Três razões pelas quais você deve pregar através de Eclesiastes

“Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.”

Estas são as palavras iniciais do Pregador de Eclesiastes, um homem sábio que tinha tudo e descobriu que não tinha nada. O restante do livro está repleto de variações brilhantes, implacáveis, assustadoras, chocantes e quase niilistas sobre esse tema.

O Eclesiastes surpreende as pessoas. Em parte, isso se deve ao fato de que diz coisas que você não espera ouvir da Bíblia. Mas eu descobri que as pessoas também estão surpresas com o quão familiar a perspectiva do Pregador soa, como imediatamente ressoa, talvez especialmente para aqueles de nós que vivem e pastoreiam na classe média ocidental moderna.

Pregar sempre significa construir pontes entre o contexto original da Bíblia e o contexto em que estamos falando na atualidade. Mas, em minha experiência, algumas pontes são muito mais fáceis de construir do que outras. Alguns livros exigem pontes suspensas no estilo Golden Gate, elaboradas e cuidadosamente reforçadas, que se estendem por quilômetros. Esses desafios são estimulantes e produtivos à sua maneira. Mas de vez em quando agradeço a chance de simplesmente poder jogar uma prancha de 2 × 4 sobre o leito de um riacho.

Essa é a oportunidade que Eclesiastes oferece a você. É considerado o livro mais contemporâneo da Bíblia, e acho que isso está certo.[i] Não quero subestimar os desafios únicos que este livro apresenta. Nem sempre é fácil de acompanhar e muitas vezes é difícil de interpretar. Mas até agora, não houve uma série de pregações que eu tenha gostado mais. Aqui estão algumas razões do porquê:

1. Eclesiastes descreve vividamente um sintoma muito comum: a insatisfação com a vida

Uma das minhas seções favoritas do livro é a abertura do capítulo 2, onde o Pregador nos dá um catálogo de tudo o que ele tentou em sua busca por prazer e sentido na vida. É uma lista destinada a impressionar você com a singularidade de sua vida. Mas o que é notável para mim é como muitos dos luxos que tornaram sua vida excepcional na época agora são expectativas básicas da vida de classe média.

Muitos de nós poderíamos adicionar à nossa lista uma série de oportunidades que ele não poderia ter imaginado. Temos ar-condicionado. Temos viagens internacionais. Temos acesso a cuidados médicos avançados – não apenas a tratamentos que salvam vidas, mas também a medicamentos que eliminam os desconfortos que as gerações anteriores consideravam naturais. Para se divertir, ele tinha cantores particulares. Mas temos iTunes e streaming online. Temos televisores, tablets e smartphones. Ele nunca foi à Disney World, à Las Vegas ou ao Museu Metropolitano de Artes.

A opulência do estilo de vida do Pregador é familiar à classe média americana à qual pertenço. O mesmo acontece com sua experiência de decepção. Em The Progress Paradox, o comentarista social Gregg Easterbrook descreve as várias formas pelas quais a vida média na América tem melhorado nos últimos cinquenta anos ou mais. A maioria dos americanos desfruta de uma qualidade de vida que seria inimaginável até mesmo para os americanos mais ricos, duzentos anos atrás. Mas em todo esse tempo, mesmo com todo esse progresso, a felicidade não cresceu na mesma proporção. Na verdade, Easterbrook mostra que a depressão clínica “tem crescido em sincronia assustadora com o aumento da prosperidade”, cerca de dez vezes mais do que os casos diagnosticados cinquenta anos atrás.[ii]

Quando o Pregador relembra tudo o que ele fez e tudo que ele experimentou, ele descreve tudo como “vaidade e correr atrás do vento” (2.11). Meu povo sabe o que ele diz.

2. Eclesiastes diagnostica a força oculta por trás de nossos sintomas: o problema da morte

A experiência de futilidade do Pregador se parece muito com a nossa. Mas Eclesiastes oferece uma explicação para a futilidade que quase sumiu de vista. Resumindo, nada faz sentido porque todos morrem. É uma mensagem que vem repetidamente ao longo do livro.

David Gibson descreve a morte, em Eclesiastes, como o alfinete que estourou todas as bolhas que poderíamos usar para nos proteger da verdade.[iii] Pense no trabalho, no dinheiro ou no prazer como balões. Nós os preenchemos com nosso tempo, nossa energia e nossa esperança. Por um tempo, observamos sua expansão. Do lado de fora, eles procuram ganhar massa e você pode até supor que tenha peso. Mas por dentro é apenas vapor. A morte é a agulha que mostra a verdade.

Sem a perspectiva séria de Eclesiastes, nosso povo pode presumir que está insatisfeito porque ainda não chegou ao resultado. Eles vão acreditar que a chave para sua felicidade está em alcançar os objetivos que estabeleceram para si mesmos, quaisquer que sejam. Eles vão medicar seus sintomas dobrando seu trabalho, suas compras, sua busca por prazer ou qualquer outra coisa. Em outras palavras, eles continuarão soprando mais e mais ar no balão. Mas o problema não é o que não alcançamos. Não é que ainda não tenhamos chegado. O problema é para onde estamos indo.

Como Provérbios, Jó e muitos dos Salmos, Eclesiastes pertence à literatura sapiencial da Bíblia. Este gênero explora o que é viver uma boa vida no mundo como ele é. Ele traça o perfil e cultiva um instinto de viver bem, isto é, viver baseado em observações cuidadosas sobre como o mundo funciona. Mas Eclesiastes traz um tom mais escuro à visão das imagens de vida de Provérbios para nós. O Pregador era um homem sábio que havia desfrutado dos benefícios da sabedoria que Provérbios nos ensina a esperar, e muito mais.

