bênção permanente para o seu povo.

2. 1 e 2 Samuel pintam uma imagem sutil de “herói”” e “vilões”

Histórias memoráveis contêm personagens memoráveis, e dois dos personagens mais memoráveis de toda a Bíblia são Saul e Davi, os dois primeiros reis de Israel.

Saul é considerado um vilão e, em muitos aspectos, o título é merecido. Ele rejeitou a Deus e desobedeceu aos seus mandamentos. Ele estava mais preocupado em salvar a própria pele do que andar em fé e arrependimento. O poder lhe subiu à cabeça e o corrompeu a tal ponto que, mesmo depois de Deus o ter rejeitado como rei, ele tentou matar o homem que Deus havia escolhido para sucedê-lo. Mas Saul não era totalmente mau. Ele demonstrou misericórdia com aqueles que inicialmente não queriam que ele os liderasse, ele levou Israel a derrotar seus inimigos e deu a Deus todo o crédito por suas primeiras vitórias.

David é considerado um herói e, em muitos aspectos, o título é merecido. Ele amava a Deus com todo o seu ser e procurava obedecê-lo de todo o coração. Ele demonstrou grande fé em Deus e grande lealdade a Saul, até mesmo quando ele procurou matá-lo. Mas Davi também pecou muito contra Deus, Bate-Seba e Urias, cometendo adultério e assassinato; ele trouxe disciplina a Israel quando seu orgulho o levou a enumerar o povo.

Quando você prega através de 1 e 2 Samuel, fica claro que nenhum ser humano é perfeitamente bom ou completamente mau. Em vez disso, as intenções e ações de cada pessoa são uma mistura de bem e mal. Isso oferece ampla oportunidade para mostrar que Jesus – o único homem perfeito – é o Salvador que Saul precisa, que Davi precisa e que nós precisamos.

3. 1 e 2 Samuel nos ensinam a ter esperança em Deus, e não no governo humano

Dado o nosso clima político atual, talvez não haja mais motivos para pregar através de 1 e 2 Samuel. Qualquer estudante de história sabe que as pessoas sempre caíram na tentação de confiar no governo humano e não em Deus. E na América, pelo menos, ainda não aprendemos nossa lição.

A cada ciclo eleitoral, membros de ambos os principais partidos políticos (junto com membros da mídia) trabalham para convencer os eleitores de que nossos problemas serão resolvidos se elegermos o candidato certo. Mas se elegermos o candidato errado, uma situação apocalíptica se desenrolará e nossos piores medos serão realizados. E nós acreditamos neles. Por qual outro motivo mais as pessoas comemorariam como fazem quando o candidato é eleito ou gritam de frustração quando o candidato não é?

Em 1 Samuel, o povo de Israel está convencido de que todos os seus problemas decorrem do fato de não terem um rei – como todas as outras nações. Como tantas pessoas hoje em dia, eles acreditavam que, se tivessem a pessoa certa no cargo certo, seus problemas desapareceriam.

Por meio de Samuel, Deus os advertiu o que aconteceria se eles designassem um rei para governá-los. Ele abusaria de sua posição de poder, os tributaria pesadamente e os levaria a clamar a Deus por libertação. Mas eles, de qualquer maneira, acabaram nomeando um rei humano, convencidos de que sabiam mais do que Deus.

Até o rei Davi, que era a melhor figura de Jesus Cristo entre todos os reis de Israel, ainda pecava de várias maneiras. Esses livros são muito úteis porque nos ajudam a perceber que nenhum ser humano – exceto Jesus Cristo – jamais resolverá completamente todos os nossos problemas. Por meio de 1 e 2 Samuel, fica claro que Jesus é o rei que precisamos.

Conclusão

A maioria dos pregadores deseja proclamar o pleno conselho de Deus. Isso inclui os livros históricos do Antigo Testamento. Mas pode ser intimidador pregar sobre pessoas e lugares que parecem tão remotos na história, quanto mais na história da salvação.

Se você gostaria de pregar através de 1 e 2 Samuel – e eu espero que você o faça – eu recomendo dois recursos. O primero é, The Message of the Old Testament: Promises Made, de Mark Dever. Este livro apresenta uma maravilhosa visão geral de 1 e 2 Samuel e ajudará você a manter o quadro geral em mente ao pregar semana após semana.

O segundo é o comentário de Peter J. Leithart, A Son to Me: An Exposition of 1 & 2 Samuel. Leithart é um exegeta completo que ajuda os pregadores a entender a estrutura literária dos livros, juntamente com seus tipos e antítipos. Será uma grande ajuda para quando você tentar interpretar e aplicar corretamente as Escrituras para sua igreja semana após semana.

Comentários recomendados em português

Samuel 1 e 2 – Série comentário expositivo – Robert B. & Chisholm Jr.
Comentário Bíblico – Antigo Testamento Volume 2: Josué a Ester – Matthew Henry
Série Introdução e comentário – Samuel 1 e 2 – Joyce G. Baldwin

Goldsworthy examina a Bíblia, a Teologia Bíblica e a Pregação e demonstra como essas três disciplinas se relacionam na preparação de sermões cristocêntricos. Ele então aplica o método bíblico teológico aos vários tipos de literatura que se encontram na Bíblia, extraindo sua contribuição para a pregação expositiva e focada na pessoa e obra de Cristo.

CONFIRA

 

 

Por: Allen Duty. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: 3 Reasons You Should Preach through 1 & 2 Samuel.

Original: 3 razões pelas quais você deve pregar através de 1 & 2 Samuel. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.