Mas agora que ele teve tudo o que queria, ele não está mais se perguntando como tirar o máximo proveito da vida. Ele está se perguntando qual é o ponto, onde está o ganho, se você tem todos os benefícios da sabedoria, mas ainda assim acaba morto? O que significa mesmo viver uma vida boa se toda vida termina no mesmo lugar que um rato, uma barata ou uma mosca doméstica comum? (cf. 3.19-22).

3. Eclesiastes nos prepara para a única cura adequada: um Salvador ressuscitado

Um escritor chamou Eclesiastes de “a profecia messiânica mais impressionante que o Velho Testamento tem a oferecer”.[iv] Eu acredito que ele está completamente certo.

Eclesiastes não é messiânico como Isaías. Não há promessas de libertação por vir, nenhuma expectativa de que alguém um dia interrompa o ciclo monótono da vaidade e traga algo novo. Mas Eclesiastes é messiânico à sua própria maneira: ele define o contexto no qual a ressurreição de Jesus faz sentido. Isso nos prepara para ver por que tudo é vão se Jesus não está vivo. Então, por outro lado, isso nos ajuda a ver como tudo importa se Jesus está vivo.

Sabendo que Paulo era um estudioso rigoroso e bem treinado da Bíblia Hebraica, não é difícil imaginar que ele tem a mensagem de Eclesiastes em mente ao refletir sobre a importância inegociável da ressurreição de Jesus em 1 Coríntios 15: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;” (15.14). Ele está dizendo aos coríntios que, se Jesus não está vivo novamente, sua fé é tão vã quanto tudo o mais. É tão vão quanto o prazer, tão vão quanto o dinheiro, tão vão quanto o trabalho. É apenas mais um balão cheio de vapor, esperando o tempo para estourar.

Podemos achar a conversa de Jesus sobre amar uns aos outros inspiradora ou sentimental. Podemos achá-lo um guru útil para obter uma visão sobre como aproveitar ao máximo o tempo de que dispomos. Podemos admirá-lo como um modelo de homem que manteve suas convicções até o fim. Mas se ele for reduzido a um conjunto de ensinamentos a compreender ou a um exemplo a seguir, nossa fé nele será vã. Ele não será um libertador e seremos deixados para enfrentar a morte por conta própria.

“Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.” (15.20). E, portanto, uma vez que Cristo ressuscitou, “sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (15.58).

Nota sobre os comentários

Existem vários recursos perspicazes, concisos e acessíveis sobre Eclesiastes, com bastante material que você pode aplicar facilmente em seus sermões. Meu favorito é Living Life Backward, de David Gibson (Crossway: IVP, 2018). Além de sua utilidade como comentário, este livro é uma delícia de ler. Eu amo seu estilo, sua divisão, suas figuras de linguagem e sua relevância consistente e simples para aqueles para quem estou pregando.

O livro de Gibson tem muitas das qualidades que você pode ter apreciado nas obras de Derek Kidner, que também tem dois livros úteis sobre o Eclesiastes. Ele escreveu o volume da série Bible Speaks Today (The Message of Ecclesiastes [IVP, 1976]). E em The Wisdom of Proverbs, Job and Ecclesiastes (IVP, 1985) ele condensa muitos de seus insights sobre Eclesiastes, ao mesmo tempo que compara esse livro com o resto da literatura sapiencial.

Eclesiastes: Why Everything Matters (Crossway, 2010), de Phil Ryken, é um dos volumes mais úteis que usei na série Preaching the Word. Além de seus insights sobre o texto e como dividi-lo para sermões úteis, este livro está repleto de referências a boas fontes para leitura de base e aplicação ou ilustração mais ampla.

Finalmente, Sidney Greidanus aplica sua pregação de Cristo a partir da metodologia do Antigo Testamento em Preaching Christ from Ecclesiastes. O fluxo do pensamento capítulo a capítulo é estruturado em torno do processo que ele apresenta em seu livro sobre a pregação, que alguns leitores apreciarão mais do que outros. Mas as percepções do texto e as conexões ponderadas sobre Jesus valeram meu tempo consistentemente.

Comentários recomendados em português

Série Introdução e comentário – Eclesiastes e Cantares – Michael A. Eaton & G. Lloyd Carr
Comentários do Antigo Testamento – Eclesiastes – Walter C. Kaiser Jr.
Comentário Bíblico – Antigo Testamento Volume 3: Jó a Cantares de Salomão – Matthew Henry
Isto É Filtro Solar: Eclesiastes E A Vida Debaixo Do Sol – Emilio Garofalo Neto


[i] See Sidney Greidanus, quoting Lelan Ryken, in Preaching Christ from Ecclesiastes (Grand Rapids: Eerdmans, 2010), 2.

[ii] Gregg Easterbrook, The Progress Paradox: How Life Gets Better While People Feel Worse (New York: Random House, 2003).

[iii] David Gibson, Destiny: Learning to Live by Preparing to Die (Leicester: IVP, 2016), 23.

[iv] H. W. Hertzberg, Der Prediger, cited by Kidner, The Wisdom of Proverbs, Job and Ecclesiastes, 114.

Goldsworthy examina a Bíblia, a Teologia Bíblica e a Pregação e demonstra como essas três disciplinas se relacionam na preparação de sermões cristocêntricos. Ele então aplica o método bíblico teológico aos vários tipos de literatura que se encontram na Bíblia, extraindo sua contribuição para a pregação expositiva e focada na pessoa e obra de Cristo.

CONFIRA

 

 

Por: Matt McCullough. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: 3 Reasons You Should Preach through Ecclesiastes.

Original: Três razões pelas quais você deve pregar através de Eclesiastes. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos o s direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.